Pular navegação

Como o Nubank consegue oferecer um RDB de liquidez diária?

Normalmente, os RDBs garantem liquidez somente no vencimento do título - mas, no Nubank, ele tem liquidez diária. Veja como.

Homem branco sorrindo olhando para frente enquanto segura com a mão esquerda um celular, em um ambiente externo a luz do dia com nuvens no céu e uma árvore a sua esquerda e outra árvore a sua direita.

Aqui no Nubank lançamos nossos produtos sempre pensando no que é melhor para os clientes.

Com o RDB, opção de aplicação financeira da conta do Nubank, não foi diferente: ele oferece um rendimento de 100% do CDI para os valores que ficarem depositados por mais de 30 dias, proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) de até R$ 250 mil por CPF e, diferentemente dos demais RDBs disponíveis no mercado, liquidez diária.

Ou seja: com o RDB da conta do Nubank, o cliente consegue sacar o dinheiro quando quiser. 

Mas, calma: o que é um RDB?

O RDB é um título de renda fixa que funciona de maneira semelhante aos CDBs: você empresta seu dinheiro para a instituição financeira que emite o título - no caso, o Nubank - e o recebe de volta com juros, que, no caso, são os rendimentos do RDB.

Ele também é um investimento seguro, que conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas que tradicionalmente não oferece boa liquidez. Diferente dos CDBs, o valor investido costuma ser resgatado no vencimento do RDB

Isso significa que não é possível usar o dinheiro investido até o momento de vencimento. Apesar de ser uma prática comum do mercado, não é necessariamente uma regra: o emissor do RDB pode oferecer liquidez e resgate antes do vencimento.

Como o Nubank consegue oferecer um RDB de liquidez diária?

Sabemos que acesso fácil ao dinheiro depositado na conta do Nubank é uma característica importante para nossos clientes. Por isso, na hora de lançar o nosso RDB, garantimos um modelo de caixa que permita essa vantagem aos nossos clientes. 

Em outras palavras, mesmo essa não sendo a prática do mercado, o Nubank consegue garantir a liquidez diária do RDB.

Como funciona o RDB do Nubank?

Na conta do Nubank, os clientes podem escolher entre depositar direto na conta e receber, automaticamente, o mesmo rendimento de Títulos Públicos ou em RDB. No app Nubank, você pode optar por aplicar seus futuros depósitos na conta do Nubank em RDB. Basta, no nosso aplicativo, acessar a opção “Configurar conta” e depois “Opções de depósito”.

Na prática, pouca coisa muda, mas nós sabemos que, para muitos clientes, a proteção do FGC é um reforço de que seu dinheiro está seguro com a gente. Para eles, passar a oferecer proteção do FGC é uma vantagem.

Mas vale reforçar que manter o dinheiro direto na Conta do Nubank também é considerado uma opção muito segura, pois o dinheiro é aplicado em títulos públicos em nome do cliente, separados do patrimônio do Nubank, ou seja, não podemos movimentá-los.

Na prática, portanto, depositar o dinheiro em RDB continua garantindo as principais vantagens de sempre da conta do Nubank

  • Rendimento superior à poupança: Todo dinheiro que fica por mais de 30 dias na conta do Nubank rende mais do que a poupança, a 100% do CDI. Isso significa que, assim que chegar o 31º dia, seu dinheiro recebe automaticamente o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais e, a partir daí, passa a render todos os dias úteis;
  • Livre movimentação: Todo dinheiro colocado na conta do Nubank tem liquidez diária, o que significa que você pode usá-lo quando quiser;
  • Impostos não mudam: Os valores dos impostos (Imposto de Renda - IR,e Imposto sobre Operações Financeiras - IOF) cobrados sobre os rendimentos continuam iguais.

Ainda não conhece a conta do Nubank? Saiba mais sobre ela e todas as suas funções aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.