Pular navegação

Nome sujo: o que isso realmente significa?

É o mesmo que ter o nome negativado ou apontado nos serviços de proteção ao crédito? Como isso acontece? Quais as consequências?

Nome sujo: imagem de um homem de costas passando por um detector de metal com a mão esquerda na cabeça. Ao lado, um grande X roxo em sinal de negativo.

Dizem que, numa época em que não existia internet nem outras tecnologias de comunicação, comerciantes se reuniam na praça para compartilhar o nome das pessoas que compravam e não pagavam – o que as deixava com o nome sujo.

Os anos passaram, as tecnologias avançaram, mas ainda é comum ouvir essa expressão por aí.

https://youtu.be/7s6BYEMgHZw

Afinal, o que significa estar com o nome sujo?

Basicamente, uma pessoa que tem o "nome sujo" é alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado/negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

De acordo com o Serasa, fazem parte deste grupo mais de 61 milhões de brasileiros – sendo que, entre os jovens de 18 a 24 anos, 40% estão ou estiveram com o nome nessas listas, segundo um levantamento da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC.

Como um nome vai parar nas listas de proteção ao crédito?

Quando uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela avisa um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.

Esses órgãos, então, entram em contato com o consumidor (por carta, telefone ou mensagem de celular) para avisar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado.

Se isso de fato acontecer, o nome do cliente será apontado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista e poderá ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

Quando meu nome fica sujo?

É possível ficar com o nome sujo se houver atraso no pagamento de qualquer uma das suas contas - despesas da casa, como aluguel, água, luz e etc, e cartão de crédito por exemplo.

A inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito não é automática. A partir do primeiro dia de inadimplência o credor já pode inserir o nome do devedor no cadastro de inadimplentes se assim desejar, mas ele precisa comunicar esses órgãos.

É importante ressaltar que a pessoa que está em dívida deve ser avisada que suas informações serão enviadas ao SPC, Serasa ou Boa Vista. A partir dessa notificação, ela tem até 10 dias para quitar ou negociar o débito. Caso isso não aconteça, aí podemos dizer que a pessoa está "com o nome sujo". 

Quais as consequências de estar com o nome negativado?

Todo mundo sabe que é ruim ter o nome apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito, mas nem todo mundo sabe como isso de fato afeta a vida das pessoas.

Como ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, ela encontrará dificuldades para:

Calculadora roxa com números na tela

Além disso, existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo.

Atenção com os mitos

Com exceção das instituições financeiras, empresas de nenhum outro setor podem se recusar a contratar alguém que esteja com o nome sujo. Isso é considerado discriminação e não é permitido por lei. 

O mesmo vale para concursos públicos. Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos com o nome sujo.

Além disso, quem está com o nome negativado não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior. Outro mito está relacionado com o impedimento para abertura de conta, pois mesmo quem tem nome sujo pode abrir conta.

Fundo preto com cinco grandes círculos roxos espalhados. Na frente, uma moeda de um real roxa e um globo terrestre roxo.

Como limpar o nome?

Para sair das listas de proteção ao crédito, o único caminho é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita e negociar o pagamento.

Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito em até 5 dias úteis. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.

Para quem não consegue pagar a dívida, o nome sai automaticamente da lista de inadimplentes depois de cinco anos. Mas a conta não deixa de existir: a empresa ainda poderá entrar na justiça com a cobrança.

Como saber se um nome está negativado?

O Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites onde é possível consultar gratuitamente o status de um nome. Basta fazer um cadastro simples e pronto.

Já para consultar um nome no SPC, é possível acessar pelo site ou ir em algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos.

Controle financeiro pessoal: no fundo preto, um cofre de porquinho roxo, uma mão colocando uma moeda dentro dele e dois pontos de interrogação ao lado.

Seja para quitar uma dívida ou ficar longe das listas de proteção ao crédito, o importante é ter controle sobre as finanças e saber que as contas cabem no orçamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.