Pular navegação

O Auxílio Brasil terá décimo terceiro salário?

Com a chegada do fim do ano e a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, há dúvidas se os beneficiários do programa irão receber o décimo terceiro. Confira o que se sabe até o momento.

O fim do ano é um período muito esperado por quem recebe o décimo terceiro salário e conta com esse pagamento para aliviar os gastos de casa, quitar dívidas ou simplesmente juntar um dinheiro extra. Além de ser um direito garantido a quem trabalha com carteira assinada, o décimo terceiro também é pago para beneficiários do INSS, e, pontualmente, para pessoas inscritas em programas sociais. Então como fica para quem recebe o Auxílio Brasil?

Em 2019, por uma Medida Provisória (MP), os beneficiários do Bolsa Família receberam o pagamento de uma parcela extra do programa no mês de dezembro, chamada de "13º do Bolsa Família". No ano passado, no entanto, o benefício não foi estendido. 

Em 2021, com a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, também não há previsão de pagamento dobrado no final do ano. 

A seguir, confira mais detalhes sobre o Auxílio Brasil e o calendário de pagamentos para 2021.

O que se sabe sobre o décimo terceiro para beneficiários do Auxílio Brasil?

Por enquanto, não há previsão para o pagamento de uma parcela extra do Auxílio Brasil. O calendário do programa continua sem alterações, ou seja, com o depósito de uma parcela a cada mês de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.

Excepcionalmente em Pernambuco, os beneficiários do Auxílio Brasil vão receber o 13º pago pelo governo estadual. O cronograma ainda não foi divulgado, mas os pagamentos devem começar em fevereiro de 2022, de acordo com o governo do estado.  

Vale lembrar que, neste caso, o benefício está vinculado a uma iniciativa pontual do estado de Pernambuco. Portanto, para quem mora nas demais regiões, não haverá pagamento do 13º do benefício federal.

Quando o Auxílio Brasil vai ser pago?

A primeira parcela do Auxílio Brasil começou a ser paga em novembro. O programa de transferência de renda substitui o Bolsa Família, e, assim como seu antecessor, tem um calendário de pagamentos de acordo com o dígito final do NIS de cada beneficiário. Veja a seguir:

Calendário de novembro do Auxílio Brasil

Final do NISDia do pagamento
117/11
218/11
319/11
422/11
523/11
624/11
725/11
826/11
919/11
030/11

Calendário de dezembro do Auxílio Brasil

Final do NISDia do pagamento
110/12
213/12
314/12
415/12
516/12
617/12
720/12
821/12
922/12
023/12

Leia também:

Auxílio Brasil começa a ser pago. O que você precisa saber?

Auxílio Brasil: o que se sabe até agora sobre o “novo Bolsa Família”?

Auxílio Brasil em novembro: veja as datas de pagamento

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.