Pular navegação

“Não preciso ser igual a ninguém para ser boa no que faço”

Júlia Martini, Gerente Geral da Conta PJ, fala sobre a dificuldade de poder ser você mesma em ambientes de trabalho tipicamente masculinos.

Mulheres no Nubank: imagem de quatro mulheres olhando para a câmera. As duas da frente estão sentadas, as de trás estão de pé.

No Nubank, a gente acredita em construir times fortes e diversos – porque só assim é possível desenvolver produtos que facilitem a vida de todo tipo de brasileiro. Nesta página, você encontra as histórias de mulheres que fazem o nosso negócio acontecer. Afinal, elas estão aqui, todos os dias, criando coisas incríveis e reinventando o futuro.

Conheça mais sobre a Júlia Martini, do time de Conta PJ do Nubank.

Júlia Martini, Gerente Geral da Conta PJ 

Imagem de uma mulher sentada, olhando para a câmera. Ela veste uma camiseta branca e usa óculos

 “Minha mãe foi uma das únicas mulheres na turma da faculdade de engenharia dela, no Pará. Até hoje, a minha avó guarda em casa a foto oficial de formatura da minha mãe usando um smoking.

Esse era o registro que o jornal da cidade fazia dos formandos de engenharia – e era obrigatório que todos estivessem iguais, de smoking. Como nunca havia mulheres formandas, o fotógrafo não tinha um precedente de que vestimenta permitir – e ela acabou saindo na foto também de smoking. 

Eu tenho o maior orgulho da minha mãe, de todos os desafios que ela encarou com coragem pelo simples fato de ser mulher e da carreira que ela construiu: ela sempre foi uma inspiração para mim.

Eu admiro demais a geração de mulheres como ela, que abriu caminho para a gente - mas eu vejo que ainda temos um longo trabalho de mudança pela frente, e uma responsabilidade de fazer com que as coisas evoluam ainda mais. 

Até hoje, algumas carreiras exigem que as pessoas se encaixem em um molde - e, geralmente, esse molde é um estereótipo masculino. O resultado é que, não só as mulheres, mas qualquer pessoa que seja um pouco diferente do “padrão” desses ambientes já é vista como menos capaz. 

Ao longo da minha carreira, me acostumei a ser a única mulher na sala. Passei pela faculdade de engenharia, trabalhei em banco e consultoria - todos ambientes majoritariamente masculinos. 

Durante anos, desenvolvi uma personalidade diferente no trabalho para ser levada a sério pelos outros. Era como vestir uma máscara todos os dias e tentar me portar da maneira “correta”. Até as minhas escolhas de roupa eram ditadas por isso: "sou a única mulher na sala, vou usar roupas sóbrias e manter os óculos ao invés de lentes de contato para passar seriedade e profissionalismo". 

Quando a gente sente que não “se encaixa”, vive em constante pressão para se provar capaz. 

É preciso quebrar a visão de que existe um único padrão de comportamento capaz de atingir bons resultados. E é preciso também quebrar o ciclo de reforçar estereótipos. 

Ao longo dos anos, passei por diversos tipos de situação: empresas descaradamente machistas, onde os funcionários fazem piadas de extremo mal gosto; aquelas que coíbem esse comportamento descarado - mas não fazem nada para mudar a realidade do dia a dia; e empresas que estão ativamente se esforçando para mudar. 

O Nubank é uma empresa muito mais aberta à diversidade do que qualquer outra na qual já trabalhei ou tive contato. Aqui eu não sinto que preciso ser outra pessoa - não preciso da máscara que usava para parecer “séria e competente”. 

Lidero um time de 70 pessoas responsável por fazer a estratégia e desenvolver produtos para empresas (pessoas jurídicas). Trabalho com designers, engenheiros de software, times de atendimento - e, com todas essas pessoas posso ser eu mesma

É engraçado mas, pela primeira vez na vida, tive coragem de comprar um par de óculos com aros coloridos, roxos, e venho com eles ao trabalho sem medo de passar a imagem errada.

Fico muito feliz de ter encontrado um ambiente de trabalho que me deu a certeza de que não preciso ser igual a ninguém para ser boa no que faço”.

Veja aqui mais histórias de Nubankers como a Júlia.

Quer trabalhar no Nubank? Veja aqui as nossas vagas:


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.