Pular navegação

MEIs têm até 31 de agosto para regularizar dívidas

A partir de setembro, a Receita Federal irá encaminhar os débitos para inscrição em Dívida Ativa, e eles serão cobrados na justiça com juros e outros encargos previstos em lei. Entenda.

homem faz algum tipo de cálculo segurando uma calculadora com a mão esquerda e uma caneta com a direita. Ao fundo é possível ver uma xícara da café e papeis.

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) e está devendo impostos, tem até o dia 31 de agosto de 2021 para regularizar a situação. Os débitos podem ser parcelados ou quitados por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Vale dizer que tanto a emissão do DAS para pagamento como a realização do parcelamento, podem ser feitas no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para aparelhos Android e  iOS.

O que acontece se não regularizar o débito até o fim de agosto?

A partir de 1 de setembro, os débitos não regularizados serão encaminhados para a inscrição em Dívida Ativa, e serão cobrados na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

Ao normalizar a situação até 31/8, o MEI evita cobrança judicial da dívida inscrita e outras consequências mais sérias.  O microempreendedor individual pode deixar de ser segurado do INSS (e perder os benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio doença, por exemplo), ter seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado, ser excluído do Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios, e ainda enfrentar dificuldade na hora de solicitar financiamentos e empréstimos.

O envio dos débitos à Dívida Ativa acontece da seguinte maneira:

  • Dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais: serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União - e serão cobrados 20% de imposto em cima do valor da dívida;
  • Dívida relativa a ISS e/ou ICMS: será transferida ao Município ou ao Estado, dependendo do caso, para inscrição em Dívida Ativa Municipal e/ou Estadual, com acréscimo de encargos de acordo com a legislação de cada entidade.

Como consultar os débitos?

Os valores devidos podem ser consultados no PGMEI, com certificado digital ou código de acesso. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique na opção "Consulta Extrato/Pendências;
  • Depois em "Consulta Pendências no Simei” – esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

É importante lembrar que após a inscrição em Dívida Ativa, a arrecadação do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União). Já o de ISS (Imposto Sobre Serviços) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) devem ser realizados diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.