Pular navegação

Débito automático Nubank: saiba tudo sobre essa função

Tire suas dúvidas e saiba como automatizar o pagamento das suas contas recorrentes e ainda ficar no controle de tudo o que acontece com seus boletos.

Homem sentado no chão de costas do lado esquerdo da imagem, na mão direita suja de tinta azul segura um celular ligado na tela do aplicativo do Nubank, ao fundo uma mulher negra no chão, olha sorrindo para uma parede branca à sua direita com dois quadrados pintados com tinta azul, sua mão esquerda toca levemente a parede e a mão direita segura um pequeno pote com um rolo e um pouco de tinta azul.

O Nubank nasceu, em 2013, para facilitar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar e que podem ser controlados pelo aplicativo, como é o caso do débito automático do Nubank.

Com a função, você pode organizar, agendar e pagar suas contas e boletos de um jeito simples, prático e transparente.

Abaixo, saiba tudo sobre o débito automático do Nubank.

O que é e como funciona o débito automático Nubank?

O débito automático Nubank é uma das funcionalidades do assistente de pagamentos, criado para te ajudar a automatizar aquelas transferências e contas recorrentes e manter suas contas em dia – como os de água, luz, telefone, gás e internet.

Funciona assim: em vez de pagar a conta manualmente todos os meses, você as coloca no débito automático do Nubank e, na data de vencimento, ela é paga automaticamente com o dinheiro da conta – pessoal ou PJ.

No vídeo abaixo, saiba mais sobre o assistente de pagamentos do Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Como cadastrar uma conta em débito automático no Nubank?

Cadastrar uma conta em débito automático no Nubank é rápido e fácil, confira a seguir:

  • Na tela inicial, clique em "Pagar" abaixo do saldo da conta;
  • Toque em "Assistente de pagamentos";
  • Clique em "Cadastrar compromisso" e depois em “Débito Automático”;
  • Escolha qual o tipo de conta deseja cadastrar;
  • Selecione a empresa que deseja cadastrar;
  • Coloque o Código de Débito Automático que é provido pela empresa (saiba o que é o código de débito automático e onde encontrá-lo);
  • Coloque a data de vencimento da conta (assim te lembramos com antecedência, e durante o processo de cadastro em Débito Automático, de realizar o pagamento);
  • Aceite os termos, coloque a senha e pronto! Sua solicitação de cadastro do débito automático foi enviada com sucesso.

Caso tenha registrado sua conta no Débito Automático do Nubank diretamente pelo provedor de serviços, basta autorizar seu cadastro no app do Nubank, fazendo o seguinte: 

  • Na tela inicial, clique em "Pagar" abaixo do saldo da conta;
  • Clique em "Assistente de pagamentos";
  • Clique na conta do beneficiário que está pendente de autorização;
  • Clique em “Autorizar cadastro”;
  • Aceite os termos, coloque sua senha e pronto!

O período de cadastro e agendamento da primeira conta em débito automático pode levar até 45 dias – a depender da data de fechamento da sua fatura com a empresa. 

Caso a data de vencimento da conta que você estiver cadastrando esteja próxima, é importante que o pagamento seja feito manualmente nesse primeiro momento, evitando atrasos e juros. 

Mas, fique tranquilo: a gente te avisa pelo app e no seu e-mail sobre a atualização de cada etapa do processo de cadastro. 

Saiba como pagar boletos manualmente na conta do Nubank.

Posso cadastrar uma conta em débito automático usando o código de barras?

Não é possível usar o código de barras de um boleto para cadastrar a conta no débito automático. Para isso, é necessário usar o código de débito automático – que pode ser encontrado na própria fatura da conta ou entrando em contato com a empresa emissora da cobrança.

Quais as vantagens do débito automático do Nubank?

Algumas vantagens do débito automático do Nubank são:

  • Ser notificado com antecedência caso não tenha saldo suficiente em conta na data do vencimento de uma conta;
  • Pausar o pagamento automático em determinado mês e retomá-lo depois;
  • Não precisar lembrar de cada conta que você precisa pagar no mês e, assim, não correr o risco de ter que pagar multa e juros por atraso

Aviso se não tiver saldo suficiente na conta 

No Nubank, você não precisa se preocupar: a gente te avisa com 3 dias de antecedência caso você não tenha saldo suficiente na conta para fazer um pagamento que está em débito automático.

Assim, você pode se programar para transferir dinheiro para sua conta antes do pagamento. Ou, se preferir, pode pausar o pagamento em débito automático no Nubank e pagar a fatura de outra maneira.

Função para pausar um pagamento no débito automático

Como tudo no Nubank, o débito automático também é 100% digital. Ou seja: desde o cadastro de uma conta até o cancelamento do débito automático, tudo pode ser controlado pelo aplicativo.

Além disso, você também tem a possibilidade de pausar – temporariamente – o pagamento no débito automático no app. Por exemplo: se em certo mês você preferir pagar manualmente uma conta cadastrada no débito automático, dá para pausar o pagamento antes da data de vencimento e ativar novamente depois.

Isso pode ser feito até às 23h59 do dia anterior ao vencimento da conta. Caso contrário, o pagamento será realizado automaticamente. 

Como pausar um pagamento em débito automático no Nubank?

Pausar o pagamento de uma conta em débito automático no Nubank é simples. Confira as instruções abaixo:

  • Na tela inicial, clique em "Pagar" abaixo do saldo da conta
  • Toque em "Assistente de pagamentos"
  • Selecione a conta (já cadastrada em débito automático);
  • Clique em "Pausar pagamento" e pronto!

