Pular navegação

Informe de rendimentos do Nubank e da NuInvest: saiba como acessar o seu

O informe de rendimentos é um documento essencial para declarar o Imposto de Renda e comprovar as informações prestadas à Receita. Saiba como encontrá-los no app do Nubank e site da NuInvest.

imagem mostra homem deitado na rede mexendo no celular no app do Nubank.

O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. E, quando o assunto é complexidade, sabemos que a declaração do Imposto de Renda pode gerar um pouco de confusão.

É por isso que criamos um informe de rendimentos unificado, com todas as informações sobre os produtos que você tem no Nubank e também na NuInvest. Quem é cliente do Nubank e também da NuInvest pode acessar o documento no aplicativo do Nubank e no site da NuInvest

O informe de rendimentos unificado do Nubank já foi liberado para todos os clientes. Saiba, abaixo, como acessar o informe de rendimentos do Nubank e da NuInvest e quais informações existem no  documento. .

Leia aqui para entender como declarar cada produto que você teve com a gente em 2023.

O que é um informe de rendimentos?

Para começar, o informe de rendimentos é um documento que mostra os ganhos de uma pessoa física em um certo período de tempo. Ele é indispensável para o preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda.

O informe de rendimentos traz as informações sobre o patrimônio e os rendimentos acumulados ao longo do ano de 2023 (o chamado ano-calendário).

Vale lembrar que, de maneira geral, as empresas têm até o último dia útil do mês de fevereiro para enviar o informe de rendimentos. Então, fique de olho nas instituições que precisam te enviar informes – e cobre, se for preciso.

Documento é essencial na declaração pré-preenchida

Quer usar a declaração pré-preenchida na hora de declarar seu Imposto de Renda? Tenha o dobro da atenção: é preciso checar todas as informações e dados antes de enviar o documento ao Leão. Isso porque a Receita Federal usa vários bancos de dados para puxar as suas informações, mas ela não valida esses dados. Ou seja, é você que precisa conferir tudo e alterar ou mesmo incluir o que for preciso.

Se você tiver investimentos ou algum produto com o Nubank, indicamos que considere as informações disponibilizadas no seu informe de rendimentos, pois ele é o documento oficial considerado pela Receita Federal para fins de IRPF.

Quais informações o informe do Nubank traz?

O informe de rendimentos do Nubank serve para te ajudar a elaborar a sua declaração de Imposto de Renda.

Um informe não apenas mostra o que você possui em uma instituição financeira, como o Nubank, mas também onde inserir as informações no programa de declaração do IR da Receita Federal. 

O documento traz as seguintes informações: 

  • Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição; 
  • Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou que tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes ou cônjuge, caso o informe seja deles;
  • Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm cobrança de Imposto de Renda. O informe traz o valor do rendimento já com o IR abatido;
  • Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos, etc. O resumo do seu patrimônio.

Cada item do informe representa uma ficha dentro do programa de declaração da Receita Federal – que tem o mesmo nome. Ou seja, com acesso ao informe, fica mais fácil declarar tudo o que você tem ou teve no Nubank e na NuInvest no ano-calendário da declaração. 

Como acessar o informe de rendimentos do Nubank?

O informe de rendimentos do Nubank já foi disponibilizado para os nossos clientes. A forma como você vai acessá-los é diferente caso você tenha sido cliente apenas do Nubank, cliente do Nubank + NuInvest ou apenas cliente da NuInvest em 2023. Confira:

Cliente Nubank ou cliente Nubank + NuInvest

Para acessar o documento, é necessário entrar no aplicativo do Nubank e seguir as orientações.

  1. Abra o seu app do Nubank;
  2. Na tela inicial, clique na foto do seu perfil, selecione "Documentos" e, depois, "Informe de rendimentos"
  3. Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2023”;
  4. Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  5. Pronto! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Abaixo, confira como fica o fluxo no aplicativo para clientes Nubank Ultravioleta:

Vale lembrar que, para acessar o informe, é necessário ter os sistemas operacionais Android: 8.94.73 ou iOS: 7.10.16 como versões mínimas.

Cliente apenas da NuInvest 

Se, em 2023, você foi cliente apenas da NuInvest, vai poder acessar o informe de rendimentos com todas as informações para a declaração anual de Imposto de Renda pelo site da corretora

Já enviamos um e-mail para te avisar que seu informe está disponível para ser solicitado. 

Para acessar o informe de rendimentos no site da NuInvest:

  • Acesse o site da NuInvest e faça o login;
  • Selecione a opção "Mais" e depois vá em "Relatórios";
  • Vá em "Informe de rendimentos", insira o ano base (2023) e clique em "Gerar";
  • Pronto! O seu informe será enviado por e-mail.

Clique aqui e saiba como ler o informe de rendimentos do Nubank.

Leia também:

Imposto de Renda 2024: tudo o que você precisa saber

Mudanças no Imposto de Renda 2024: entenda novas regras

Como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda 2024?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.