Pular navegação

Online: o que você pode fazer sem sair de casa

Nesse período - por conta do coronavírus - seu celular e computador podem ser bons aliados na hora de efetuar compras e realizar transações financeiras sem ir às ruas.

Online: Homem vestindo jaqueta roxa sentado com os pés sobre a mesa e trabalhando em um notebook
Online: Homem vestindo jaqueta roxa sentado com os pés sobre a mesa e trabalhando em um notebook

Como tentativa de conter o novo coronavírus - Covid-19 - no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a população - principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas (como diabete e asma) - permaneça em casa e evite aglomerações. Além disso, a partir do dia 23 de março de 2020, shoppings e outros estabelecimentos comerciais vão permanecer fechados em muitas cidades. Supermercados, farmácias e bancos devem ficar abertos.

"Mas se eu não posso sair, como vou fazer minhas compras? Como realizo meus pagamentos?" Calma! Muitas atividades podem ser resolvidas de forma simples pela internet. Se você tem acesso a um celular ou computador, veja o que é possível fazer online.

Cartão virtual

O cartão virtual é uma forma mais segura de fazer compras online - e é oferecido por diversas instituições financeiras. 

Aqui no Nubank, pelo aplicativo instalado no celular, o cliente pode criar o  cartão virtual.

Ele funciona como um segundo cartão de crédito e tem número, data de validade e código de segurança (CVV) diferentes do cartão físico, mas está conectado ao mesmo limite e fatura do roxinho. Você pode cadastrá-lo em sites, apps e serviços digitais.

Cartão em tons de roxo conectado a um balão roxo.

Para ativar o seu primeiro cartão virtual é fácil:

  1. Na tela inicial do app do Nubank, selecione o atalho “Cartão Virtual” (localizado na parte inferior, como mostra a imagem abaixo);
  2. Digite sua senha de 4 dígitos (a mesma usada na maquininha de cartão);
  3. Pronto! Seu cartão virtual será gerado e as informações aparecerão na tela, como número do cartão, nome do titular, data de vencimento e código de segurança (CVV).

Lembrando que o cartão virtual está disponível somente para clientes que possuem a função crédito.

Algumas instituições financeiras também oferecem a opção de cartão virtual. Verifique com a sua.

Veja aqui tudo sobre o cartão virtual!

Pagar boletos sem sair de casa

O processo de pagar um boleto online - sem a necessidade de ir até uma agência, lotérica ou postos de atendimento - é muito fácil. Para efetuar o pagamento de uma conta de água, luz, aluguel e etc pela internet, seja pelo celular ou computador, você precisa:

  1. Acessar o site ou app da sua instituição financeira (como o banco ou operadora do cartão de crédito);
  2. Inserir o número da sua conta e agência. Fazer login na sua conta e procurar a opção de “pagamentos”;
  3. Procurar a opção de pagamento “com código de barras” ou informar o número do seu boleto;
  4. Inserir todos os dados do código de barras ou posicionar o seu  celular para escaneá-lo;
  5. Confirmar o pagamento e conferir se ele realmente foi realizado.
Banco Digital: Uma moeda conectada a um aparelho celular com tela roxa.

Fique atento ao comprovante e tenha certeza de que você está realizando um pagamento e não um agendamento

Leia mais:

Pagamento e agendamento: qual a diferença

Como gerar um boleto na Conta do Nubank

Internet banking

Hoje, a maioria das instituições financeiras, como bancos, fintechs e operadoras de cartão,  permite que o cliente realize diversas operações e tenha acesso a vários serviços sem sair de casa - pelo internet banking ou app disponibilizados.

O internet banking nada mais é do que ter acesso a uma área pessoal dentro do site da sua instituição ou banco. Para utilizá-lo é preciso ter uma senha (que você pode conseguir pelo app, site ou telefone).

Com seu login e senha, basta entrar no site, digitar as informações e começar a usar os serviços digitais (pagamentos, agendamentos, transferências e etc).

Importante: é sempre bom checar se a página que você está acessando é mesmo a da sua instituição financeira. Confira o nome do site e endereço na barra de navegação e veja se o aplicativo é bem recomendado antes de baixá-lo.

