Pular navegação

Transferências de criptomoedas: entenda como enviar e receber criptos pelo Nubank Cripto

Com o Nubank Cripto, clientes podem comprar e vender diversos criptoativos, e também podem enviar e receber as criptomoedas para onde quiserem e quando quiserem sem sair do app do Nubank.

Homem branco, com cabelos ondulados curtos e escuros e barba castanha, está sendo em um sofá olhando para um celular. Ele veste uma camiseta roxa, uma jaqueta e calça brancas e usa fones grandes de ouvido. Ele sorri.

Desde 2022, nossos clientes podem acessar o mundo dos criptoativos com o Nubank Cripto, ferramenta que possibilita comprar e vender ativos digitais, e monitorar a sua carteira de criptoativos. Seguindo a missão de desburocratizar e simplificar esse universo, lançamos a função para transferir os ativos de uma carteira para outra. 

Pelo app do Nubank, é possível enviar e receber criptoativos para outras carteiras digitais de forma simples e em poucos cliques. Para oferecer essa função, contamos com a parceria da Chainalysis, empresa referência mundial em segurança cibernética, que garante um alto padrão de segurança para transações em cripto.

Saiba como enviar e receber seus criptoativos, e tenha a liberdade de usar as suas criptomoedas quando quiser.

Quais criptoativos podem ser transferidos com o Nubank Cripto?

Por enquanto, nossos clientes podem enviar e receber BTC (bitcoin), ETH (ethereum), SOL (solana), USDC (USD Coin) e MATIC (Polygon) pelo app do Nubank. Em breve, será possível transferir outras criptomoedas.

Como transferir criptomoedas pelo app do Nubank?

O processo para transferir criptoativos é simples e feito direto pelo app do Nubank. 

Para enviar, basta seguir as orientações 

  • Na tela inicial do seu app, clique na aba Planejamento (identificada pelo símbolo do $);
  • Toque em "Total em criptos" para acessar o Nubank Cripto e, depois, toque em "Enviar";
  • Escolha a criptomoeda que quer enviar;
  • Na tela seguinte, digite ou cole o endereço para o qual quer enviar suas criptomoedas ou faça a leitura de um código QR clicando no símbolo que aparece no canto superior direito;
  • Em seguida, insira o valor em reais do envio. Nessa tela, é possível checar a quantidade de criptomoeda que será enviada e também a taxa para o envio;
  • Na próxima tela, revise os dados e valores do envio, e confirme. 

Cuidado com o endereço de envio

Esse endereço precisa ser compatível com a rede blockchain da criptomoeda. Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. É esse sistema que permite o funcionamento e transação das criptomoedas.

As criptomoedas mais sólidas do mercado costumam ter suas próprias redes blockchain. O BTC (bitcoin), por exemplo, é criado dentro da rede Bitcoin. Portanto, ao enviar BTC pelo app do Nubank, você precisará de um endereço da rede Bitcoin. Para enviar ETH (ether), o endereço deve ser da rede Ethereum, e para enviar SOL (solana), o endereço deve ser da rede Solana. 

Por isso, certifique-se de que está enviando a moeda correta e uma moeda suportada pela carteira que está usando. Ao enviar bitcoin para uma carteira Ethereum, por exemplo, você irá perder recursos, pois as transferências são irreversíveis, e o destinatário não receberá os valores.

No Nubank Cripto, o envio de ETH (ether) está disponível somente pela rede Ethereum, o envio de BTC apenas pela rede Bitcoin e o envio de SOL apenas pela rede Solana. Para o envio de USDC (USD coin) e MATIC (Polygon), você deverá sempre usar a rede Ethereum.

Também redobre a atenção ao inserir os dados do endereço de envio ou de recebimento. Um único dígito incorreto faz com que os seus recursos enviados se percam para sempre. Considere copiar e colar o endereço diretamente para evitar erros de digitação. Se for enviar um valor alto, a recomendação é, primeiro, enviar uma pequena quantia de teste para garantir que tudo está correto.

Para receber os criptoativos, siga as orientações 

Para receber BTC (bitcoin), ETH (ether), SOL (solana), USDC (USD coin) ou MATIC (Polygon), acesse a área do Nubank Cripto e siga as instruções: 

  • Clique em "Receber";
  • Escolha a criptomoeda que você quer receber;
  • Ao clicar nela, será gerado um código QR da rede blockchain correspondente à moeda escolhida. Você pode copiar o número do código ou compartilhar com o seu contato;
  • Confira se a rede utilizada no envio é a mesma disponível para o recebimento, conforme orientações acima;
  • Você ou a pessoa que enviará o ativo precisará desse endereço gerado para conseguir transferir as criptomoedas para a sua carteira do Nubank Cripto. 