Dessa forma, você tem total controle sobre suas contas pelo aplicativo. E, se precisar de ajuda, nosso atendimento está sempre disponível por chat, email ou telefone.

Como excluir uma conta do débito automático do Nubank?

Caso queira o excluir o débito automático de uma conta definitivamente, basta acessar o app do Nubank e seguir as instruções abaixo: 

  • Na tela inicial, clique em "Pagar" abaixo do saldo da conta;
  • Toque em "Assistente de pagamentos";
  • Selecione a conta que deseja excluir o pagamento automático definitivamente;
  • Clique em "Opções";
  • Toque em "Deletar".

Mas, atenção: para que a conta não seja paga automaticamente, você deve desativar o débito automático até às 23h59 do dia anterior à data de vencimento da conta. Caso contrário, o pagamento será realizado.

Quais contas podem ser colocadas em débito automático no Nubank?

Você pode colocar em débito automático diversas contas mensais, como:

  • Conta de água;
  • Conta de luz;
  • Conta de gás;
  • Conta de internet;
  • Conta de telefone;
  • E alguns tributos, como o IPTU.

Caso você não encontre a empresa na lista e não seja possível cadastrar a conta em débito automático, pode realizar o pagamento manualmente, utilizando a conta do Nubank.

Qual a diferença entre débito automático e o DDA? 

Débito automático é um serviço pelo qual você autoriza o Nubank a pagar, automaticamente, uma conta de consumo cadastrada – como as de água, luz, telefone, gás e internet. Isso é feito utilizando o saldo da sua conta do Nubank.

Já o DDA (sigla para Débito Direto Autorizado) é um serviço que permite visualizar todos os boletos emitidos para o seu CPF ou CNPJ. 
Aqui no Nubank a gente chama essa função de Buscador de Boletos. Com ele você autoriza o pagamento de uma conta ou simplesmente acompanha as cobranças emitidas em seu nome.

Como ter certeza de que o pagamento será feito na data correta?

O pagamento de uma conta em débito automático no Nubank é sempre realizado na data de vencimento informada pela empresa que emitiu a cobrança.

Para isso, você precisa estar com o débito automático ativado na data de vencimento e ter saldo suficiente disponível na conta do Nubank

Para confirmar se o pagamento está agendado para a data correta, basta acessar o "Assistente de pagamentos” ou checar sua conta do Nubank.

O que acontece se não tiver saldo suficiente na conta do Nubank?

Nós te avisamos com 3 dias de antecedência caso você não tenha saldo suficiente na conta para fazer um pagamento.

Assim, você pode se programar para transferir dinheiro para sua conta antes do pagamento. Ou, se preferir, pode pausar o pagamento em débito automático no Nubank e pagar a fatura de outra maneira.

Se, mesmo assim, você não tiver saldo suficiente na conta do Nubank para realizar o pagamento, ele não vai ser efetivado e vamos te enviar uma notificação sobre a falha na transação. Então, será necessário quitar o boleto manualmente.

Como acessar os comprovantes de pagamento?

Você pode acessar os comprovantes de pagamento das contas em débito automático no extrato da conta do Nubank.

A empresa que emite a cobrança dá desconto se pagar no débito automático. Esse benefício se mantém no Nubank?

Algumas empresas oferecem benefícios aos clientes que utilizam o débito automático como forma de pagamento – um jeito de incentivar o pagamento das contas sempre em dia. Esses benefícios dependem das políticas de cada empresa, por isso recomendamos que você verifique diretamente com a emissora da cobrança se o desconto se aplica ao débito automático do Nubank.

Dicas para usar o débito automático do Nubank

O débito automático do Nubank foi desenvolvido para te dar tranquilidade e segurança na hora de pagar as contas mensais, mantendo você sempre no controle. Para melhorar ainda mais sua experiência, confira algumas dicas importantes:

Verifique se você tem saldo suficiente para pagar suas contas automáticas

Se no dia do pagamento não houver saldo suficiente, te avisaremos sobre a falha no pagamento. Então, será necessário quitar o boleto manualmente.

Para não ter esse problema, confira alguns dias antes se você tem saldo na conta. Se não tiver, é só depositar para garantir o pagamento do débito automático.

Desative o débito automático caso pague a conta manualmente

Se você pagar manualmente uma conta que está no débito automático, lembre-se de desativar o pagamento automático até às 23h59 do dia anterior ao vencimento. Caso contrário, a conta será paga duas vezes.

Entre em contato com a empresa caso a conta venha muito mais alta do que o normal 

Se o valor da conta vier muito mais alto do que o normal, entre em contato com a empresa que emitiu a cobrança para entender o que aconteceu. Assim, caso tenha algum problema, eles podem corrigir e você não sai no prejuízo.

O cliente também pode pausar o pagamento da conta no assistente de pagamentos até que o problema seja resolvido.

Centralize todas suas contas e tenha mais controle sobre a sua vida financeira

Colocar todas suas contas em um único lugar te ajuda a ter menos surpresas no fim do mês, dando mais tempo e tranquilidade para você. Com o assistente de pagamentos do Nubank você acompanha todas as contas cadastradas e continua cuidando do seu dinheiro.

Basicamente, a solução gerencia suas contas em um só lugar, trabalhando para você: pagando contas, te lembrando da data de vencimento, te contando quais contas já foram pagas e as que estão pendentes. 

Leia mais sobre o débito automático do Nubank:

Fatura do cartão de crédito Nubank: como encontrar as informações no app

Débito automático Nubank: saiba tudo sobre essa função

Como usar o Assistente de pagamentos do Nubank?

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.