Pular navegação

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta para guardar dinheiro

Com as Caixinhas do Nubank, nossos clientes podem guardar dinheiro de uma forma mais organizada, separado para diferentes planos, e com rendimento. Entenda como elas funcionam.

Caixinhas do Nubank - na imagem, um homem e uma mulher negros estão sorrindo enquanto olham olham para um celular branco na mão dela. A mulher está grávida, com a barriga aparente, e em pé ao lado do homem, que está sentado na cama.

O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Fazemos isso com produtos e soluções simples, como as Caixinhas do Nubank. Elas são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, de acordo com os objetivos de cada pessoa, direto no aplicativo do Nubank. 

As Caixinhas são fáceis de usar e podem ser personalizadas para diferentes tipos de objetivos e desejos – você pode ter, por exemplo, uma Caixinha para sua reserva de emergência, outra para uma reforma da casa, outra para a viagem de férias. Tudo para você ser protagonista da sua vida financeira.

Abaixo, detalhamos tudo sobre as Caixinhas, mas você também pode assistir ao vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=v1Wp7c1gRTQ

O que são as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, com a possibilidade de personalizá-las de acordo com as suas metas. Na prática, ao criar as suas Caixinhas, você consegue separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos e ainda dá para definir quanto deseja guardar em cada uma delas. 

Por exemplo: ao receber seu salário em um mês, você pode enviar um valor para sua Caixinha “reserva de emergência”, outro para a Caixinha “comprar carro”, e outro para a Caixinha “férias”. Os valores guardados nas Caixinhas ficam separados do dinheiro da conta, que é aquele que é usado no seu dia a dia.

Quais as vantagens de guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank?

A organização financeira é uma poderosa estratégia para realizar seus objetivos. Com ela, fica muito mais fácil tirar os sonhos do papel. Com as Caixinhas do Nubank, você tem essa vantagem e muitas outras, confira:

Personalização de acordo com os seus planos

Seu plano, sua Caixinha. É possível criar quantas Caixinhas você quiser e deixar seus planos com o seu jeito. É só escolher um nome e uma foto para cada uma delas. Ao separar o dinheiro para diferentes planos, o motivo de guardar essa quantia fica mais claro, te incentivando a chegar lá mais rápido.

O dinheiro guardado não fica parado

Para que o dinheiro não fique parado dentro das Caixinhas, elas contam com possibilidades de investimentos, pré-sugeridas pelo Nubank de acordo com os seus objetivos e em quanto tempo você pretende retirar. Simplificando: são planos que ganham uma forcinha para virar realidade, com seu dinheiro guardado, mas não parado.

Simulador e agendamento de depósitos

Cada Caixinha com o seu sonho tem um acompanhamento próprio, em que é possível ver de maneira simples e transparente quanto dinheiro está guardado para cada objetivo e o rendimento alcançado em cada um.

Com a função Programar Caixinhas, os clientes podem usar um conjunto de ferramentas para criar metas financeiras dentro das Caixinhas, fazer simulações para saber em quanto tempo você vai atingir esse objetivo, ainda agendar depósitos recorrentes mensais e acompanhar a evolução da sua meta por meio de uma barra de progresso. E tudo isso pode ser feito pelo seu aplicativo do Nubank.

Tenha dinheiro disponível sempre que precisar

Assim que a sua meta for atingida, você pode resgatar o dinheiro de um jeito bem simples. Depois, basta deletar a Caixinha ou, se preferir, pode continuar juntando mais. E como sabemos que imprevistos acontecem, você pode resgatar o dinheiro guardado sempre que precisar em, no máximo, um dia útil. 

Como funcionam as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank funcionam como uma espécie de cofrinho virtual, mas com opções que podem fazer o seu dinheiro render. Você pode criar várias Caixinhas pensando em diferentes objetivos.

Alguns temas de Caixinhas são sugeridos pelo app. Alguns deles incluem “reformar a casa” e “fazer uma viagem”, mas você também pode criar as suas próprias Caixinhas personalizadas, com seus próprios planos para o futuro. As possibilidades são muitas e estão todas no seu controle.

Todas as Caixinhas têm investimentos por trás

Por enquanto, as Caixinhas contam com o RDB do Nubank, que tem rendimento que acompanha 100% do CDI, liquidez imediata, diária ou planejada (a depender do tipo de Caixinha) e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e também pode ser uma boa ideia para quem busca mais estabilidade.

