Pular navegação

5 das maiores dúvidas sobre débito em 2020

Como comprar, o que significa e qual é a diferença para o crédito: veja 5 das principais perguntas feitas na internet sobre o débito - e as respostas para todas elas.

Cartão de Débito: uma imagem de um cartão semelhante ao cartão Nubank sem chip, e ao lado dois quadrados; um deles têm um chip roxo com a palavra "débito" ao lado.

O débito é o segundo maior meio de pagamentos do país, usado por 24% dos brasileiros. Segundo o Banco Central, existem 132 milhões de cartões de débito ativos no país que, por ano, movimentam mais de R$668 bilhões em transações. Mas, apesar de popular, o tal do "débito" ainda parece confundir muita gente. 

Em uma análise dos termos mais buscados no Google ao longo de 2020, é visível que ainda existem muitas dúvidas sobre o conceito de débito em si, sua diferença em relação a outros meios de pagamento e como ele pode ser usado. 

Abaixo, veja as respostas para 5 das principais perguntas sobre o débito buscadas na internet em 2020. 

1.O que significa débito?

O termo débito possui alguns significados diferentes. No mundo financeiro, são dois os principais:

  • Segundo o dicionário da língua portuguesa, o termo "débito" significa uma dívida que uma pessoa contrai; quando ela está "em débito" com alguém, por exemplo, isso significa que ela deve determinada quantia;
  • Quando se fala de meios de pagamentos e cartões, o débito assume um significado diferente: ele deixa de ser uma dívida e passa a se referir a "uma quantia recebida pelo título de uma conta comercial"; se falando do débito em relação ao comércio e compras, portanto, ele indica o valor que foi pago por uma pessoa ao lojista, que saiu de sua conta. 

2. O que é crédito e débito?

Além do dinheiro físico, os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento mais comuns no mercado brasileiro. E eles são bem diferentes entre si:

  • O débito, como já explicamos, é um meio de pagamento em que o dinheiro sai da conta de quem o realiza no momento exato da transação;
  • No caso do crédito, ele funciona no esquema “compre agora, pague depois”. Os gastos que você tiver no cartão de crédito não serão pagos no momento da compra, mas sim quando a fatura for paga - é como se o banco lhe emprestasse uma quantia em dinheiro, que é o valor de sua fatura, e você precisa pagá-lo até o vencimento.

A principal diferença entre os dois meios de pagamento, portanto, é que enquanto em um o pagamento sai da conta no momento da compra, no outro, ele acontece somente no vencimento da fatura.

Veja quando usar o cartão de crédito ou de débito.

3. O que é pagamento em débito?

O pagamento em débito é aquele em que, na hora de pagar, o valor da transação sai da conta de quem está fazendo a compra - e pronto! Para quem está recebendo o pagamento (no caso, o lojista ou o estabelecimento), entretanto, ele pode levar alguns dias para ser recebido. 

4. Como comprar com débito?

O débito é mais usado em transações presenciais, com um cartão físico - ainda não são todas as lojas online que aceitam o débito como um meio de pagamento. 

Para comprar com o débito, é só ter em mãos o cartão com essa função habilitada e o estabelecimento, o terminal que permite o pagamento com cartões físicos. E o mais importante: garantir que você possui o saldo necessário para a transação em conta.

Na hora de pagar, é só confirmar o valor da compra nesse terminal (a "maquininha"), digitar a senha e esperar o pagamento ser aprovado. E pronto: a compra foi realizada.

5. Como comprar pela internet com cartão de débito?

Ainda não são todas as lojas online que aceitam o cartão de débito como um meio de pagamento. Isso vale também para as instituições financeiras que emitem cartão de débito - nem sempre eles estão habilitados para serem usados em compras pela internet. 

No geral, quando o emissor do cartão e o estabelecimento aceitam essa forma de pagamento em compras pela internet, seja em sites ou aplicativos, elas são feitas da mesma maneira que usando um cartão de crédito: informando os números do cartão, a data de validade, o nome do titular e o CVV.

Aqui veja mais sobre como comprar online usando o débito Nubank, por exemplo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.