Pular navegação

A conta do Nubank é conta corrente? Tire suas dúvidas

Transferências gratuitas, sem taxas de manutenção e com rendimento maior do que a poupança – que tipo de conta é a conta do Nubank?

NuConta: Mulher de blusa listrada segurando adesivo do Nubank.
A conta do Nubank foi lançada em 2017 com o objetivo de simplificar a vida financeira das pessoas. Com rendimento maior que o da poupança, totalmente digital, sem taxas de manutenção, com TED gratuita, Pix, e com várias funções que te ajudam a se organizar, guardar dinheiro e a investir, ela já conta com 70 milhões de usuários em todo o Brasil. Sabemos que ela é uma conta digital, mas fica a questão: a conta do Nubank é conta corrente? A resposta é não.

Por que a conta do Nubank não é uma conta corrente?

A conta do Nubank é uma conta de pagamentos, que, segundo o Banco Central, pode ser usada para realização de saques, pagamentos de contas, transferências entre contas da mesma instituição e até transações via cartão de débito. Existem algumas diferenças entre a conta de pagamento e as outras opções disponíveis no mercado brasileiro:
  • Em uma conta corrente, o dinheiro normalmente não rende quando fica parado. Também é comum que as instituições cobrem taxas de manutenção e outras tarifas por serviços.
  • Em uma conta poupança, o dinheiro rende apenas a cada 30 dias, no chamado “aniversário dos depósitos”. Caso um valor depositado seja retirado antes da data de aniversário, perde-se o rendimento de todo o período. Além disso, esse rendimento é menor do que o da conta do Nubank.

Como funciona a conta do Nubank?

A conta do Nubank não tem tarifas escondidas e seu dinheiro rende 100% do CDI – veja aqui o quanto é maior que a poupança. Vale ressaltar que o rendimento automático a 100% do CDI é aplicado sobre o dinheiro que ficar por mais de 30 dias na conta ou no Dinheiro Guardado (Porquinho). Ou seja, no 31º dia após o depósito, você terá à disposição o rendimento total que esse valor teve nesses 30 primeiros dias. Nós chamamos isso de rendimento retroativo: é como se o seu dinheiro estivesse rendendo desde o primeiro dia em que foi depositado. Após esse período inicial de 30 dias de seu depósito, o valor passa a render todos os dias úteis, ficando à disposição no saldo da conta. Em outras palavras: todo o dinheiro continua visível, disponível e livre para o cliente usar quando quiser. A única diferença é a forma como o Nubank irá aplicar esse dinheiro para poder oferecer rendimento.

Dinheiro na conta do Nubank rende mais que poupança?

Sim. O rendimento da poupança varia de acordo com a Selic: 
  • Se a taxa estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial; 
  • Mas se a taxa estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.
Como a Selic e o CDI têm valores muito próximos, para que qualquer aplicação supere a poupança, basta render mais que 63% do CDI. O rendimento da conta do Nubank é de 100% do CDI.

Conta do Nubank tem opção em RDB. O que é isso?

Outra diferença das contas de pagamentos é que, segundo a regulação do Banco Central, para essa modalidade de conta, o dinheiro depositado pelos clientes fica separado do patrimônio do Nubank e só pode ser usado para aplicações em Títulos Públicos Federais.
Ou seja: esse dinheiro não pode ser emprestado para terceiros ou aplicado em investimentos de risco, por exemplo. Por isso ele dispensa outro tipo de garantia, como FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
Mas sabemos que alguns de nossos clientes consideram importante a cobertura do FGC, e por isso oferecemos também a opção de investimento em RDB (Recibo de Depósito Bancário) – ele também rende 100% do CDI e garante a cobertura do FGC. Saiba mais sobre ele aqui. Na conta do Nubank, seu dinheiro está sempre líquido: todo o seu saldo pode ser usado para fazer transferências, pagar a fatura do seu cartão Nubank e qualquer outra conta, a qualquer momento.

Como abrir uma conta do Nubank?

Pedir a sua conta do Nubank é simples: basta acessar o ícone “Quero ser Nubank” no topo de nossa página, preencher seus dados e esperar. Em pouco tempo você receberá uma resposta. A conta do Nubank é um produto aberto a todos os brasileiros. As únicas condições para ter a sua são: ter no mínimo 18 anos, ser residente do Brasil e ter um smartphone compatível com os nossos aplicativos para Android (versão 4 ou superior) ou iOS (versão 9 ou superior). Se você tem idade entre 12 e 17 anos, também pode abrir a sua conta no Nubank, mas precisa da autorização dos pais. Entenda melhor aqui. O smartphone é necessário para baixar o app Nubank – é por meio dele que você vai controlar todas as movimentações na conta do Nu. Depois do pedido, fazemos uma análise cadastral – vamos somente checar alguns documentos para ter certeza de que os dados que você preencheu estão corretos.
Não existe análise de crédito para ser cliente da conta do Nubank. Isso significa que mesmo quem não foi aprovado para ter o cartão de crédito do Nubank ou tem nome negativado pode abrir a sua conta.
https://www.youtube.com/watch?v=J1RN7IX1av8&list=PLTPJoMFW9ontWrDrvGhYRjPP6fF3-BrM8&index=3 Leia também  RDB Nubank: tudo sobre o RDB na conta do Nubank Conta do Nubank: tudo que você precisa saber sobre ela  Quanto rende mil reais na conta do Nubank?
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.