O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2020 terminou na terça-feira, 30 de junho. Aqueles que são obrigados a declarar e por algum motivo não o fizeram, estão em dívida com a Receita Federal e devem pagar multa.
O valor mínimo da penalidade por atraso no envio é de R$165,74, e pode atingir até 20% do imposto devido. Por isso, é importante que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.Como é calculado o valor da multa?
Se o contribuinte não declarou no prazo, terá que arcar com a multa mínima de R$165,74. Esse valor será descontado da restituição do IR a qual teria direito. Já para aqueles que terão que pagar o imposto de renda, a multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, contado a partir de maio. O valor máximo é de 20% do imposto a ser pago.
Como assim pagar IR?
Se, no acerto de contas com a Receita, for identificado que você pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano, essa parte “extra” da contribuição é devolvida para você. Caso contrário, terá imposto a pagar.
Como regularizar a situação?
Pelo programa da Receita Federal, é possível preencher e enviar a declaração do IR 2020. Ao emitir a declaração, o contribuinte irá receber a “notificação de lançamento de multa” e a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) da multa. Ele terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar a situação.
O que é DARF mesmo?
DARF é a guia da Receita Federal para o recolhimento de impostos, taxas e contribuições embutidas em operações financeiras. Cada guia vale para um tributo diferente.
Para pessoas físicas, o DARF é utilizado principalmente para o pagamento de Imposto de Renda (IRPF) sobre investimentos que não têm o imposto retido na fonte – ações, por exemplo.
O que é DARF? Como emitir esse documento?
E seu eu não fizer declaração?
Aqueles que devem declarar o imposto de renda e não o fazem no prazo, além arcar com a multa, correm o risco de ter o CPF “sujo”, o que pode interferir na hora de pedir empréstimos, tirar passaporte, prestar concurso público, entre outras coisas, até a situação ser regularizada.
De acordo com a Receita Federal, foram recebidas quase 32 milhões declarações de IR em 2020.
Veja mais sobre o Imposto de Renda 2020:
IR 2020: correção de juros sobre restituição acontece só a partir de julho
Imposto de Renda: um guia em 7 passos para iniciantes
Restituição do IR 2020: veja o calendário
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.