Pular navegação

Informe de rendimentos: saiba como acessar pelos apps Nubank e NuInvest

O informe de rendimentos é um documento essencial para declarar o Imposto de Renda e comprovar as informações prestadas à Receita. Saiba como encontrá-los no aplicativo do Nubank, e no app e site da NuInvest.

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle de seu dinheiro. E, quando o assunto é complexidade, sabemos que a declaração do Imposto de Renda pode gerar um pouco de confusão.

É por isso que, em 2023, criamos um informe de rendimentos unificado, com todas as informações sobre os produtos que você tem no Nubank e também na NuInvest. Quem é cliente do Nubank e da NuInvest pode acessar os documentos nos dois aplicativos. 

Veja aqui como ler o informe de rendimentos unificado do Nubank e como declarar cada produto que você tem com a gente.

O acesso ao informe de rendimentos unificado do Nubank está sendo liberado aos poucos para todos os clientes até o último dia útil de fevereiro. Veja abaixo como acessá-lo.

O que é um informe de rendimentos?

Para começar, o informe de rendimentos é um documento que mostra os ganhos de uma pessoa física em um certo período de tempo. Ele é indispensável para o preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda.

No ano de 2023, por exemplo, o informe de rendimentos deverá conter os recebimentos acumulados ao longo do ano de 2022.

Vale lembrar que, de maneira geral, as empresas têm até o último dia útil do mês de fevereiro para enviar o informe de rendimentos. Então, fique de olho nas instituições que precisam te enviar informes – e cobre, se for preciso.

Documento é essencial na declaração pré-preenchida

Quer usar a declaração pré-preenchida na hora de declarar seu Imposto de Renda? Tenha o dobro da atenção: é preciso checar todas as informações e dados antes de enviar o documento ao Leão. Isso porque a Receita Federal usa vários bancos de dados para puxar as suas informações, mas ela não valida esses dados. Ou seja, é você que precisa conferir tudo e alterar ou mesmo incluir o que for preciso.

Se você tiver investimentos ou algum produto com o Nubank, indicamos que considere as informações disponibilizadas no seu informe de rendimentos, pois ele é o documento oficial considerado pela Receita Federal para fins de IRPF.

Quais informações o informe do Nubank traz?

O informe do Nubank contém dados da conta do Nubank, dinheiro guardado, cartão com garantia de limite e dinheiro investido nos fundos Nu Seleção e Nu Reserva Imediata. E também informações sobre os seus investimentos feitos pela NuInvest, além dos dados sobre os empréstimos que você fez nas duas instituições ao longo de 2022. Ou seja, agora você tem tudo o que precisa para fazer a sua declaração num único documento.  

A forma como você vai acessá-lo é diferente caso você seja cliente apenas da NuInvest ou cliente tanto da NuInvest como do Nubank. 

  • Cliente Nubank ou cliente Nubank+ NuInvest: pode acessar o informe pelo aplicativo do Nubank, pelo aplicativo da NuInvest ou pelo site da NuInvest. 
  • Cliente apenas da NuInvest: vai acessar o informe pelo aplicativo ou site da NuInvest. 

Você vai receber um e-mail com um lembrete de que seu informe está disponível. Confira abaixo o passo a passo para acessar o documento pelo app do Nubank ou app e site da NuInvest. 

Como acessar o informe de rendimentos pelo app do Nubank?

Para acessar o documento no aplicativo do Nubank, é necessário entrar no aplicativo. Veja o passo a passo:

  1. Abra o seu app do Nubank;
  2. Clique na foto do seu perfil, selecione "Documentos" e, depois, "Informe de rendimentos"; 
  3. Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2022”;
  4. Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  5. Prontinho! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Saiba mais sobre o informe de rendimentos do Nubank

Como acessar o informe de rendimentos pelo app e site da NuInvest?

Se você é cliente apenas da NuInvest, vai poder acessar o informe de rendimentos com todas as informações para a declaração anual de IR pelo aplicativo ou pelo site da corretora. Não se preocupe, nós vamos enviar um email para te avisar que seu informe está disponível para ser solicitado. 

Para acessar o informe de rendimentos no aplicativo da NuInvest:

  • Abra seu app NuInvest;
  • Selecione a opção "Mais" e depois clique em "Extrato e relatórios";
  • Vá em "Informe de rendimentos", insira o ano base (2022) e clique em "Gerar";
  • Seu informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado na NuInvest.

Fica a dica: é muito importante que seus dados cadastrais estejam atualizados. Verifique se o e-mail cadastrado na NuInvest e no Nubank estão corretos e garanta que seus aplicativos também estejam atualizados.

Restituição do IR: receba na conta do Nubank

A melhor parte do Imposto de Renda é a restituição – e é possível recebê-la na conta do Nubank. Na publicação abaixo, mostramos o passo a passo para receber a restituição do IR na conta do Nubank.

Como receber a restituição do Imposto de Renda na conta do Nubank

Leia também:

O que fazer com o dinheiro extra recebido com a restituição do IR?