As opções de RDB são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também tem a liberdade de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil. Somente a Caixinha da Reserva de Emergência não permite a troca do RDB, que sempre será o de liquidez imediata.

Ao separar o dinheiro para cada uma das suas metas usando as Caixinhas, é possível acompanhar o progresso com facilidade. Com o apoio de um monitoramento simples e transparente, o caminho que separa você dos seus planos pode se tornar menor.

O dinheiro das Caixinhas também rende?

Sim. Nas Caixinhas do Nubank, o seu dinheiro guardado não fica parado. Todas as Caixinhas têm investimentos por trás, pré-selecionados de acordo com seu objetivo e perfil. 

Saiba quais são eles.

RDB Diário

O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI. Na modalidade com liquidez diária, você pode pedir o resgate a qualquer momento e o valor volta para sua conta em até um dia útil. O RDB do Nubank ainda tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo. Ele também pode ser usado por quem busca mais estabilidade. 

RDB Imediato

O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. Por isso, esse é o RDB que indicamos para a sua Caixinha de Reserva de Emergência. Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, essa modalidade de RDB permite que você acesse os seus recursos quando quiser. Vale destacar que o RDB Imediato é um investimento exclusivo das Caixinhas do Nubank.

RDB Planejado

Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Para conseguir trancar um valor na sua Caixinha, ela deverá primeiro ter quantias depositadas em um RDB com liquidez diária. A partir do segundo depósito, você poderá escolher o RDB Planejado e o seu dinheiro ficará trancado até o período escolhido. 

Isso significa que a sua Caixinha poderá ter depósitos em dois ativos diferentes, o RDB Diário para valores com resgate em até um dia útil, e valores em RDB Planejado, que ficarão trancados até a data que você selecionou. Lembrando que nos detalhes da Caixinha você conseguirá ver seus valores no saldo trancado e no saldo disponível. 

Não é possível usar o RDB Planejado na Caixinha de Reserva de Emergência.

Importante:  Por enquanto, não é possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção.

Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

O que é render 100% do CDI?

De forma simples, render 100% do CDI significa que um determinado investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado. Se o CDI for de 11,15% ao ano, por exemplo, o dinheiro renderá esses mesmos 11,15% pelo mesmo período.

O CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. É uma taxa que os bancos cobram para ficar emprestando dinheiro entre eles durante o dia e que sempre tem um valor muito próximo da nossa taxa básica de juros, a Selic. Sim, as instituições financeiras emprestam dinheiro entre elas o tempo todo.

Confira no vídeo abaixo o que é o CDI e como ele pode afetar seu dinheiro:

https://www.youtube.com/watch?v=pD62TFvvRp8

Então, da próxima vez que você ouvir que um ativo rende 100% do CDI até o vencimento da aplicação, saiba que isso significa que ele terá exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI.

Saiba quanto o CDI está valendo hoje clicando aqui

Quantas Caixinhas eu posso criar?

Não existe um número limitado de Caixinhas. É possível criar quantas Caixinhas você quiser. Quando você começar, vai encontrar no app do Nubank cinco Caixinhas básicas:

  1. Reserva de emergência: ela serve para montar uma reserva com o objetivo de encarar problemas financeiros inesperados. O investimento por trás desta Caixinha é o RDB com liquidez imediata, que tem todas as características para a reserva. É por isso que esta é a única Caixinha em que não é possível trocar o investimento.
  2. Reformar a casa: uma reserva específica para você guardar um dinheiro todo mês para as obras da casa.  
  3. Focar na carreira: sabe aquele curso, graduação, MBA ou especialização que você está de olho há muito tempo? Chegou a hora de começar a juntar dinheiro para realizar seu sonho com esta Caixinha.
  4. Meu sonho de consumo: sua lista de desejos está pronta para sair do papel. Como? Separando uma graninha só pra ela. 
  5. Fazer uma viagem: uma Caixinha para você dar o pontapé inicial para aquela sonhada viagem de férias, fim de ano ou um mochilão pelo mundo.

Esse é apenas o princípio básico das Caixinhas. Quando você entender mais a fundo seu funcionamento, pode tornar sua organização ainda mais completa.

Cheguei ao meu objetivo. E agora?