Lembre-se de compartilhar os seus endereços de transferência apenas com quem realmente precisa desses dados, e evite divulgar endereços em redes sociais.

Quanto custa transferir criptomoedas pelo Nubank Cripto?

Nossos clientes podem transferir seus criptoativos para outras carteiras pagando taxas competitivas, para ter a liberdade de usar seus ativos digitais quando e como quiserem. Para receber criptoativos no Nubank, não cobramos nenhuma taxa.

No mundo cripto, existem taxas cobradas pela utilização da rede blockchain, que podem variar bastante, dependendo da criptomoeda e da rede. Além disso, a carteira utilizada pode cobrar uma taxa adicional pelo serviço oferecido. No Nubank Cripto, antes de finalizar um envio de criptomoedas, é possível checar quanto você vai pagar de taxa nessas transferências, e ela sempre será proporcional à taxa cobrada pela rede.

Nosso produto foi criado com uma abordagem exclusiva de precificação, pois utilizamos uma estrutura que minimiza as constantes variações da blockchain em um determinado período de tempo. Isso significa que a taxa exibida na tela de confirmação não será alterada após a confirmação pelo cliente.

Quanto tempo demora para as transações serem efetivadas?

O tempo médio para um envio de cripto ser concluído é de aproximadamente 60 minutos. Esse tempo de processamento pode aumentar por diversos fatores, como a rede utilizada e eventual congestionamento dela – ou seja, quando ocorrem muitas transações ao mesmo tempo em uma blockchain.

É comum que as redes blockchain fiquem congestionadas, principalmente durante períodos de alta atividade e volatilidade do mercado. Isso pode resultar em atrasos e taxas mais altas. Por isso, sempre monitore o status da rede (há ferramentas na internet que permitem esse acompanhamento) e considere esperar se ela estiver ocupada naquele momento para evitar taxas mais altas.

No Nubank, como prezamos pela sua segurança, um envio de cripto pode levar até 48h em alguns casos. Esse prazo é devido a análises internas para assegurarmos que é você mesmo que está solicitando a operação e que o destino é um endereço seguro.

As transferências são irreversíveis?

Sim. Não existe a possibilidade de cancelar ou desfazer uma transferência. Por isso, ao realizar a transação, adote cuidados ao inserir os dados de envio, como a compatibilidade do endereço usado com o ativo, se a rede é suportada para recebimento, bem como os valores antes de confirmar a realização da transferência.

Além disso, fique atento a esquemas de fraudes que exigem que você transfira criptoativos em troca de retornos altos em pouco tempo. Não é possível garantir retornos altos no curto prazo nem no mundo cripto, nem no mundo dos investimentos ou em qualquer outro setor. Se alguém ou algum grupo afirmar que é possível que você dobre o seu dinheiro ou mais, em pouco tempo, desconfie. É golpe na certa. 

O que é e como funciona o Nubank Cripto?

O Nubank Cripto é a solução do Nubank para comprar, vender e transferir criptoativos. Pelo app, nossos clientes: 

  • Podem comprar e vender criptomoedas com poucos cliques e sem sair do aplicativo;
  • Conseguem receber BTC (bitcoin), ETH (ether), SOL (solana), USDC (USD coin) ou MATIC (polygon) de forma simples e sem pagar taxas; e podem enviar esses mesmos criptoativos a taxas competitivas;  
  • Têm acesso a um portfólio de criptoativos cuidadosamente escolhido por nossos especialistas; 
  • Acompanham o sobe e desce dos seus ativos, saldo e rendimento por meio das nossas ferramentas de monitoramento;
  • Pagam taxas reduzidas para comprar e vender os ativos digitais, e que ficam ainda menores de acordo com o volume negociado;
  • Podem programar compras recorrentes de BTC (bitcoin) e ETH (ether).

Criptomoedas têm riscos? 

Os valores das criptomoedas sobem e descem a cada minuto e por vários motivos. Essa oscilação se chama volatilidade. Por isso, elas são recomendadas para quem topa correr mais riscos. Você não deveria, por exemplo, colocar nelas um dinheiro que pode precisar em uma emergência.

Para quem está começando no universo das criptos, o melhor é ir aos poucos para aprender mais sobre esse mercado – e se informar bastante dos riscos de perda.

Leia também 

Nubank Cripto: tudo o que você precisa saber

Nubank Cripto: por que comprar criptomoedas no Nubank?

Nucoin: tudo o que você precisa saber sobre a moeda digital do Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.