Pular navegação

Como aproveitar o fim de ano para equilibrar e organizar as finanças?

Décimo terceiro salário, bônus…Saiba como utilizar esse dinheiro extra para organizar as finanças, sem deixar de aproveitar esse momento com a família.

Pagar dívidas fim de ano: relógio roxo com uma moeda de um real na frente sobre um fundo preto

Com o fim de ano, também chegam as festas, os presentes, amigos secretos, viagem. Este também é um período de dinheiro extra entrando na conta com o décimo terceiro salário, bônus, participação de lucros. Para quem quer organizar as finanças, este pode ser o momento ideal para começar o próximo ano sem dívidas e com o orçamento equilibrado.

É possível se organizar sem esquecer das contas de janeiro e fevereiro, como IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar e matrículas, e também sem deixar de aproveitar o fim de ano com a família.   

Abaixo, saiba 7 passos para planejar suas finanças, pagar dívidas e ainda aproveitar o fim de ano sem preocupações.

1. Liste todas as receitas, os presentes e os passeios de fim de ano

Apesar das diversas despesas de fim de ano, essa época também costuma trazer um respiro para as contas de quem recebe o décimo terceiro salário.

Por isso, comece seu planejamento financeiro listando todo dinheiro que vai entrar na conta até o fim do ano: salário, décimo terceiro, bônus, participação nos lucros, renda de serviços extras e outras receitas.

Entenda tudo sobre décimo terceiro salário

Dessa forma, você saberá quanto dinheiro vai estar disponível e poderá planejar a melhor forma de usá-lo.

Com esse valor anotado, é hora de listar os presentes que precisa comprar no fim de ano. Não esqueça de ninguém: liste todas as pessoas que quer presentear e siga para o próximo passo. Além disso, já coloque no papel os passeios que quer fazer com a família nas férias de verão. A ideia, neste passo, é não se limitar. Apenas liste tudo. 

2. Mapeie despesas fixas e contas atrasadas

Sendo assim, o próximo passo para organizar as finanças no fim de ano é mapear todas as despesas fixas dos últimos meses do ano e as contas atrasadas. Liste os gastos com a casa, transporte, faculdade, escola, alimentação, academia, cartão de crédito e o que mais fizer parte de sua vida.

Quanto às dívidas atrasadas, mapeie os valores, os juros cobrados e o tempo em que a conta está em aberto. Isso vai te ajudar a entender qual priorizar, se necessário.

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

3. Liste as despesas de fim de ano que de fato vai fazer

Lembra da lista de presentes e passeios que você fez no primeiro passo? Este é o momento de voltar para ela e priorizar, de acordo com as receitas, despesas e contas atrasadas mapeadas nos passos anteriores. Ou seja, se depois do mapeamento você identificou que tem muitas dívidas, a ideia agora é entender quais são suas prioridades diante desse cenário. 

Dependendo da sua situação financeira, não é necessário deixar todos os presentes e passeios de lado – é possível equilibrar os desejos de agora com a organização financeira para pagamento de dívidas. Para isso, porém, é preciso que cada pessoa tenha clareza do que é importante nesse momento.  

Em vez de presentear 10 pessoas, por exemplo, pode ser que você conclua que, por causa da sua situação, faz sentido dar três ou 10 lembranças mais baratas. 

4. Organize seu orçamento

Agora que você já sabe qual vai ser sua renda neste final de ano, quais despesas e dívidas tem e os custos que vai ter em dezembro, está na hora de organizar o orçamento.

Coloque os valores no papel, numa planilha ou num bloco de notas do celular para se organizar. Separe entre renda, despesas e dívidas. Depois, some o valor dos gastos e das contas atrasadas e compare com as receitas.

Fazendo assim, é possível visualizar o orçamento de um jeito fácil e entender como estão suas finanças: o dinheiro é suficiente para pagar todas as contas? Se não for, o que priorizar, financiar ou negociar? Se sobrar, para onde vai esse dinheiro? Aqueles 10 presentes cabem nesse orçamento agora?

Responder essas perguntas vai ajudar a ter mais clareza sobre como agir financeiramente no final do ano.

Séries que ensinam lições valiosas sobre dinheiro (mas que não têm nada a ver com finanças)

5. Hora de pagar as dívidas

Já sabe, né: quando se trata de dívidas em atraso, tempo é dinheiro. Afinal, os juros vão correndo e o valor total só aumenta com o passar dos dias.

Por isso, pagar as dívidas assim que receber o décimo terceiro salário. Caso não dê para pagar tudo, coloque na frente as com maior valor e as com taxas de juros maiores (geralmente o cheque especial e o crédito rotativo).

Para quem tem uma dívida grande e não vai conseguir pagar tudo, o melhor é negociar o pagamento com o dinheiro que já tem em mãos.

Conheça cinco passos que vão te ajudar a quitar as dívidas

6. Guarde dinheiro para as contas do começo do ano

O ano acaba, mas os boletos não: logo nos primeiros meses tem IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar, matrículas e por aí vai.

Se possível, aproveite o décimo terceiro salário e outras bonificações de fim de ano para guardar dinheiro para essas contas. Assim, você não precisará começar o ano preocupado com os gastos que estão por vir.

Conheça a lista de despesas do começo de ano

7. Aprenda mais sobre como organizar as finanças

Organizar as finanças não é sempre fácil, mas esse passo é essencial para termos controle sobre nosso dinheiro. Se você quer aprender mais sobre o assunto, separamos alguns conteúdos que vão te ajudar:

Leia também 

Como desacelerar? Conheça estratégias e ideias para ter uma vida mais equilibrada

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas? 

Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.