Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Cartão de Crédito Nubank sem surpresas em ...

Nubank sem surpresas em compras internacionais

É considerado o valor do dólar do dia em que a compra foi realizada.

Transparência é um dos pilares de valor do Nubank. A gente usa a tecnologia para criar produtos fáceis de usar e simples de entender. Pensando nisso, em outubro de 2018, anunciamos o fim da variação cambial do dólar para compras internacionais.

Na época, quando efetuavam qualquer compra fora do Brasil (em sites, aplicativos, ou durante viagens), clientes do cartão Nubank tinham o dólar travado no dia do processamento da compra – e não no dia do pagamento da fatura.

Agora é diferente: o Nubank passa a travar o valor do dólar no dia do gasto.

Assim que realiza a transação, o cliente vê no próprio aplicativo do Nubank uma projeção do valor final da compra em Reais. A cotação do dólar também fica disponível no site do Nubank. Veja aqui.

Vamos explicar melhor.

Como era antes de 2018 até agora

Antes, o cliente via no aplicativo do Nubank uma projeção do valor final da compra em Reais – pois os estabelecimentos têm, em geral, até 7 dias úteis para processar a compra.

A partir do momento em que a compra era processada, a gente “travava” o dólar e considerava a cotação do dia útil anterior.

Em outras palavras: se o dólar variasse entre o processamento da compra e o pagamento da fatura, nada acontecia.

Resumindo: em outubro de 2018, o Nubank decidiu proativamente adotar essa medida porque muitos clientes ficavam inseguros ao fazer compras internacionais por não conseguirem prever quanto o dólar mudaria ao longo do mês – por esse motivo, trabalhamos muito para criar uma solução que desse mais transparência e poder na hora de tomar as melhores decisões.

Vale dizer que o Nubank foi a primeira fintech a oferecer essa vantagem, e, a partir de março de 2020, todos os emissores de cartões de crédito serão obrigados a usar a taxa de câmbio do dia da compra.

Este texto foi publicado em outubro de 2018, quando o Nubank adotou essa medida, e atualizado em fevereiro e março de 2020.

Variação cambial: o que é

A variação cambial nada mais é do que a mudança de valor de uma moeda.

Ela sempre afetou muito a vida de quem tem qualquer tipo gasto no exterior com cartão de crédito – seja em um site, por exemplo, ou presencialmente, já que o dólar é a base de conversão de todas as moedas internacionais para compras no cartão.

O problema estava justamente aí: se entre o dia da compra e o dia do pagamento da fatura o dólar subiu, o cliente pagava mais caro do que o preço que havia calculado.

Clientes do Nubank não precisam se preocupar!

Como é no Nubank:

  • Cliente Nubank não tem surpresas no fim do mês com possíveis alterações do preço do dólar;
  • Desde outubro de 2018, consideramos o dólar do dia útil anterior ao processamento da compra – e não o do dia do pagamento da fatura; E desde março de 2020, o Nubank considera o dólar do dia do gasto.
  • Isso significa mais transparência em compras internacionais.

Como o Cartão Nubank calcula o valor de compras internacionais?

Existem 3 informações diferentes que usamos para calcular o valor final das compras fora do Brasil. Desde março de 2020, elas são as seguintes:

  1. Dólar: o Nubank usa a taxa PTAX Venda, do Banco Central, referente ao dia da compra.
  2. Taxa de conversão de câmbio – Spread: um valor aplicado sobre a cotação do dólar para cobrir custos adicionais que temos com essas transações. Ele é de 4%.
  3. IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras é aplicado sobre o valor da compra já em Reais – seu valor é de 6.38%.

Na sua fatura, o spread é somado ao valor final, já o IOF pode ser visualizado separadamente.

Quero ser cliente

4.17

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post