Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

NuConta agora oferece investimento em RDB e proteção FGC

Nova opção de investimento na conta digital do Nubank vem acompanhada da proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

A NuConta surgiu para simplificar o dia a dia das pessoas: ela é uma conta digital, sem tarifas de manutenção, na qual o dinheiro rende todos os dias a uma taxa maior do que a poupança.

Hoje, mais de 4 milhões de pessoas já usam a conta do Nubank – e foi pensando em oferecer cada vez mais opções a esses clientes que, nos últimos meses, trabalhamos para incluir um novo tipo de investimento na NuConta: o RDB.

A partir de hoje, novos depósitos na NuConta poderão ser feitos em aplicações em Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank – um tipo de investimento seguro, em renda fixa.

Se você optou por essa última modalidade de depósitos, seus depósitos são feitos em RDB com garantia do FGC. Entretanto, quando essa opção não estiver disponível, eles serão feitos em RDB vinculado a títulos públicos – e continuam rendendo 100% do CDI e oferecendo liquidez diária. 

Os depósitos feitos nessa opção não contam com a garantia do FGC, mas não se preocupe: todo o dinheiro depositado é garantido por títulos do governo federal e fica separado do caixa do Nubank. Ou seja, seu dinheiro continua seguro. 

Calma… O que exatamente isso quer dizer?

Essa é uma novidade que envolve muitas siglas – por isso, vamos dar um pouco mais de contexto.

Desde que a NuConta foi lançada, muitos clientes perguntavam sobre a proteção do FGC – o Fundo Garantidor de Crédito. Na prática, esse é um fundo que garante aos clientes a devolução de valores depositados caso a instituição financeira tenha algum problema. O FGC cobre depósitos de até R$250 mil.

Até hoje, a NuConta não tinha cobertura FGC porque o dinheiro depositado era aplicado em títulos públicos. Ou seja: todo o dinheiro depositado na NuConta era aplicado em títulos do governo e oferecia um rendimento de 100% do CDI.

Agora, além disso, vamos oferecer a possibilidade de que os novos depósitos feitos na NuConta sejam em aplicações em Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank – um investimento de renda fixa de baixo risco e que possui a proteção do FGC.  

Ou seja: a partir de hoje, os clientes terão a opção de escolher colocar o dinheiro na conta de pagamentos ou em RDB.

Na prática, o que mudou?

De forma simplificada, a NuConta agora oferece mais uma opção para os seus clientes:

  • Antes, todo dinheiro depositado na NuConta era aplicado em títulos públicos- uma modalidade de investimento que não requer proteção do FGC. O rendimento é de 100% do CDI e há cobrança de Imposto de Renda e IOF sobre os rendimentos de forma regressiva. O dinheiro também fica livre para que o cliente o movimente quando quiser.
  • Agora, os clientes podem escolher colocar novos depósitos na antiga modalidade ou na nova modalidade em RDB – um investimento de renda fixo de baixo risco e que possui a proteção do FGC. O RDB também rende 100% do CDI e a cobrança de Imposto de Renda e IOF ocorre da mesma forma: sobre os rendimentos, de forma regressiva. O dinheiro continua livre: você pode movimentá-lo à vontade.
  • Hoje, o rendimento das duas opções é igual.

O que acontece com o dinheiro já depositado na NuConta?

Os valores já depositados na NuConta continuam aplicados em títulos públicos. Nós recomendamos que apenas novos depósitos sejam colocados em RDB para evitar cobrança de impostos.

O Imposto de Renda e o IOF são cobrados quando há movimentação dos rendimentos. Passar o depósito de uma modalidade para a outra implicaria na cobrança dos impostos. Quanto mais tempo seu dinheiro estiver parado, menor a cobrança.

Como hoje tanto o modelo tradicional como o RDB oferecem o mesmo rendimento (100% do CDI), não vale a pena mudar o dinheiro já colocado.

Lembrando que essa novidade é optativa e não fazemos nada sem o consentimento dos nossos clientes: você precisa aceitar que seus novos depósitos sejam em aplicações em RDB.  Além disso, a qualquer momento, você pode revisitar a decisão e optar por desativar as aplicações em RDB.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é título público, RDB e exatamente como tudo isso vai funcionar na NuConta? Confira nossa página especial, completa, com todas as principais dúvidas sobre essa novidade.

Como ativar o RDB na NuConta?

No app Nubank, você pode optar por aplicar seus futuros depósitos na NuConta em RDB. Basta, no nosso aplicativo, acessar a opção “Configurar NuConta” e depois “Opções de depósito”.

Uma nova tela explicando como funciona o RDB aparecerá, e basta tocar em “Quero ativar”. Veja o passo a passo no GIF abaixo: