Pular navegação

O que é Machine Learning e o que isso tem a ver com o Nubank

Entenda como funciona esse ramo da Inteligência Artificial e como ele está ajudando o Nu a ter um negócio cada dia mais eficiente.

Machine learning: foto de um homem trabalhando. Ele veste preto, usa fones de ouvido e está digitando no teclado. Mais ao fundo, outros dois homens também estão trabalhando em seus computadores.

Sabe quando você pesquisa alguma coisa no Google e os primeiros resultados são de sites que você costuma acessar? Ou quando abre uma playlist no app de streaming de música e parece que ela foi feita exatamente para você? Isso não é magia, é tecnologia – mais especificamente, Machine Learning (ou aprendizado de máquina, em português).

Os exemplos acima mostram que essa tecnologia está em nosso dia a dia, mas também pode ser aplicada em situações mais sérias – como no diagnóstico preciso de doenças graves. Além disso, Machine Learning também pode ajudar empresas do mercado financeiro, como o Nubank, a serem mais eficientes.

O que é Machine Learning?

Basicamente, Machine Learning (ou aprendizado de máquina) é uma tecnologia capaz de, a partir de uma grande quantidade de dados, analisá-los, aprender com eles e oferecer previsões para a tomada de decisões de forma autônoma – ou seja, sem precisar da interferência de uma pessoa.

É bastante fácil entender com o exemplo dos serviços de streaming de música. Todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo escutam milhões de músicas nesses apps, criando uma gigantesca base de dados. Utilizando Machine Learning, então, essas informações são analisadas e é possível aprender padrões de comportamento de acordo com o estilo musical de cada pessoa.

O resultado são playlists criadas de forma personalizada para grupos com gosto parecido – e, ainda, sugestões de novos artistas que pessoas daquele perfil podem gostar.

Faça o teste: escolha uma playlist criada pelo seu serviço de streaming (como Festa de Sexta, por exemplo) e compare a sua com a de um amigo com estilo musical diferente. Apesar de ser uma playlist aparentemente genérica, as músicas serão diferentes de acordo com cada pessoa.

Machine Learning e Inteligência Artificial: são a mesma coisa?

Não! Na verdade, Machine Learning é um subcampo de atuação da Inteligência Artificial.

Tudo começou em 1956, na Conferência de Inteligência Artificial na Darthmouth College, em New Hampshire, nos Estados Unidos, quando pesquisadores discutiram as possíveis aplicações dessa tecnologia. Na época, o sonho era construir uma máquina que simulasse a inteligência humana – algo como os robôs dos filmes de ficção científica, que agem e pensam como pessoas.

Da evolução desses estudos surgiu o Machine Learning, uma forma de treinar sistemas para aprender com os dados e se tornar cada vez mais inteligente. E, do Machine Learning, nasceu um novo campo de atuação: o Deep Learning.

De forma resumida, o Deep Learning é um tecnologia que explora modelos que foram inspirados no cérebro humano, conhecidos como redes neurais artificiais. Com elas, é possível executar tarefas mais sofisticadas (muitas vezes melhores do que humanos), como reconhecimento facial, diagnósticos clínicos e condução autônoma de veículos.

O que Machine Learning tem a ver com o Nubank?

O Nubank surgiu com o propósito de usar tecnologia e design para revolucionar o sistema financeiro e devolver às pessoas o controle de seu dinheiro. Isso significa que, desde o início, sempre tivemos a preocupação de tornar nossos processos, produtos e serviços mais inteligentes e eficientes – o que tem tudo a ver com Machine Learning.

A forma onde essa relação fica mais evidente é na aprovação ou não de um cliente para o cartão de crédito e, ainda, na definição do limite. O nosso algoritmo de análise de crédito é constantemente alimentado com novas informações para nos ajudar a tomar decisões cada vez melhores, possibilitando a aprovação de cada vez mais pessoas.

Aqui explicamos mais como funciona a análise de crédito

Nosso time de ciência de dados é responsável por olhar para o dia a dia do Nubank e identificar oportunidades de melhoria com o uso do Machine Learning – desde a descoberta de fraudes até fluxos mais eficientes de atendimento ao cliente.

Essa é uma área tão importante para a gente que, em 2015, criamos um meetup de Machine Learning para compartilhar conhecimentos e aprender com a comunidade. Ele é realizado pelo menos uma vez por mês e, hoje, é o maior meetup do tipo da América Latina.

https://youtu.be/yVL8fwNA6XU

Para participar do meetup de Machine Learning, acompanhe a página oficial do evento. Você também pode assistar às apresentações passadas em nosso canal Nubank On The Stage.

Quer fazer parte do nosso time?

https://youtu.be/umq9kCJFavw

Se você tem interesse em trabalhar com Machine Learning no Nubank, estamos contratando. Acesse nossa página de vagas e veja nossas posições abertas.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.