Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Auxílio Emergencial O novo auxílio foi apro...

O novo auxílio foi aprovado? O que está acontecendo?

Não. A PEC aprovada no Senado é uma etapa importante, mas não significa que o auxílio voltou. Entenda o que falta.

8 de março de 2021- Em março de 2021, o Senado brasileiro aprovou em dois turnos uma PEC para possibilitar a extensão do auxílio emergencial – com pagamentos ainda este mês. Mas o que isso significa? O auxílio está aprovado para 2021?

Em resumo: não. O auxílio ainda está sendo negociado. A aprovação no Senado é uma etapa importante – mas ainda não existe uma definição de valores, beneficiários e nem prazo.

O que é a PEC aprovada no Senado?

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) é uma etapa para garantir recursos para a criação de uma nova rodada de pagamentos do auxílio em 2021.

A PEC não cria e nem define as regras do auxílio – apenas viabiliza que será possível destinar recursos dentro do orçamento do governo.

Depois de aprovada, ela abre caminho para um Projeto de Lei ou Medida Provisória que defina quem recebe o auxílio emergencial em 2021, como o pagamento será feito, quantas parcelas serão pagas, etc…

No dia 8 de março, o Ministro da Economia deu uma declaração de que o valor do novo auxílio seria entre R$165 e R$375. Mas estes valores não foram confirmados oficialmente por nenhuma medida legal.

Como está o processo do auxílio emergencial 2021

  1. Aprovação da PEC no Senado que possibilita destinar orçamento: feita.
  2. Próximo passo: seguir pra Câmara dos Deputados, que precisa aprovar a PEC em dois turnos. Se houver mudanças significativas, o texto tem que voltar pro Senado.
  3. Depois da PEC aprovada, é preciso definir as novas condições do auxílio com uma Medida Provisória ou Projeto de Lei. No momento em que for publicada no Diário Oficial da União, já passa a valer e o Congresso tem 120 dias pra aprovar (prorrogáveis por mais 60 dias).
  4. Transferência dos recursos: o pagamento em si seguindo o cronograma. Não há data definida.

Ou seja: o que está sendo definido neste exato momento é a possibilidade de liberar recursos para um novo auxílio emergencial. Apenas após essa aprovação ele poderá ser proposto.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.83

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post