Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O que é o número do ba...

O que é o número do banco? Para que serve?

Toda a instituição financeira possui um código, importante no momento de se fazer transferências. Saiba mais sobre ele.

Quem já fez uma transferência bancária já deve ter percebido que o nome de cada instituição é acompanhada de um número de três dígitos, o número do banco. Mas para quê ele serve?

O que é o número do banco?

O número de cada banco é uma forma de identificação usada em pagamentos ou transferências.

Ele funciona para que todas essas transações possam ser feitas através de um mesmo sistema chamado de Compe, sigla para Sistema de Compensação de Cheques e outros papéis. É papel deste sistema processar, todos os dias, a compensação de cheques e outros documentos entre os diversos bancos. 

Na prática, quando você faz um pagamento via cheque ou transferência entre contas bancárias, elas passam pelo processamento do Compe para garantir que o dinheiro irá para o banco de destino corretamente. 

Ou seja: o código Compe tem como papel identificar cada banco e fazer o processamento do pagamento para a instituição correta. 

No caso de uma instituição que possui nome semelhante ao de outra, por exemplo, poderia acontecer de o pagamento ser processado para a instituição errada. Com o número do banco, o Compe, isso não acontece – por mais que o nome seja parecido, cada instituição terá um número específico. 

Esqueci o número do banco. E agora?

Não se preocupe: não é necessário saber o número de cada banco para conseguir fazer uma transferência. Normalmente, ao buscar pelo nome, na maioria dos aplicativos de instituições financeiras, o código é encontrado.

ISPB

Além do Compe, existe outro “tipo” de número de banco: o ISPB, sigla para Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiros. Diferente do Compe, este número do banco é composto por oito dígitos.

Ele é pouco usado, mas existe pois nem todas as instituições possuem o cadastro no Compe e nem este código – neste caso, ao realizar um pagamento, é necessário informar o número do ISPB. O site do Banco Central lista o número ISPB de todas as instituições financeiras do Brasil.

Compe ou ISPB?

No geral, as instituições financeiras possuem cadastro tanto no Compe quanto no ISPB; por isso, o número do banco que é usado mais comumente é o Compe, de três dígitos.

Qual o número do Nubank para transferências? É o banco 260?

Sim! Nosso número ou código Compe é 260. Simples assim.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.