Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Pagamento pelo WhatsApp:...

Pagamento pelo WhatsApp: tudo o que você precisa saber

O que é esse recurso? Como funciona? Entenda como enviar e receber dinheiro pelo app de mensagens e tire suas dúvidas.

Se você está entre os milhões de brasileiros que usam o WhatsApp, já está acostumado com mensagens de bom dia, figurinhas engraçadas, áudios gigantes e fotos nostálgicas. Agora, outra novidade pode se tornar comum em suas conversas: receber e fazer pagamento pelo WhatsApp.

É isso mesmo: no dia 4 de maio, o WhatsApp lançou um serviço que permite aos usuários transferir dinheiro com a mesma facilidade com que conversam com amigos, enviam fotos e compartilham arquivos.

O Nubank é uma das primeiras instituições do Brasil a oferecer esse serviço para seus clientes. Saiba mais.

Se você quer entender o que é esse novo serviço e como ele funciona, confira tudo o que você precisa saber abaixo. Você também pode navegar pelo menu e pular direto para a seção que tem dúvida.

Pagamento pelo WhatsApp: o que é esse serviço?

Pagamento pelo WhatsApp é um novo serviço que permite transferir dinheiro dentro do aplicativo de conversas. Da mesma forma que as pessoas já estão acostumadas a conversar com amigos, enviar fotos e compartilhar arquivos, elas também podem fazer transferências e pagamentos. 

Lançado no dia 4 de maio, esse serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana – tudo de forma simples, segura e sem taxas.

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira prática e segura de enviar e receber dinheiro nos aplicativos do Facebook, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

Para ter acesso a esse serviço, os usuários precisam baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do celular.

Mas, atenção: o serviço de pagamentos está sendo liberado aos poucos para os usuários. Caso você ainda não tenha acesso, uma forma de fazer isso é ser “convidado” por um amigo que tenha – basta ele fazer um pagamento para você ou enviar um pedido de dinheiro pelo WhatsApp que a opção de cadastro aparecerá instantaneamente se você estiver com o app atualizado.

Como funciona um pagamento pelo WhatsApp?

Fazer um pagamento no WhatsApp funciona como enviar uma foto ou compartilhar um arquivo com um contato – ou seja, é rápido e simples. Quem já tiver o serviço disponibilizado em seu aplicativo pode encontrá-lo na área de compartilhamento de arquivos – veja um passo a passo abaixo. 

Vale dizer que, por enquanto, apenas algumas instituições financeiras no Brasil funcionam para pagamentos no WhatsApp – como o Nubank. Ou seja: é necessário ser cliente de alguma delas para usar o novo serviço.

Para isso, é essencial baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do celular, configurar o Facebook Pay e ter um cartão de débito cadastrado – tanto para fazer quanto receber pagamentos. Veja como cadastrar o cartão.

Feito isso, você estará pronto para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem pagar nada por isso.

Os pagamentos pelo Whatsapp funcionam para WhatsApp Business?

Por enquanto, a função de pagamentos no WhatsApp está disponível apenas para transferências de dinheiro entre contas pessoais. Ou seja: usuários da versão Business do aplicativo do WhatsApp ainda não podem aceitar pagamentos de seus clientes por serviços ou bens.

O que é Facebook Pay?

Facebook Pay é um método seguro e integrado para fazer pagamentos nos aplicativos do Facebook, como WhatsApp e o próprio Facebook. 

Ao fazer o cadastro e inserir as informações do cartão ou da conta, é possível usar o Facebook Pay para comprar, enviar e receber dinheiro dentro dos aplicativos. Veja como configurar a conta abaixo.

Toda transação feita pelo Facebook Pay é protegida por diversas camadas de segurança, como um PIN ou a biometria do celular, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

No Brasil, o Facebook Pay está disponível para o Facebook e para o WhatsApp.

Como configurar o Facebook Pay e adicionar uma forma de pagamento?

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares no WhatsApp, você precisa configurar o Facebook Pay e cadastrar o seu cartão. 

  1. No seu aplicativo do WhatsApp, vá em “Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar”;
  2. Toque em “Continuar” para aceitar os Termos e as políticas de privacidade atrelados ao uso do serviço de pagamentos no WhatsApp;
  3. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay;
  4. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em “Avançar”;
  5. Agora, você irá configurar suas opções de segurança:
    1. Caso seu sistema operacional seja Android: para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em “Usar impressão digital”. Caso contrário, toque em “Pular” para inserir seu PIN manualmente;
    2. Caso seu sistema operacional seja iOS: para usar o Touch ID ou o Face ID e não precisar digitar seu PIN manualmente, toque em “Usar o Face ID” ou “Usar o Touch ID”. Caso contrário, toque em “Agora não” para inserir seu PIN manualmente;
  6. Insira seu nome, sobrenome e CPF e toque em “Avançar”;
  7. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV;
  8. Toque em “Salvar”;
  9. Após adicionar os dados do seu cartão, você pode verificá-lo. 

