Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início O Nubank NuSócios: preciso declar...

NuSócios: preciso declarar meu pedacinho do Nubank no Imposto de Renda?

Quem aceitar o BDR (pedacinho) do Nubank oferecido sem custo pelo programa NuSócios não precisa declará-lo em 2022. Entenda como vai funcionar.



Este conteúdo é um material publicitário. O Nubank nasceu com o objetivo de ajudar as pessoas a tomarem o controle do seu dinheiro. E é com essa missão em mente que lançamos o programa NuSócios, um convite aos nossos clientes para se tornarem donos de um pedacinho do Nu, sem nenhum custo.

Em linhas gerais, o NuSócios é um programa que vai oferecer (sem custo nenhum) um pedacinho do Nubank a milhões de nossos clientes. Este pedacinho é um BDR (sigla para Brazilian Depositary Receipts), um certificado que estimamos que vai representar 1/6  de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, empresa líder do grupo Nubank. Essa fração vai ser confirmada ao final do IPO.

Se aceitar seu pedacinho, você poderá decidir o que fazer com eles após 12 meses – seja vendê-lo no mercado ou continuar dono dele. Este certificado pode ser negociado na Bolsa de Valores brasileira (B3) após 1 ano da emissão inicial.

O pedacinho não precisará ser declarado no Imposto de Renda de 2022 (referente ao ano de 2021). No ano seguinte, como outros investimentos, pode ser necessário declarar – mas pode ficar tranquilo que, quando esse momento chegar, ajudaremos com o passo a passo de como fazer a sua declaração corretamente.

Entenda a seguir como funciona o NuSócios, como aderir e por que não é necessário declarar o pedacinho no IR 2022.

NuSócios e Imposto de Renda: como vai funcionar?

Quem aceitar o pedacinho oferecido pelo Nubank não precisará declará-lo no Imposto de Renda de 2022 (aquele que é referente ao ano de 2021).

O BDR que estamos oferecendo pelo programa NuSócios só poderá ser negociado 12 meses após nossa entrada na Bolsa. Apenas neste momento você deverá escolher o que quer fazer com ele – ficar com seu pedacinho ou receber o valor da venda do BDR a mercado, descontados os eventuais tributos e a taxa da B3. Essas regras estão descritas nos termos e condições do NuSócios, que você encontra no aplicativo.

Ou seja: no IR 2022 não será necessário declarar o pedacinho. Mais para frente, essa declaração poderá ter que ser feita, dependendo do que você escolher fazer com seu BDR.

Mas pode ficar tranquilo que quando esse momento chegar, ajudaremos com o passo a passo de como fazer a sua declaração corretamente.

Novamente, é importante lembrar que isso vale para o pedacinho  que estamos disponibilizando a partir do NuSócios. Quem decidir investir no Nubank (ou seja, comprar BDRs na B3) deverá, sim, declarar esse investimento no Imposto de Renda de 2022. Quando este momento chegar, também enviaremos instruções de como proceder.

Caso você deseje investir no Nubank, recomendamos fortemente que leia nosso prospecto, em especial a seção fatores de risco, um documento que descreve todas as regras da oferta pública. É essencial lembrar que ações e BDRs são considerados investimentos de risco.

Saiba como aceitar seu pedacinho do Nubank

O que é o NuSócios?

Em novembro de 2021, o Nubank anunciou o seu IPO, o processo de entrada na Bolsa de Valores. Na prática, isso significa que será possível investir em ações (na NYSE, a Bolsa de Nova York) ou em BDRs (na B3, a Bolsa brasileira) da Nu Holdings, a empresa líder do Nubank.

Quem investir, seja nas ações ou nos BDRs, vai efetivamente se tornar sócio do Nu, ou seu acionista.

Só que sabemos que a Bolsa de Valores ainda é um ambiente muito restrito: menos de 3% da população brasileira investe neste mercado, que tem riscos elevados e pouca informação acessível.

Foi assim que nasceu o NuSócios, um programa que vai oferecer milhões de BDRs sem custo nenhum para os nossos clientes.

Mais do que gesto de agradecimento a nossos clientes, o NuSócios é também uma chance para milhões de brasileiros de terem seu primeiro investimento na Bolsa de Valores. Queremos estimular uma nova onda de investidores que comecem aos poucos a entrar nesse universo e entender os riscos sem precisar desembolsar nada por isso.

A partir do dia 9 de novembro de 2021, milhões de clientes verão no app do Nubank a opção de aceitar um pedacinho do Nubank, sem custo nenhum. Esse pedacinho vai virar um BDR, um certificado que permite que você negocie um percentual da ação do Nubank na Bolsa de Valores brasileira (B3) após 1 ano.

Estimamos que cada pedacinho vai representar 1/6  de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, empresa líder do grupo Nubank. Essa fraçãovai ser confirmado ao final do IPO.

Durante os primeiros 12 meses a partir da nossa entrada na Bolsa, vamos cuidar do seu pedacinho enquanto você pode se familiarizar com o mundo dos investimentos para tomar as melhores decisões sobre o que fazer com ele no futuro.

Queremos que o máximo possível de pessoas possam aceitar seu pedacinho e, para isso, existe um número limite deles e alguns critérios para ser elegível. Veja aqui as regras do programa.

Importante: apenas os BDRs disponibilizados pelo Nubank sem nenhum custo (os pedacinhos do programa NuSócios) têm esse prazo de negociação de 1 ano. Se você decidir comprar BDRs do Nubank, eles não possuem esse prazo.

Saiba mais sobre o NuSócios na nossa página especial

Avisos legais importantes

Nós precisamos te dar algumas informações sempre que falamos da Oferta Pública Inicial do Nubank.

Recomendamos que você leia o prospecto e o formulário de referência, especialmente  a seção fatores de risco antes de investir. O prospecto é um documento jurídico que explica todas as condições da oferta. 

O Nu Invest Corretora de Valores S.A, inscrito no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“Nu invest”), é o coordenador líder da oferta pública inicial de BDRs do Nubank.

O Nu Invest informa que os recursos de clientes são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente pelo Nu Invest para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. 

O BDR é considerado investimento de renda variável e, portanto, está exposto a diversos riscos, inclusive o risco de oscilações do mercado. O investimento em BDRs está condicionado a: (i) atualização cadastral; e (ii) adequação do produto ao perfil do Investidor; ou (iii) declaração expressa do cliente de que está ciente da inadequação de seu perfil ao produto e dos riscos do investimento.

Central do Investidor: caso não tenha encontrado respostas para sua dúvida através da nossa FAQ, você pode conversar com um de nossos especialistas, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, através de telefone (11) 3841-4515.

Ouvidoria: se você não se satisfez com a solução do nosso time de atendimento, ligue para 0800 887 0463 em dias úteis, das 9h às 18h, horário de São Paulo.

3.64

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post