Ao criar sua Caixinha, você pode estabelecer o valor que tem como objetivo. Assim que chegar nele, é só resgatar o dinheiro, deletar a Caixinha e planejar a próxima meta, ou continuar a guardar. Se ainda não tiver chegado a hora, basta deixar o seu dinheiro na Caixinha. 

Vou precisar escolher um produto financeiro para as minhas Caixinhas?

Sabemos que investir pode ser difícil para algumas pessoas, e as Caixinhas vieram justamente para facilitar esse processo. Elas permitem que você organize dinheiro de forma mais inteligente.

O produto de investimento de cada Caixinha vai ser pré-selecionado pelo Nubank com base no objetivo, no valor que você deseja guardar e quando pretende resgatar esse dinheiro. Simples assim! Claro que a decisão final é sempre sua, e você poderá trocar a opção pré-sugerida se desejar.

Somente a Caixinha de Reserva de Emergência não permite a troca do investimento. O produto por trás dessa Caixinha é o RDB de resgate imediato, que tem as características essenciais de um investimento para o dinheiro que pode ser usado em emergências.

Clique aqui e entenda melhor quanto rende as Caixinhas do Nubank.

Posso guardar qualquer valor nas Caixinhas do Nubank? 

Sim, é possível começar a guardar com qualquer valor a partir de apenas R$ 1 (um real). As Caixinhas te trazem mais liberdade e organização financeira, por isso este é o valor mínimo para você começar com seus objetivos.

No Nubank, o mais importante é que o poder de escolha sempre fica nas suas mãos. Você tem a liberdade para decidir quanto dinheiro vai guardar e quando quer fazer isso e nossos produtos sempre levam esse ponto em consideração.

Como funciona o Programar Caixinhas?

A função Programar Caixinhas é um conjunto de ferramentas disponíveis dentro do app do Nubank que facilitam ainda mais a sua experiência. Com ela é possível agendar depósitos recorrentes nas Caixinhas e visualizar o quanto você consegue guardar por mês. Você também pode simular quanto dá para guardar a cada mês, definir objetivos e ainda escolher um dia fixo para enviar o dinheiro automaticamente para as Caixinhas. 

Para aproveitar o Programar Caixinhas, defina um valor financeiro que quer alcançar e acompanhe o progresso do dinheiro guardado, o seu rendimento, e quanto falta para chegar ao objetivo. Já o simulador pode ser usado de duas maneiras.

Como funciona o simulador do Programar Caixinhas?

O simulador da função Programar Caixinhas pode ser usado de duas maneiras. Primeiro, se uma meta foi definida para a Caixinha, você só precisa inserir quanto quer guardar por mês e o simulador mostrará exatamente quando esse objetivo será atingido. Caso você não tenha uma meta específica, informe quanto vai guardar por mês e a ferramenta mostrará qual será o valor economizado em um ano se depositar aquele mesmo valor todos os meses.

Importante: qualquer pessoa pode usar o simulador, independentemente da escolha pelo agendamento automático nas Caixinhas ou não.

Como usar as Caixinhas do Nubank no aplicativo?

O processo para guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank é fácil, e todas as etapas trazem informações claras e descomplicadas. Confira o passo a passo:

  • Abra o seu app e vá até Caixinhas - elas ficam na aba Planejamento, que é identificada pelo cifrão ($);
  • Toque em “Criar Caixinha”;
  • Na tela seguinte, você encontra opções de Caixinhas pré-sugeridas, como fazer uma viagem, reformar a casa, focar na carreira, meu sonho de consumo e reserva de emergência, mas você também pode criar a Caixinha que quiser – basta clicar em "Outro objetivo";
  • Ao selecionar um tema ou criar sua própria Caixinha, basta dar o nome que quiser para o seu plano ou deixar o nome sugerido pelo Nubank;
  • Depois, responda em quanto tempo você quer conquistar esse objetivo e prossiga na seta roxa;
  • Na próxima tela, responda quanto quer guardar agora e coloque um valor. Neste momento, aparecerá o saldo disponível na sua conta do Nubank. O valor da sua Caixinha deve ser maior que R$ 1 (um real). Ao preencher, continue na seta roxa;
  • Informe se você precisará desse dinheiro antes do prazo;
  • Na tela seguinte, é imprescindível ler as informações de como funciona. Se quiser conhecer outros produtos de investimento, toque no botão “Explorar outra opção”;
  • Então, se você tiver concordado com as condições, toque no botão “Continuar”;
  • Por fim, digite sua senha e pronto. Parabéns! Você criou a Caixinha.
Gif interativo apresentando o uso da ferramenta Caixinhas do Nubank

Como criar uma Caixinha com outro objetivo?

