Pular navegação

Conta do Nubank ou poupança: qual o melhor lugar para guardar seu dinheiro?

Rendimento, liberdade para resgate… São vários os pontos que devem ser levados em consideração ao escolher. Nós te ajudamos.

Em um ambiente externo durante o dia e com algumas árvores ao fundo, um homem branco de costas abraça uma mulher branca de cabelos cacheados sorrindo de olhos fechados enquanto segura em uma de suas mãos um celular.

Sete em cada 10 brasileiros investem na poupança, segundo um estudo da CNDL em parceria com a CVM. Em março de 2019, havia mais de R$ 790 bilhões depositados em cadernetas de poupança no país. Mas… Esse é mesmo um bom investimento?  

A resposta curta é: não.

A poupança é muito usada como forma de separar o dinheiro que se guarda todo mês do dinheiro gasto no dia-a-dia. Essa estratégia faz sentido: separar o dinheiro é a melhor forma de não misturar o que pode e o que não pode ser gasto. Além disso, deixá-lo na conta-corrente não é recomendado - afinal, nela, o dinheiro fica parado e não rende nada.

Na grande maioria das vezes, entretanto, a poupança não é a melhor opção de lugar para investir o dinheiro economizado todo mês: existem outros tipos de investimento e de contas tão seguros quanto e que rendem mais.

Uma das alternativas é a conta do Nubank, a conta digital gratuita do Nubank. Ela rende mais que a poupança - diariamente, a 100% do CDI para valores que permanecerem mais de 30 dias guardados.

https://www.youtube.com/watch?v=KcqwI_cwA_g

Guardar dinheiro na conta do Nubank

Se você usa a conta do Nubank como a sua principal conta, não se preocupe: você ainda pode separar o dinheiro que deseja guardar.

Desde maio de 2019, temos a função Guardar dinheiro, que permite que nossos clientes façam exatamente isso: separar a quantia que querem guardar do valor usado para transações do dia a dia – como Pix, TEDs, pagamentos e saques.

Todo o valor "separado" também rende mais do que a poupança. A única diferença é que na poupança ele não ficará disponível para uso imediato.

O dinheiro separado, no entanto, pode ser resgatado a qualquer momento depois do trigésimo dia de depósito: basta acessar o app e passar o valor para o saldo disponível. Simples, sem custos ou burocracias.

Vale ressaltar: se você precisar resgatar o valor antes do trigésimo dia também pode, mas sem os rendimentos. E o valor que aparece no painel da conta, no nosso aplicativo, é apenas o do saldo disponível – e não inclui o dinheiro guardado. Na tela principal da conta o cliente pode visualizar ambos saldos, separados. Assim, tem visibilidade daquilo que realmente pode gastar.

Na imagem a seguir, você confere como funciona o fluxo para guardar seu dinheiro na conta do Nubank.

Guardar automaticamente

A função da conta do Nubank, chamada Guardar Automaticamente, é uma evolução da ferramenta Guardar Dinheiro. Com ela, os clientes da conta podem determinar um valor para guardar todos os meses e um dia específico para isso, de forma automática. 

Em outras palavras, o cliente da conta do Nubank define quanto e quando deseja guardar de seu saldo disponível na conta e nosso aplicativo faz a transferência dos recursos entre o saldo e a função Guardar Dinheiro.

Se você deseja ou precisa mudar a data ou quantia de dinheiro guardado, é só entrar nas configurações e mudar o que for necessário. E vale lembrar: todo o dinheiro guardado por mais de 30 dias com essa função rende 100% do CDI e tem liquidez diária.

Aqui nós contamos tudo sobre como ela funciona.

Tem ainda as Caixinhas do Nubank para separar suas metas e torná-las realidade

Você pode usar as Caixinhas do Nubank para criar e personalizar suas metas financeiras direto no app do Nu, seja para guardar dinheiro para uma viagem, criar uma reserva de emergência ou para aquela reforma que sempre sonhou. 

Elas contam com possibilidades de investimentos pré-sugeridas de acordo com seus objetivos e perfil, com opções que incluem RDBs rendendo 100% do CDI  (Certificado de Depósito Interbancário) e um fundo com potencial de superar o CDI ao longo do tempo. 

https://www.youtube.com/watch?v=v1Wp7c1gRTQ

Dá para acompanhar os resultados de um jeito simples e transparente. Você pode, inclusive, criar uma meta financeira para a sua Caixinha e acompanhar o andamento dela por meio de uma barra de progresso.

Clique aqui para saber tudo sobre as Caixinhas do Nubank

Afinal: conta do Nubank ou poupança?

Além de ter um rendimento maior que o da poupança, na função Guardar Dinheiro da conta do Nubank - e também no saldo disponível – o cliente tem a liberdade,  depois de 30 dias parado, de resgatar os valores e seus rendimentos a qualquer momento.

Na poupança, isso só pode ser feito a cada 30 dias, o chamado aniversário da poupança. Um exemplo: se você depositou algum valor na poupança no dia 5 de janeiro, poderá resgatá-lo com seus rendimentos somente no dia 5 de fevereiro, exatos 30 dias depois. A mesma coisa em março, abril, maio… Antes disso, você pode solicitar o resgate, mas perde os rendimentos do período.

Na conta do Nubank, depois do trigésimo dia de depósito o rendimento passa a ser diário, ou seja, a cada dia que passa rende mais um pouquinho e você pode resgatar seu dinheiro quando quiser sem perder esses rendimentos.

Comparamos, abaixo, a conta do Nubank com a poupança:

Conta do NubankPoupança
Rendimento100% do CDIMenos de 95% do CDI
LiquidezDiáriaDiária
LiberdadeTotal: depois de 30 dias o dinheiro pode ser retirado a qualquer momento sem perder rendimentosRendimentos só podem ser retirados a cada 30 dias, no aniversário da poupança
Taxas de manutençãoZeroAlgumas taxas podem ser cobradas, dependendo da instituição

Além disso, aqui no Nubank, quando o cliente da conta faz o resgate do saldo não disponível, ele pode transacioná-los sem nenhum custo via Pix ou TEDs ilimitadas, fazer pagamento de boletos e cobrar amigos são alguns dos recursos que a ela oferece.

Ou seja: a conta do Nubank é completa. Com ela, é possível economizar e transacionar quando quiser.

A função Guardar Dinheiro é gratuita?

Sim. A conta do Nubank não possui taxas de manutenção ou tarifas escondidas.

Existe apenas um imposto obrigatório cobrado sobre o rendimento da conta – ou seja, sobre o quanto o seu dinheiro rendeu, e não sobre o valor inicial depositado: o Imposto de Renda.

O IR é cobrado se houver ou não transferências, automaticamente, sobre os rendimentos de seu dinheiro e tem alíquota progressiva.

Movimentar o dinheiro entre o saldo disponível e a função Guardar não acarreta na cobrança de impostos.

Aqui explicamos como esses impostos são cobrados na conta do Nubank.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.