Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos A NuConta tem FGC?

A NuConta tem FGC?

Clientes podem escolher entre aplicar o dinheiro da NuConta em RDB ou títulos públicos. Isso garante a cobertura do FGC?

A NuConta, conta digital do Nubank, surgiu para simplificar a vida financeira das pessoas. Totalmente digital e sem tarifas de manutenção, ela faz o dinheiro render todos os dias a uma taxa maior que a da poupança. Mas fica a questão: a NuConta tem FGC?

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que protege os investidores que colocam seu dinheiro em instituições financeiras associadas a ele. Ou seja: protege o patrimônio dos investidores do patrimônio das instituições.

Em outras palavras, o FGC é um fundo que garante aos clientes a devolução de valores depositados caso a instituição financeira tenha algum problema, quase como um “seguro”. O FGC cobre depósitos de até R$250 mil por CPF e por instituição financeira.

Mas, afinal: a NuConta tem a cobertura do FGC? 

A resposta é sim, mas somente para os depósitos feitos em RDB.

Como assim?

Até junho de 2019, a NuConta não tinha cobertura FGC porque o dinheiro depositado era aplicado em títulos públicos. Ou seja: todo o dinheiro depositado na NuConta era aplicado em títulos do governo e oferecia um rendimento de 100% do CDI

Com o lançamento da opção de investimento em RDB, em junho, a NuConta passou a contar com a cobertura do FGC – pois os RDBs estão no leque de cobertura do fundo. Aqui mostramos todos os investimentos que contam com essa proteção.

Isso significa que os clientes da NuConta que optam por fazer os depósitos em RDB, e não em títulos públicos, têm a cobertura do FGC. 

Os que optam pelos depósitos em títulos públicos, não. Mas, se você é um deles, fique tranquilo: você não corre nenhum risco.

A NuConta é uma conta de meios de pagamentos, e, por isso, todo dinheiro aplicado em títulos públicos fica separado do patrimônio do Nubank – isso significa que, se algo acontecer com o Nubank, você não perde seu dinheiro.

RDB na NuConta

O RDB na NuConta é opcional – ou seja, ainda é possível manter seu dinheiro aplicado em títulos públicos, se desejar. 

Com exceção da proteção do FGC, nada muda com o RDB na NuConta:

  • O rendimento continua sendo de 100% do CDI, taxa maior que a da poupança.
  • Todo dinheiro colocado na NuConta continua com liquidez diária, o que significa que você pode resgatá-lo quando quiser – e sem perder os rendimentos.
  • Somente dois impostos continuam sendo cobrados: o IOF e o Imposto de Renda. Explicamos aqui como eles incidem sobre o dinheiro.

Como ativar o RDB na NuConta

Ativar a opção de depósitos em RDB é simples. 

No app Nubank, você pode optar por aplicar seus futuros depósitos na NuConta em RDB. Basta, no nosso aplicativo, acessar a opção “Configurar NuConta” e depois “Opções de depósito”.

Uma nova tela explicando como funciona o RDB aparecerá, e basta tocar em “Quero ativar” – pronto! Veja o passo a passo no GIF abaixo:

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Felipe
    30 de julho de 2019, 22h08
    Eu acabei de ativar essa função e diz que meus novos depósitos estarão dentro do FGC. E o dinheiro que já tenho guardado na NuConta, entra nessa proteção? Att, Felipe
    • Fala Nubank
      23 de agosto de 2019, 18h05
      Olá, Felipe! Aqui neste post respondemos esta e outras dúvidas comuns sobre a NuConta. Abraços!