É simples! E ainda dá para personalizar com nome e foto. O passo a passo é bem parecido com o anterior. Quando chegar na tela “Qual é o seu objetivo para essa Caixinha?”, siga este caminho:

  • Toque em “Outro objetivo”;
  • Na tela seguinte, crie um nome para a sua Caixinha;
  • Depois, se preferir, clique no ícone acima do lado esquerdo e escolha a foto preferida;
  • Toque na seta roxa e prossiga com o mesmo passo a passo citado acima.

Como faço para acompanhar meu dinheiro nas Caixinhas do Nubank?

Ao realizar um depósito na sua Caixinha, aparecerá a seguinte mensagem no app: “Seu dinheiro está sendo preparado”. Em no máximo um dia útil, você poderá acompanhar o saldo do dinheiro guardado fazendo o seguinte caminho:

  • Entre no seu aplicativo e vá até “Caixinhas”;
  • Na tela seguinte, você já encontra as Caixinhas que criou e o valor total de cada uma, incluindo o rendimento, se houver. Caso tenha estabelecido uma meta, uma barra de evolução também aparece embaixo do valor de cada Caixinha;
  • Ao clicar numa Caixinha, você encontra o histórico de depósitos concluídos e os que estão em processamento. Também é possível checar os detalhes dos rendimentos;
  • Pronto!

As Caixinhas do Nubank são seguras?

Na hora de deixar o dinheiro depositado nas Caixinhas, algumas pessoas ainda podem ficar na dúvida se esse é um lugar seguro e se o dinheiro estará protegido. A resposta é sim, ele está totalmente seguro.

Mas vale sempre ter em mente que, ao guardar dinheiro nas Caixinhas, você está aplicando em RDB, um tipo de investimento. As Caixinhas com RDB de liquidez diária ou imediata têm rendimento que acompanha 100% do CDI e, por isso, são ideais para quem busca mais estabilidade ou para construir a sua reserva de emergência.

No caso do RDB Planejado, o rendimento começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior ele será. 

Como resgatar o dinheiro das Caixinhas do Nubank?

Se você precisar do dinheiro que guardou nas Caixinhas, não tem problema nenhum. Basta resgatá-lo a qualquer momento e ele estará disponível em até um dia útil na sua conta. Contudo, cada tipo de RDB tem regras específicas de resgate.

Na sua Caixinha de Reserva de Emergência, que tem RDB com resgate imediato por trás, o resgate está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Se a sua Caixinha está em RDB de Resgate Diário, nos pedidos feitos até as 14h em dias úteis, o dinheiro fica disponível na conta após as 18h do mesmo dia.

Em resgates solicitados depois das 14h ou em finais de semana ou feriados, o dinheiro fica disponível na conta no próximo dia útil. Já o RDB Planejado só permite o resgate na data escolhida no momento da aplicação.

Passo a passo para resgatar o dinheiro das Caixinhas do Nubank:

  • Entre no seu aplicativo e vá até “Caixinhas”;
  • Depois, escolha uma Caixinha e clique em “Resgatar”;
  • Na tela seguinte, responda quanto quer resgatar. O saldo da Caixinha aparecerá embaixo da pergunta;
  • Escolha o valor a partir de R$ 1 (um real);
  • Se quiser resgatar tudo, também tem a opção disponível de resgate total;
  • O valor do resgate entrará na sua conta do Nubank em até um dia útil;
  • Pronto!

Existem taxas para criar e usar as Caixinhas? E Imposto de Renda? 

Você não paga nenhuma taxa para criar e usar suas Caixinhas. 

Como elas contam com produtos de investimentos para fazer o dinheiro render, você paga os impostos obrigatórios cobrados de qualquer investimento: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e Imposto de Renda.

No caso do RDB, a incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação, portanto, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota cobrada:

  • Até 180 dias: 22,5%;
  • De 181 a 360 dias: 20%;
  • De 361 a 720 dias: 17,5%;
  • Acima de 720 dias: 15%.