Senha do cartão Nubank: como funciona

Cartão Nubank: como criar uma senha segura

Recarga de celular

Está sem créditos no seu aparelho e costuma recarregá-lo em farmácias ou em outros lugares?

É possível fazer a recarga pelo telefone ou internet para a maioria das operadoras. 

Celular roubado: garota vestindo moletom cinza e roxo segura um celular na altura do peito.

Cliente Nubank também consegue efetuar a recarga pelo app usando o saldo disponível na Conta do Nubank ou o limite do cartão de crédito.

A opção fica disponível nos atalhos, na parte de baixo da sua tela. Entenda melhor como funciona:

Recarga de Celular: lançamos uma nova função da Conta do Nubank

Recarga de celular com cartão de crédito Nubank

Apagar compras com o seu programa de benefícios

Os pontos acumulados no seu programa de benefícios, podem te ajudar a ter um fôlego nas contas durante esse período. Se você tem pontos, pode utilizá-los para apagar compras realizadas em streaming de música, aplicativos de alimentação e transporte e outros estabelecimentos.

Com o Nubank Rewards, os pontos não expiram. E, ao apagar uma compra, o valor volta para a sua fatura como crédito. Quer saber mais detalhes sobre o programa e quem são os parceiros?

Leia: Nubank Rewards – pontos que não expiram

Contas digitais

Talvez você já tenha sido apresentado à elas. Mas, caso não: as contas digitais são contas bancárias que podem ser abertas ou fechadas totalmente pela internet, sem a necessidade do cliente se deslocar até uma agência. Na maioria das vezes, elas oferecem todos ou grande parte dos serviços que as contas tradicionais possuem, incluindo acesso a crédito, transferências, pagamento de contas, depósitos e outros dos serviços financeiros mais comuns.

Assim como na conta tradicional, ao abrir uma conta digital, você ainda terá um número de agência e de conta, permitindo que qualquer pessoa faça transferências para o seu nome.

O procedimento de abertura, claro, depende da instituição escolhida — porém, o primeiro passo é comum a todos: fazer o download do aplicativo para smartphone.

Depois disso, em geral, é necessário seguir os passos, que podem incluir:

  • Envio de cópia dos documentos solicitados;
  • Envio de selfie segurando o documento;
  • Preenchimento dos dados solicitados;
  • Envio de uma assinatura digital.
Contas digitais: duas mãos em preto e branco segurando um círculo roxo

Conta do Nubank

A Conta do Nubank é totalmente digital. Com ela você pode fazer quantos TEDs quiser. E o mais importante: sem pagar nada por isso.

O dinheiro que está na Conta rende automaticamente todos os dias úteis a uma taxa maior do que a poupança – e todo o valor fica livre para ser usado sempre que você quiser.  

Nosso aplicativo dá ao usuário todo o controle: fazer transferências, pagamentos e  até enviar um lembrete de cobrança para um amigo. Tudo isso na hora que quiser. Sem nem precisar sair de casa.

Caso você tenha o cartão de crédito roxinho, também poderá pagar a fatura por meio da sua Conta do Nubank e, assim, ter o limite liberado imediatamente.

Vale dizer que a Conta do Nubank está disponível para todos e não requer análise de crédito.

Principalmente nesse momento, é importante lembrar que nosso atendimento está disponível normalmente 24 horas, 7 dias por semana. Você pode chamar a gente no chat, mandar um e-mail para meajuda@nubank.com.br ou ligar pra gente no 0800 608 6236.

Como entrar em contato com o atendimento Nubank?

Ah, lembrando que é muito importante seguir as orientações da OMS, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel, permanecer em casa e evitar aglomerações. Manter o seu aparelho celular higienizado também é essencial.

Veja como higienizar o seu celular

Compras sem sair de casa

Além de bancos e instituições financeiras, apps de hospitais, farmácias, supermercados, alimentação, entre outros segmentos, estão disponíveis na loja de aplicativos do seu celular - muitos deles, gratuitamente.

Caso você realmente precise, vale checar quais serviços essenciais continuam fazendo entregas de forma segura. 

Se as coisas estão acontecendo rápido e você já se perdeu nas notícias, respira fundo e leia as publicações aqui do blog e entenda o momento atual.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.