Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Sair das Dívidas Fim de ano: como aprovei...

Fim de ano: como aproveitar esse momento para quitar suas dívidas

Décimo terceiro salário, bônus… Veja como utilizar essas gratificações para organizar as finanças e dizer adeus às contas atrasadas.

Fim de ano é sinônimo de festas, décimo terceiro salário, presentes, bônus, amigos secretos, viagem e tudo o mais que simboliza o final de mais um ciclo – e o começo de outro. É também sinônimo de dinheiro saindo da conta (ou do cartão) como se não houvesse amanhã… Mas há.

Primeiro de janeiro chega e, com ele, o anúncio de diversos gastos que a gente sabe que vai ter, mas que insiste em deixar para lá: IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar, matrículas.

São tantos gastos entre dezembro e o início de fevereiro que fica fácil se perder nos pagamentos. A boa notícia é que ainda dá tempo para se planejar e aproveitar as gratificações de Natal para organizar as finanças, quitar as dívidas e começar 2020 com menos preocupações.

Veja, abaixo, 6 passos para planejar suas finanças e dizer adeus às contas atrasadas.

1. Liste todas as receitas

Apesar das diversas despesas de fim de ano, essa época também costuma trazer um respiro para as contas de quem recebe o décimo terceiro salário. Afinal, é uma renda a mais que entra para ajudar com todos os gastos.

Por isso, comece seu planejamento financeiro listando todo dinheiro que vai entrar na conta até o fim do ano: salário, décimo terceiro, bônus, participação nos lucros, renda de serviços extras e outras receitas.

Entenda tudo sobre décimo terceiro salário

Dessa forma, você saberá quanto dinheiro vai estar disponível e poderá planejar a melhor forma de usá-lo.

2. Mapeie despesas fixas e contas atrasadas

Fim de ano deixa um certo clima de magia no ar, mas não há mágica que faça as contas desaparecem. Os boletos vão continuar chegando e o Papai Noel – infelizmente – não vai levar as dívidas embora.

Sendo assim, o próximo passo para organizar as finanças é mapear todas as despesas fixas dos últimos meses do ano e as contas atrasadas. Liste os gastos com a casa, transporte, faculdade, escola, alimentação, academia e o que mais fizer parte de sua vida.

Quanto às dívidas, mapeie os valores, os juros cobrados e o tempo em que a conta está atrasada. Isso vai te ajudar a entender qual priorizar, se necessário.

Veja como negociar dívida do cartão

3. Organize seu orçamento

Agora que você já sabe qual vai ser sua renda neste final de ano e quais despesas e dívidas tem, está na hora de organizar o orçamento.

Coloque os valores no papel, numa planilha ou num bloco de notas do celular para se organizar. Separe entre renda, despesas e dívidas. Depois, some o valor dos gastos e das contas atrasadas e compare com as receitas.

Fazendo assim, é possível visualizar o orçamento de um jeito fácil e entender como estão suas finanças: o dinheiro é suficiente para pagar todas as contas? Se não for, o que priorizar? Se sobrar, para onde vai esse dinheiro?

Responder essas perguntas vai ajudar a ter mais clareza sobre como agir financeiramente no final do ano.

5 séries que ensinam lições valiosas sobre dinheiro (mas que não têm nada a ver com finanças)

4. Quite as dívidas

Já sabe, né: quando se trata de dívidas, tempo é dinheiro. Afinal, os juros vão correndo e o valor total só aumenta com o passar dos dias.

Por isso, priorize quitar as contas atrasadas assim que receber o décimo terceiro salário. Caso não dê para pagar tudo, coloque na frente as com maior valor e as com taxas de juros maiores (geralmente o cheque especial e o crédito rotativo).

Para quem tem uma dívida grande e não vai conseguir pagar tudo, o melhor é negociar o pagamento com o dinheiro que já tem em mãos.

Veja cinco passos que vão te ajudar a quitar as dívidas

5. Guarde dinheiro para as contas do começo do ano

O ano acaba, mas os boletos não: logo nos primeiros meses tem IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar, matrículas e por aí vai.

Se possível, aproveite o décimo terceiro salário e outras bonificações de fim de ano para guardar dinheiro para essas contas. Assim, você não precisará começar o ano preocupado com os gastos que estão por vir.

Veja uma lista dos gastos do começo do ano

6. Aprenda mais sobre finanças pessoais

Organizar as finanças não é sempre fácil, mas esse passo é essencial para termos controle sobre nosso dinheiro. Se você quer aprender mais sobre o assunto, separamos alguns conteúdos que vão te ajudar:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter