Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

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NuConta: virei cliente, e agora?

Um passo a passo de boas-vindas para você encontrar tudo o que precisa dentro do nosso app

A NuConta, conta digital do Nubank, foi criada para devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro e para descomplicar sua vida financeira. Se você acaba de se juntar a nós nessa revolução, como cliente da NuConta, seja bem-vindo!

Agora que você abriu sua NuConta, está na hora de começar a usá-la e aproveitar todos os serviços e vantagens que ela oferece – rendimento automático maior que o da poupança, transferências gratuitas e ilimitadas, portabilidade de salário e pagamento de boletos, entre muitos outros. Tudo isso sem tarifas de manutenção.

Preparamos um guia simples de como começar a usar sua NuConta através do nosso aplicativo. Ele traz todos os detalhes que você precisa saber sobre nossa conta digital e aplicativo.

No vídeo a seguir, também trazemos as informações mais importantes sobre a NuConta:

Informações da minha NuConta

Agora que você abriu sua NuConta, é importante saber quais são os dados da sua conta e as demais informações da sua conta digital do Nubank. Assim que você abre sua NuConta, te enviamos um e-mail com essas informações – mas fique tranquilo: elas também estão visíveis no app Nubank.

Na tela inicial do app, clicando onde seu nome que aparece ao lado do logo do Nubank, você encontra o QRCode de sua NuConta e informações como o número da conta, da agência (não temos agências físicas!) e o código do Nubank, que outros bancos pedem para fazer transferências.

É também lá que você encontra as opções de configurar sua NuConta, seu cartão Nubank, perfil e até o app. 

Depositando na NuConta

O primeiro passo para começar a usar a sua NuConta é fazer um depósito nela – ou seja, colocar dinheiro nela e ter um saldo disponível para uso. Com ele, você poderá transferir para seus amigos, pagar a fatura do seu cartão de crédito Nubank, pagar boletos, fazer compras com o cartão com a função débito e ainda ver seu dinheiro render a uma taxa maior que a da poupança.

Existem duas maneiras de depositar na NuConta:

  • Gerando, através do nosso aplicativo, um boleto com o valor que quer depositar – o valor mínimo do boleto é de R$ 20; esse boleto pode ser pago através do aplicativo de outro banco, pelo internet banking ou em lotéricas – como qualquer outro boleto.
  • Ou fazendo uma transferência – TED ou DOC – de uma conta de outro banco;

Vale ressaltar dois detalhes: no caso de depósito por boletos, o pagamento pode demorar até três dias úteis para ser reconhecido e, portanto, para cair na sua NuConta; e, ao fazer uma transferência de outro banco para uma NuConta, o dinheiro cai instantaneamente, porém procure saber se você será cobrado pelo seu outro banco – muitas instituições financeiras cobram por transferências para contas em diferentes bancos.

Assim que esse dinheiro cai na NuConta, ele já começa a render, automaticamente, todos os dias úteis a uma taxa maior que a da poupança.

Rendimento: como acompanhar?

Na NuConta, seu dinheiro rende 100% do CDI. E, no nosso aplicativo, é fácil acompanhar os rendimentos brutos e líquidos (antes e depois dos descontos obrigatórios, respectivamente) ao longo do tempo.

Na tela de sua NuConta, em que você vê o quanto tem de saldo disponível, basta tocar no pequeno retângulo verde que aparece no topo da tela – ele indica o quanto seu dinheiro rendeu no mês atual, em reais, e o quanto rende percentualmente ao ano e quais foram os descontos devido aos impostos pagos. Também é possível acompanhar o quanto ele rendeu mês a mês no gráfico mensal da tela.

Veja no GIF abaixo:

Lembrando que somente dois impostos obrigatórios são cobrados somente sobre os  rendimentos de sua NuConta: o IOF e Imposto de Renda. O IOF é cobrado somente quando existe retirada de dinheiro da NuConta – em transferências, pagamento de fatura e pagamento de boleto, por exemplo – em até 30 dias da data do depósito. 

O IR, por sua vez, é cobrado logo que seu dinheiro começa a ter rendimentos – o saldo líquido de sua NuConta que aparece no app Nubank já teve o desconto do Imposto de Renda.

Os dois são cobrados, de fato, apenas quando o dinheiro é retirado da NuConta. O saldo líquido da sua NuConta já considera os descontos.

Ainda tem dúvidas sobre como são cobrados o IR e IOF na NuConta? Nós explicamos melhor aqui.

Guardar Dinheiro na NuConta

Na NuConta, é possível guardar parte – ou todo – do saldo disponível que você possui nela com a função Guardar Dinheiro. A ideia é permitir exatamente que nossos usuários consigam guardar dinheiro para qualquer que seja o seu objetivo: viajar, comprar um carro ou somente ter uma reserva financeira para emergências.

É simples: basta, no app Nubank, abrir o painel da sua NuConta, ir na opção Guardar Dinheiro e indicar o quanto de seu saldo disponível você quer que fique separado e bloqueado para uso. Pronto!

