Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Auxílio Emergencial Greve de bancários pode ...

Greve de bancários pode impactar quem recebe o auxílio emergencial?

Algumas agências ficam fechadas no dia 27 de abril. Veja como utilizar o benefício de forma online.



No dia 27 de abril, os funcionários da Caixa Econômica Federal entraram em greve por 24 horas, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A paralisação, que foi considerada legal pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), pode impactar quem recebe o auxílio emergencial.

A greve, no entanto, não afeta os pagamentos feitos na poupança social digital dos beneficiários – o calendário do auxílio emergencial continua com as mesmas datas. Também continua sendo possível movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. Quem precisar de atendimento nas agências, entretanto, pode encontrar dificuldades.

Para minimizar os impactos da greve, o TST determinou que 60% dos funcionários da Caixa – tanto quem está trabalhando presencialmente quanto quem está remoto – devem seguir trabalhando. 

De acordo com o TST, essa medida é necessária justamente para evitar que o auxílio deixe de ser pago e que pessoas sem acesso ao app ou ao internet banking possam obter ajuda.

Se você recebe o auxílio emergencial, veja abaixo como usar o benefício de forma digital.

Como usar o auxílio emergencial pelo aplicativo

1. Como pagar contas e boletos com o Auxílio Emergencial 2021?

O auxílio emergencial pode ser usado para pagar contas e boletos por meio do aplicativo Caixa Tem, por onde o beneficiário gerencia o benefício e faz esses pagamentos.

Como fazer pagamentos com o auxílio?

No app Caixa Tem, basta selecionar a opção “Realizar Pagamentos” e, depois, escolher entre “Ler código (de barras) com a câmera” ou “Digitar código de barras”. Para evitar erros e fazer o pagamento de forma mais rápida, a primeira opção é sempre a mais indicada. 

Em seguida, é só ler o código de barras do boleto pelo aplicativo, que abrirá a câmera do celular automaticamente, confirmar os dados que aparecerão e selecionar a opção “Sim, realizar pagamento”. 

Por fim, insira sua senha do app Caixa Tem e pronto – seu pagamento foi feito. A opção de abrir o comprovante de pagamento será mostrada na própria tela do aplicativo.

Isso vale para boletos de conta de luz, água, telefone, compras online, fatura do cartão de crédito e outras contas.

2. Fazer compras com o auxílio usando o cartão de débito virtual

O cartão de débito virtual da Caixa funciona para compras online, feitas na modalidade débito – quando a compra é feita, o dinheiro sai da conta na hora. Vale ressaltar que se trata de um cartão virtual, válido apenas para compras online, e não físico.

O cartão é gerado no app Caixa Tem sem custo para o usuário. Ou seja: um número de cartão, código CVV, data de vencimento e seu nome aparecerão no app, e você poderá usá-los para fazer compras na internet usando o saldo do auxílio emergencial.

Como gerar o cartão de débito virtual no Caixa Tem?

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem; 
  2. Na tela inicial, selecione a opção Cartão de Débito Virtual;
  3. Selecione a opção “Usar Meu Cartão de Débito Virtual” e clique em “Continuar”;
  4. Digite sua senha do app Caixa Tem;
  5. Uma imagem com os dados do cartão aparecerá na tela. Nela, você encontrará seu nome completo, o número do cartão, código de segurança e validade; 
  6. O código de segurança é dinâmico: ele vale apenas para uma transação. Sempre que for utilizar o cartão virtual, é necessário gerar um novo código de segurança nessa mesma tela. 

Dúvidas sobre o cartão de débito virtual? Veja as respostas para as principais dúvidas

3. Como comprar em estabelecimentos físicos usando o QR Code?

Também é possível fazer compras em estabelecimentos físicos durante o calendário de uso digital do auxílio emergencial usando o pagamento por QR Code – ou código QR. Para fazer esses pagamentos, você deve usar o aplicativo Caixa Tem e o seu smartphone. É simples:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Escolha a opção ‘Pagar na maquininha’, quando já estiver pronto para fazer o pagamento – no caixa, com o valor final a ser pago já definido;
  3. A câmera do smartphone abrirá automaticamente no aplicativo para ler a imagem de um QR Code que aparecerá na tela da maquininha de cartão;
  4. Aponte sua câmera para ler o QR Code mostrado. 
  5. Confira o valor da compra – se o valor cobrado pelo QR Code é o mesmo a ser pago.
  6. Em seguida, aperte o botão ‘Confirmar’ na tela do celular.
  7. Pronto! O pagamento foi efetuado.

Vale lembrar: o pagamento por QR Code usa o saldo de sua poupança digital cadastrada no aplicativo Caixa Tem, na qual é feito o pagamento do auxílio emergencial. 

Saiba mais sobre o pagamento por QR Code usando o auxílio emergencial

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post