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Como a Cobrança PJ Nubank pode auxiliar pagamentos atrasados

Lidar com clientes que "ficam devendo" é a sina do empreendedor. Veja como a área de cobranças pode te ajudar na gestão dos pagamentos atrasados.

Sentado em uma mesa de madeira um homem branco está lendo alguns papéis enquanto aponta com a caneta para o documento, ao seu lado esquerdo uma mulher branca com a mão esquerda em cima de um caderno observa o que ele está mostrado, a sua frente um notebook, um copo com liquido roxo dentro e uma xícara pequena.

O Nubank tem tornado a conta PJ cada vez mais completa para que empreendedores possam gastar menos tempo organizando as finanças e mais tempo se dedicando aos próprios negócios. A nova área de cobranças da conta PJ torna isso ainda mais fácil.

A área de cobranças da conta PJ do Nubank é basicamente um espaço dentro do app que facilita a organizar e acompanhar os pagamentos de clientes – uma tarefa difícil para boa parte dos pequenos empreendedores.

Uma pesquisa do SPC Brasil de 2020 mostra que 48% dos brasileiros não controla o próprio orçamento e 22% da população sofre para administrar as finanças e deixam de pagar seus compromissos.

Ou seja, lidar com o atraso nos pagamentos é uma realidade comum para muitos empreendimentos, e isso pode impactar negativamente o negócio.

As dificuldades financeiras de uma empresa podem ocorrer por diversos motivos e muitos deles não estão ao alcance dos próprios empreendedores resolverem. Mas a organização financeira dos pagamentos pode ajudar.

Entenda, a seguir, como a área de cobranças pode facilitar o dia a dia do seu negócio de forma prática – especialmente quando o assunto é clientes com pagamento atrasado.

Saiba tudo sobre a conta PJ do Nubank aqui.

Como usar a área de cobranças para a gestão de pagamentos?

Uma boa gestão de pagamentos e recebimentos é um dos fatores de sucesso de uma empresa. É muito importante que todo empreendedor acompanhe o fluxo de caixa por completo, com entradas, saídas e pendências.

Porém, é comum que empresários se percam nesse fluxo, especialmente na parte de entradas e pendências. Existem muitos motivos para isso: alto volume de vendas, dificuldade de visualização dos extratos bancários, pagamentos atrasados, necessidade de usar muitas ferramentas, entre outros.

No fim das contas, o caderninho de anotações fica confuso, a planilha de gestão financeira defasada e é difícil ter uma visão realista e atualizada do seu caixa, porque são muitos os lugares para verificar. 

A área de cobranças ajuda a organizar seus pagamentos, porque ela:

  • Gera cobranças de qualquer valor a partir de R$ 6 e você escolhe a data de vencimento (no caso dos boletos) e forma de pagamento (Pix ou boleto);
  • Concentra todas as suas cobranças que enviou pelo app em um lugar só;
  • Atualiza a situação de todas as cobranças de forma automática (pendentes, pagas e vencidas);
  • Permite pagamentos presenciais por Pix QR code;
  • Ajuda a visualizar e cobrar clientes em atraso e permite reenviar cobranças em aberto;
  • Permite que você cancele cobranças enviadas.

Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Ph0SyDP3j7U

Como usar a área de cobranças da conta PJ para pagamentos atrasados?

Com a área de cobranças, gerir os pagamentos atrasados é simples porque você consegue ver de forma mais rápida e prática quando uma cobrança venceu sem ser paga (no caso dos boletos) e quando ela está pendente de pagamento..

Outro ponto positivo é a facilidade de acompanhar as cobranças. Isso porque na área de cobranças é possível (e indicado) que você dê nomes específicos àquela venda.

Os nomes podem ser, por exemplo, do produto vendido + data; serviço + data; nome do cliente + data; produto + cliente, só o nome do produto, entre outros. O nome é customizado, ou seja, você pode se organizar da forma que achar melhor.

Exemplo: unha de gel Amanda ou unha de gel 23/08.

Ao colocar as datas no nome da cobrança e acompanhar o status dela fica mais fácil entender o que está pendente ou não e onde você precisa agir para normalizar o seu caixa.

Além de ter um histórico simples, no Nubank, quando uma cobrança enviada é paga, você recebe uma notificação e nem precisa ir até o app para verificar o pagamento. O valor total de todas as cobranças que foram pagas no mês é exibido na sessão Minhas Vendas, na tela inicial da conta PJ.

Nos métodos convencionais, no fim do dia parece que você ficou mais tempo controlando os pagamentos atrasados do que se dedicando ao seu negócio, não é? Já a área de cobranças do Nubank faz com que o empreendedor economize tempo, ao automatizar e facilitar um processo chato e difícil de fazer.

Como cancelar uma cobrança na conta PJ do Nubank?

Caso você deseje cancelar uma cobrança por qualquer motivo, não tem complicação, basta que ela ainda não esteja vencida. É só seguir as dicas abaixo:

  • Clique em "Minhas Vendas" e selecione a cobrança que deseja cancelar;
  • Abra a cobrança e clique no botão "cancelar cobrança" no topo da tela;
  • Selecione o botão "sim, cancelar" para confirmar a operação;
  • Pronto! A sua cobrança será cancelada. 

Como reenviar cobranças atrasadas?

Existem várias formas de cobrar seu cliente novamente. Por exemplo, se a cobrança estiver vencida e você quiser adicionar algum tipo de multa ou juro, é só gerar uma nova cobrança no procedimento padrão com o valor ajustado.

Outra possibilidade é reenviar a cobrança como forma de lembrete da pendência. Para reenviar uma cobrança já feita:

  • Em "Minhas Vendas", selecione a cobrança que deseja reenviar;
  • Em seguida, clique no botão "Reenviar" na parte superior da tela;
  • Você pode personalizar a mensagem reforçando a cobrança;
  • Depois, é só compartilhar a cobrança pelo WhatsApp ou outros app de mensagens.

Quando o seu cliente esquecer de pagar ou atrasar os pagamentos, você pode reenviar a cobrança, desde que ela ainda não esteja vencida, personalizando uma nova mensagem de reforço. Essa mensagem vai dentro da cobrança que pode ser enviada para o seu cliente da forma que achar melhor

Isso acaba com aquela rotina de ficar entrando no app do banco e atualizando para ver se o cliente atrasado pagou.

Quer saber mais sobre a área de cobranças da conta PJ do Nubank? Leia também: 

Área de cobranças da conta PJ do Nubank: tudo o que você precisa saber

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