Esse dinheiro também rende diariamente 100% do CDI e pode ser resgatado para o saldo disponível da NuConta quando o usuário desejar. Essa movimentação (de saldo disponível para Guardar Dinheiro, e vice versa) não tem nenhum custo para o cliente, nem mesmo cobrança de IOF ou Imposto de Renda.

Veja no GIF a seguir como movimentar dinheiro para a função Guardar Dinheiro:

Portabilidade de salário para a NuConta

Se você tem uma conta salário em outro banco, mas deseja receber esse pagamento diretamente em sua NuConta, é possível solicitar a portabilidade de salário. Não existe segredo: basta ter em mãos o nome e CNPJ da empresa para a qual você trabalha – você pode encontrar essas informações no seu holerite – e o nome do banco em que você atualmente possui a conta-salário, para solicitar a portabilidade. 

O pedido deve ser feito no app Nubank:

  1. Dentro do painel NuConta, toque em Depositar e, em seguida, na opção Receber Salário;
  2. Digite o CNPJ da empresa para a qual trabalha – aperte Continuar;
  3. Insira o nome do banco onde você recebe seu salário atualmente; 
  4. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank – e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, mandamos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.

Com a portabilidade concluída, seu próximo salário será depositado diretamente na NuConta, no dia em que o pagamento é realizado. Damos mais detalhes sobre a portabilidade aqui

Abaixo, veja como solicitar a portabilidade em nosso app:

Usando o saldo disponível 

Você pode usar o saldo de sua NuConta para:

  • Fazer e agendar transferências gratuitas e ilimitadas para outras NuContas e contas em outros bancos;
  • Pagar e agendar pagamento de boletos;
  • Pagar a fatura do seu roxinho – e liberar seu limite instantaneamente;
  • E fazer compras em lojas físicas usando cartão Nubank com função débito, se você já tiver pedido o seu. Falaremos sobre ele mais abaixo.

Tudo isso através do app Nubank. No painel da NuConta, na opção Pagar, você escolhe entre pagar um boleto ou a fatura do seu cartão de crédito Nubank; e, na opção Transferir, pode fazer TEDs para qualquer pessoa.

Acompanhando meus gastos

Toda a movimentação de dinheiro na sua NuConta pode ser acompanhada no próprio aplicativo do Nubank, na tela de NuConta. Isso vale para transferências, depósitos, movimentações para a função Guardar Dinheiro, compras no cartão com a função débito, etc. 

Se você precisar de algum comprovante de transação, basta tocar na transação e, na tela que aparecer, tocar em ‘Ver comprovante’.

Vou ter um cartão com a função débito?

Os clientes da NuConta que desejarem, poderão pedir o cartão com a função débito ou ativá-la em seu cartão de crédito Nubank no nosso aplicativo. É importante ressaltar: nenhum cliente receberá automaticamente um cartão com a função débito; todos os que estiverem interessados na função débito poderão de pedi-la no nosso app.

Portanto, os novos clientes da NuConta poderão fazer o pedido através do nosso aplicativo. Basta ir em ‘Configurações’, clicar em ‘Pedir função débito’ e pronto! Seu cartão já estará habilitado para ambas as funções.

Se você possui a versão antiga do cartão Nubank ou não é cliente do cartão de crédito Nubank, basta solicitar o novo cartão com a função débito ativada, seguindo o mesmo passo-a-passo – nós emitiremos seu cartão já com a função habilitada.

Vou ter um cartão de crédito Nubank?

Abrir uma NuConta não significa que você terá um cartão de crédito Nubank. 

O Cartão de Crédito Nubank e a NuConta são hoje dois produtos diferentes e, por enquanto, ter um não garante acesso ao outro. De qualquer maneira, ter uma NuConta nos ajuda a conhecer melhor o cliente e ter mais informações sobre seu perfil de crédito. E isso pode nos ajudar, no futuro, a ajustar os critérios de aprovação!

Cobrando amigos 

Dividiu a conta da pizzaria e seus amigos ainda não te pagaram? A NuConta ajuda: a função Cobrar permite que os usuários enviem um lembrete de cobrança a seus amigos – que tenham ou não a NuConta.

Basta entrar na sua NuConta, clicar em Cobrar e digitar o valor. Pronto. Você verá uma página com um código QR e a opção de enviar um link com seus dados para transferência. 

Se seu amigo que receber o link for usuário da NuConta e clicar nele pelo celular, o app Nubank abrirá direto na página de transferências com todas as informações da sua NuConta já preenchidas. Ela só precisa digitar a senha e o dinheiro é enviado na mesma hora. 

Se seu amigo não possuir uma NuConta, o link o redirecionará para uma página com todos os dados de sua conta e o valor que ele te deve. Assim, fica mais  simples fazer o pagamento.

No GIF a seguir, mostramos como enviar um lembrete de cobrança:

Integração da lista de contatos com a NuConta

A NuConta. Ao fazer alguma transferência entre NuContas, você não precisará do CPF ou dados da conta de seus amigos – seus contatos serão importados para o app Nubank e bastará selecionar o nome de seu contato.

Aqui explicamos melhor como ativar a integração da lista de contatos e todos os detalhes que você precisa saber.