A Selic, ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias ela vira notícia em todo o Brasil – seja por ter aumentado, diminuído ou se mantido estável após a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Em março de 2022, por exemplo, ela ficou definida em 11,75% ao ano.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.
A Selic influencia todas as demais taxas, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até retorno de aplicações financeiras.
Mas o que significa Selic?
Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente.
Além do Banco Central, apenas instituições financeiras têm autorização para negociar títulos nesse ambiente. Ou seja, pessoas comuns não têm acesso.
Como funciona a Taxa Selic?
Apesar da principal forma de arrecadação do governo ser por meio de impostos, outra forma é com empréstimos – como títulos do Tesouro Nacional.
Esses títulos são certificados de dívida emitidos e vendidos pelo próprio governo através do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic, lembra?). Quem compra um título ganha o direito de, em determinada data, receber o valor de volta com acréscimo de juros.
A maioria desses títulos do Tesouro é comprada por grandes instituições financeiras – que, por lei, são obrigadas a depositar uma parcela dos depósitos recebidos em um dia na conta do Banco Central. Essa é uma forma de controlar a quantidade de dinheiro em circulação e evitar o aumento da inflação.
Qual é a Taxa Selic hoje?
A taxa Selic, hoje, está em 11,75% ao ano. Ela foi definida em 16 de março de 2022 pelo Copom, que decidiu subir a taxa de 10,75% para 11,75%.
Como a Taxa Selic é calculada?
O Copom se baseia nos indicadores financeiros do país para calcular a taxa Selic – que pode se manter estável, aumentar ou diminuir.
Essas mudanças acontecem justamente porque a economia não é estável – e por isso ela precisa ser adequada para que haja equilíbrio e que o dinheiro continue circulando.
Por que a Taxa Selic é importante?
O objetivo da taxa é o controle da inflação. Ou seja:
- Seu aumento visa desacelerar a economia e impedir que a inflação fique muito alta;
- Sua diminuição tem o objetivo de estimular o consumo, aquecer a economia e aumentar a inflação quando ela está abaixo da meta.
Como a Selic afeta o seu dinheiro?
Os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros. Basicamente:
Se a Taxa Selic diminui:
- O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a baixar as taxas de juros;
- A inflação tende a subir.
Se a Taxa Selic aumenta:
- Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como consequência do controle da inflação;
- Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
Por exemplo, em março de 2022 a Taxa Selic subiu de 10,75% para 11,75%, afetando todas as aplicações financeiras dos brasileiros – inclusive o rendimento da conta do Nubank.
Quais investimentos são afetados pela Selic?
Tesouro Selic
O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Quando a Selic diminui, a rentabilidade do título também fica menor e vice-versa.
Caderneta de poupança
- Se a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
- Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.
Ou seja, com a Selic acima de 8,5% (como agora) significa que a rentabilidade fica fixa em 6,17% ao ano.
Veja aqui quanto rende a poupança agora.
Investimentos de Renda Fixa
Mudanças na Selic impactam o CDI (uma taxa muito próxima à Selic) – ou seja, quando a Selic diminui, o CDI fica mais baixo também.
CDBs, LCIs, LCAs, LCs são os fundos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}