Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Meu primeiro cartão de ...

Meu primeiro cartão de crédito: o que você precisa saber antes de fazer o seu

A partir dos 18 anos de idade já é possível ter um cartão próprio. Veja aqui algumas dicas para escolher qual é melhor para o seu perfil.

Fazer compras com a possibilidade de pagar só no fim do mês e parcelar os valores são vantagens que chamam a atenção de quem decide fazer um cartão de crédito.

Atualmente o consumidor conta com várias opções na hora de escolher qual deve ser o seu primeiro cartão. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar quem quer começar a usar essa forma de pagamento.

Requisitos básicos para ter um cartão de crédito

No Brasil, é preciso ter 18 anos ou mais para fazer a solicitação de um cartão próprio. Não ter o nome nos órgãos de proteção ao crédito e estar empregado também pode contribuir para a aprovação. É fundamental cadastrar as informações corretamente na hora em que for realizar o pedido, pois as organizações checam a veracidade dos dados.

Cartões universitários

Caso você seja aluno de um curso superior, saiba que muitas instituições financeiras disponibilizam um cartão universitário para estudantes. Ele costuma ser uma boa opção, pois não exige comprovação de renda. No entanto, vale ficar atento às possíveis cobranças de taxas ou anuidades embutidas nessa opção.

Limite disponível

Quando o assunto é limite, é importante lembrar que ele nada mais é do que uma quantia emprestada ao cliente. Ou seja, o “dono do cartão de crédito” não tem, de fato, esse valor. Ele pode usá-lo e pagar pelos seus gastos no mês seguinte.

O valor do limite é definido no momento da aprovação do cartão. A renda é analisada e é feita uma estimativa do quanto você pode gastar por mês, de acordo com o salário declarado. Com o passar do tempo, essa quantia pode vir a aumentar.

Anuidade e tarifas

Ao optar por um cartão de crédito, fique atento às condições. Alguns cobram anuidade e taxas de manutenção. As alternativas gratuitas são as preferidas de quem quer fazer o primeiro cartão de crédito, pois não há custo para mantê-lo ativo.

Cartão de crédito pela internet

Solicitar uma via online é bem simples e o processo costuma ser rápido, já que as informações são preenchidas pela internet, evitando que o interessado vá até uma agência.

Cartão de crédito sem anuidade

Não precisar incluir anuidade e manutenção do cartão no seu orçamento é algo que pode pesar na hora de decidir.

As operadoras de cartão também ganham dinheiro com tarifas pagas pelos lojistas e com os juros de faturas atrasadas – por isso é possível oferecer um cartão de crédito sem anuidade.

Quer se livrar de todas essas taxas? Conheça o cartão de crédito Nubank: sem anuidade, sem taxas abusivas e sem letras miúdas no contrato. Saiba mais sobre o Cartão Nubank.

Usando meu primeiro cartão de crédito

Ao fazer uma compra com o cartão de crédito a cobrança virá na fatura do mês seguinte.

Todo mês a sua fatura vence na data escolhida por você – ou pela instituição financeira – no momento do cadastro. O pagamento deve ser efetuado até a data de vencimento. Caso seja realizado depois,  serão cobrados juros e encargos devidos, de acordo com os dias em atraso.

Lembre-se de ficar de olho no seu orçamento mensal para não gastar mais do que irá conseguir pagar. Se perceber que não irá dar conta de arcar com o pagamento da sua fatura atual, procure verificar as condições de parcelamento e negociação oferecidas pela emissora do seu cartão de crédito.

Pedir cartão Nubank

4.25

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post