Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Como é cobrado o IOF e ...

Como é cobrado o IOF e IR da NuConta?

Impostos obrigatórios são cobrados dos rendimentos da NuConta - e mesmo assim, ela é uma opção melhor que a poupança.

A NuConta, conta digital do Nubank, foi pensada para livrar os brasileiros da burocracia dos grandes bancos, das filas de agências e de taxas abusivas – por isso, ela é totalmente digital e sem taxas de manutenção.

Além dessas características, o dinheiro aplicado na NuConta ainda rende diariamente a um taxa maior que a da poupança.

Sobre esse rendimento bruto, são cobrados somente dois impostos obrigatórios:

Esses dois impostos também são cobrados em outras modalidades de investimento.

É importante ressaltar que eles incidem somente nos rendimentos – e não sobre o valor inicial colocado na NuConta.

Por exemplo: se você depositar R$ 100 na NuConta, não irá pagar impostos sobre esse valor – somente sobre o quanto ele render. se em determinado período seu rendimento bruto da NuConta for de R$ 5, os impostos incidirão somente sobre esse valor, não sobre o saldo total da conta.

Nosso aplicativo mostra o quanto você pagará de impostos no total e quanto é correspondente ao IR e ao IOF – mas, abaixo, listamos as principais dúvidas sobre os impostos:

Em que momento o IOF e IR são cobrados na NuConta?

O IOF é cobrado somente quando existe retirada de dinheiro da NuConta – em transferências, pagamento de fatura e pagamento de boleto, por exemplo.

Já o IR é cobrado logo que seu dinheiro começa a render. : o saldo líquido de sua NuConta que aparece no app Nubank já teve o desconto do Imposto de Renda.

E se eu depositar e transferir um valor no mesmo dia?

Se você deposita um valor na NuConta e, no mesmo dia, usar essa quantia em alguma compra ou pagamento, não existe rendimento. Consequentemente, não haverá cobrança de impostos. Em outras palavras: os impostos serão cobrados somente quando o saldo da NuConta apresentar rendimentos e quando esse valor for movimentado.

Outro ponto que vale ressaltar é que a NuConta sempre calcula a melhor opção para o cliente na hora da retirada do dinheiro. Se houver múltiplos depósitos em um mês, por exemplo, calculamos quanto incidirá de impostos sobre o rendimento de cada um para determinar como pagar menos impostos..

Qual o valor do IOF cobrado na NuConta?

O IOF cobrado corresponde a uma porcentagem do rendimento, que varia de acordo o número de dias que o saldo ficou depositado na NuConta, quando ocorre o saque dos valores depositados na conta digital.

Essa porcentagem é regressiva – ou seja: quanto maior o número de dias que o valor não for resgatado, menor será a porcentagem do rendimento que incidirá o IOF.

Por exemplo:

  • Se o depósito de foi resgatado depois de 3 dias, o IOF será cobrado sobre 90% dos rendimentos.
  • Se o depósito foi resgatado depois de 10 dias, será cobrado sobre 66% dos rendimentos.
  • Se o depósito foi resgatado depois de 30 dias, não incidirá sobre os rendimentos.

A tabela do IOF regressivo pode ser conferida aqui.

Qual o valor do Imposto de Renda cobrado?

A alíquota do Imposto de Renda que incide sobre os rendimentos também varia de acordo com o prazo da aplicação. Ou seja: quanto mais tempo o dinheiro fica, menor a porcentagem de imposto de renda que incide sobre ele.

  • Prazo da aplicação de até 180 dias: alíquota de 22,5%
  • Prazo da aplicação de 181 a 360 dias: 20%
  • Prazo da aplicação de 361 a 720 dias: 17,5%
  • Prazo da aplicação acima de 720 dias: 15%

Mesmo com  IOF e IR, a NuConta continua valendo a pena?

Mesmo com a cobrança desses impostos, a NuConta continua sendo mais vantajosa do que a poupança – independentemente do número de dias que você levou para resgatar o saldo de sua NuConta.

Por que?

O principal motivo é que a NuConta rende diariamente. Como os impostos são cobrados somente sobre o rendimento, e não sobre o valor inicial, ela continua sendo mais vantajosa do que a poupança.

Além disso, na NuConta, os rendimentos podem ser resgatados a qualquer momento. Na poupança, se você sacar os valores depositados em menos de 30 dias, não receberá os rendimentos. Eles só podem ser resgatados depois do aniversário da poupança – isto é, depois de 30 dias.

Também vale lembrar que, depois de trinta dias na NuConta, o IOF não será cobrado sobre os rendimentos – somente o Imposto de Renda incidirá. Como a rentabilidade da poupança é inferior à da NuConta, os rendimentos serão maiores no momento do resgate.

Uma comparação mais profunda entre a NuConta e a poupança está disponível aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.