Vale lembrar que o IOF só é cobrado caso o dinheiro fique na Caixinha por menos de 30 dias.

Dicas para conquistar seu objetivo com as Caixinhas do Nubank

Uma boa estratégia para atingir suas metas financeiras pode ser nomeá-las. Sabia que dar nome aos seus objetivos é muito mais motivador do que simplesmente dizer que quer guardar dinheiro? 

Quer entender mais sobre isso? Confira, abaixo, quatro motivos para nomear os seus objetivos financeiros.

1. Nomear suas metas ajuda a torná-las mais reais

“Guardar dinheiro” é vago. “Fazer uma pós-graduação” ou “reformar a cozinha” são metas específicas.

É por isso que uma das primeiras dicas para começar a guardar dinheiro é entender o porquê você está fazendo isso. O dinheiro vai ser usado para quê? Como você vai se sentir ao realizar esse objetivo? 

Responder a essas perguntas ajuda a tornar suas metas mais reais e palpáveis. Além disso, sempre que você olhar para o lugar onde está o dinheiro, ou seja, na Caixinha, lembrará exatamente do motivo pelo qual está juntando dinheiro.

2. É mais fácil traçar um plano para atingi-lo

Quando você dá um nome para sua meta, sabe exatamente aonde quer chegar. Não é uma busca sem fim como “guardar dinheiro”, é uma jornada com destino certo. Por isso, traçar um plano para chegar lá fica mais simples.

Uma pessoa que quer fazer uma viagem de fim de ano para um destino específico, por exemplo, sabe quanto isso custará, quanto tempo terá até viajar, quanto precisará guardar até lá e qual o prazo final para retirada dos valores.

Com isso em mente, é mais simples pensar em um plano para terminar o período exatamente onde gostaria de estar. 

3. Você pode lidar com cada meta de uma forma diferente

Apesar de todos os sonhos parecerem igualmente importantes, no fundo eles provavelmente têm prioridades diferentes. Ao dividir a grande meta “guardar dinheiro” em pequenos objetivos específicos, é possível tratar cada um com um peso diferente.

“Reformar a cozinha”, por exemplo, pode ser mais importante para você do que “comprar um celular novo”. Caso surja uma emergência e você precise gastar um dinheiro, poderá tirar da Caixinha do celular – e não da reforma. O contrário também pode acontecer, já que você vai decidir conforme as suas necessidades. 

4. É mais fácil acompanhar sua evolução

Depois de dar nome às metas financeiras e traçar planos para atingi-las, será muito mais simples acompanhar a evolução de cada uma e fazer ajustes, se necessário. 

Por qual Caixinha do Nubank posso começar a guardar dinheiro? 

Um dos primeiros passos para ter tranquilidade financeira pode ser a criação de uma reserva de emergência com alta liquidez e produtos mais seguros. Por isso, a Caixinha de Reserva de Emergência, que tem o RDB imediato por trás, pode ser uma boa ideia para você guardar o dinheiro que será usado para imprevistos, pois conta com um investimento seguro e o valor fica disponível imediatamente.

A reserva de emergência funciona como um kit de primeiros socorros. 

Ninguém está livre dos imprevistos da vida. Uma despesa médica de última hora, um gasto inesperado ou uma repentina situação de desemprego. Eles acontecem o tempo todo e é aí que uma reserva de emergência pode ajudar. Ela nada mais é do que aquele dinheiro reservado para qualquer necessidade que surgir. 

Então, vale a pena usar as Caixinhas do Nubank?

Se você já tem objetivos ou deseja começar, as Caixinhas podem sim valer a pena para você. 

Isso porque elas têm um ótimo funcionamento, tanto do ponto de vista de resgate como de você entender melhor suas finanças. Outro ponto é que as Caixinhas podem parecer, de primeira, um recurso próximo à poupança — mas não é bem assim.

Com as Caixinhas, você consegue visualizar de maneira prática suas economias e, também, se atentar aos gastos para não mexer nelas. Com elas, você ganha autonomia e conhecimento sobre suas contas.

Leia também:

Quanto rendem R$ 30 mil nas Caixinhas do Nubank?

Quanto rende mil reais nas Caixinhas do Nubank?

Conheça todas as opções de investimentos que existem no app do Nubank

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.