Veja o passo a passo completo no vídeo a seguir: 

Como transferir dinheiro pelo WhatsApp?

Para transferir dinheiro pelo WhatsApp para amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay no aplicativo do WhatsApp e verificar seu cartão com a função débito (de alguma instituição que oferece essa função, como o Nubank). 

Feito isso, enviar dinheiro a amigos e familiares pelo WhatsApp é simples:

  1. Abra a conversa com a pessoa para quem você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em “Anexar” (no ícone “+” ou no clipe de papel, dependendo de seu sistema operacional) e, depois, em “Pagamento”;
  2. Insira o valor que você deseja enviar e, se quiser, um recado descrevendo o pagamento – esse recado é opcional;
  3. Se seu Facebook Pay já estiver configurado e verificado, toque em “Pagar”. Se ele não estiver configurado, é necessário adicionar e verificar uma forma de pagamento – veja como acima;
  4. Use sua impressão digital ou Face ID (no caso de dispositivos iOS) para confirmar seu PIN ou toque em “Usar o PIN do Facebook Pay” e insira seu PIN do Facebook Pay.
  5. Pronto! O dinheiro foi enviado.

Depois, para ver os detalhes da transação, basta tocar na mensagem ou acessar o app de sua instituição. 

Como solicitar dinheiro pelo WhatsApp?

Se você quer solicitar um pagamento no WhatsApp para aquele seu amigo ou familiar que está te devendo o valor da pizza, o processo também é simples:

  1. No WhatsApp, selecione a opção “Pagamento”;
  2. Clique em “Solicitar”;
  3. Insira o valor desejado e envie o pedido para o contato. 

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

Caso você já tenha configurado o seu cartão com função débito no WhatsApp, o pagamento será recebido rapidamente na conta vinculada ao cartão. 

Caso você ainda não tenha feito o cadastro do seu cartão e receba dinheiro de um amigo ou familiar, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique em “Aceitar pagamento”;
  2. Selecione “Começar” para configurar o Facebook Pay;
  3. Após configurar seu cartão com função débito, você poderá receber o dinheiro.

Mas, atenção: é necessário aceitar o pagamento dentro de dois dias. Caso passe o prazo, o valor retornará ao remetente.

É seguro fazer um pagamento pelo WhatsApp?

Todas as transações realizadas pelo WhatsApp são protegidas pelas seguintes medidas:

  • Tecnologia de monitoramento antifraude para detectar atividades e compras não autorizadas;
  • Possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria do celular para garantir mais segurança ao enviar dinheiro ou fazer pagamentos;
  • Para cadastrar um cartão com a função débito no WhatsApp, são necessários os dados corretos do cartão de débito e um processo de verificação do método de pagamento.

Como ter acesso ao recurso de pagamentos no WhatsApp?

O WhatsApp está liberando aos poucos o serviço de pagamentos para seus usuários. Para ter acesso a ele, é necessário sempre manter o aplicativo atualizado.

Outra forma de acessar o serviço de pagamentos no WhatsApp é ser “convidado” por amigos. Se um amigo seu, cliente de uma instituição financeira que oferece esse serviço – como o Nubank –, já estiver com acesso a ele e te enviar um pagamento ou um pedido de dinheiro, a opção de fazer seu cadastro aparecerá no WhatsApp caso seu app esteja atualizado.

O contrário também é válido: quando o serviço for liberado para você, caso os seus amigos ainda não o tenham, basta fazer um pagamento ou enviar um pedido de dinheiro que a opção de fazer o cadastro aparecerá instantaneamente para eles.

É possível fazer pagamentos no WhatsApp em conversas em grupo?

Você poderá iniciar pagamentos em uma conversa de grupo, mas com uma pessoa por vez. Por exemplo: em uma conversa com mais três pessoas, você terá que realizar o passo a passo do pagamento três vezes para enviar dinheiro ou um pedido de dinheiro para cada uma delas. 

Fique atento: em uma conversa em grupo, todos os participantes conseguirão ver o pagamento e o valor da transação. Para que isso não aconteça, você precisa iniciar o processo em uma conversa individual.

Existe um limite de transações no WhatsApp?

Sim, existe um limite diário e mensal de valor que você pode enviar e receber de seus amigos e familiares no WhatsApp. Você pode enviar até R$1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou um total de R$5.000 por mês.

Ao atingir o limite, você não poderá enviar nem receber pagamentos até a virada do dia ou do mês, dependendo de qual limite ultrapassar.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

2.8

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post