Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Conta digital: como func...

Conta digital: como funciona? É segura?

As contas digitais ajudam a desburocratizar o serviço bancário. Veja as respostas para as dúvidas mais comuns sobre elas.

Conta digital é uma conta bancária (ou de algum outro tipo de instituição financeira, como fintechs) que pode ser aberta, fechada ou movimentada totalmente pela internet, sem precisar se deslocar até uma agência.

Se a definição acima parece simples… É porque é mesmo. Não tem grande segredo: o ponto da conta digital é permitir que todas as operações sejam feitas online e, assim, eliminar a necessidade de ir a agências, precisar validar operações no caixa eletrônico ou assinar documentos presencialmente.

Em linhas gerais, elas funcionam essencialmente da mesma maneira que contas tradicionais – com a vantagem de não precisar sair de casa para resolver nada.

Como abrir uma conta digital?

Cada instituição financeira tem seu próprio processo. No entanto, por ele ser feito completamente online, as instruções de abertura costumam ser bem claras. Normalmente, esse é o passo a passo:

  1. Fazer download do aplicativo no smartphone;
  2. Enviar uma cópia dos documentos solicitados;
  3. Fazer uma selfie segurando o documento com foto;
  4. Cadastrar as informações pessoais;
  5. E assinar de forma digital.

Eu pago alguma coisa para ter uma conta digital?

Não. Por serem totalmente digitais, essas contas costumam ser menos burocráticas e geram menos custos. Por isso, boa parte delas também não cobra tarifas comuns dos bancos tradicionais – como TED, DOC, taxas de manutenção etc.

Uma característica importante para observar na hora de escolher uma conta desse tipo é a transparência. Ela não necessariamente terá custo zero, mas é essencial que deixe claro o que é cobrado e quando.

Contas digitais são seguras?

Sim – tanto em relação a seu dinheiro quanto aos seus dados.

O fato de elas serem digitais não as torna inseguras. No entanto, assim como em bancos tradicionais, existem fraudadores na internet que tentam fazer clientes caírem em golpes.

Nesse post, o especialista de segurança do Nubank explica algumas táticas mais comuns usadas pelos cibercriminosos.

A principal recomendação é nunca fornecer os seus dados, a não ser que você mesmo tenha aberto o site ou app. Se você recebeu um e-mail do banco, ou viu nas redes sociais uma promoção, ou recebeu uma ligação ou SMS pedindo informações, a melhor forma de ver se aquilo é verdadeiro é abrindo o site ou app por conta própria. Fraudadores são muito bons em imitar o tom de voz da instituição e criar páginas idênticas às verdadeiras para roubar seus dados.

Como com tudo, alguns cuidados básicos podem prevenir muita dor de cabeça. Para saber mais sobre a segurança das contas digitais, clique aqui.

É igual a conta corrente?

Não exatamente – mas tem praticamente todas as mesmas funcionalidades.

Entre as principais diferenças está a questão da burocracia. Para abrir uma conta corrente é preciso se deslocar até uma agência bancária e levar seus documentos. Já para ser cliente de uma conta digital, todo o procedimento pode ser feito online. Ou seja, o usuário pode fazer o cadastro sem sair de casa.

Normalmente, contas digitais permitem realizar operações como:

  • Pagar contas e boletos;
  • Usar a função débito;
  • Fazer e receber transferências;
  • Fazer portabilidade de salário;
  • Guardar dinheiro em uma seção separada;
  • Sacar dinheiro no caixa eletrônico;
  • Fazer recarga de celular;
  • Entre outras movimentações financeiras.

Como sacar dinheiro de uma conta digital?

Apesar do nome, esse tipo de conta permite, sim, o saque de dinheiro físico. Basta checar com a instituição qual é a rede de caixas e terminais com a qual ela tem acordo e usar o cartão de débito para fazer o saque.

Mas, para lembrar: dá para fazer praticamente qualquer operação online na conta digital, incluindo transferências, recargas e pagamentos.

Em um momento como o atual, em que não é recomendado sair de casa, vale a pena checar se é realmente necessário sacar o dinheiro ou se não há a possibilidade de resolver pela internet.

A conta do Nubank é uma conta digital?

Sim – com todas as características descritas acima e mais algumas.

Uma das vantagens da conta do Nubank, além de não ter tarifas de manutenção, é que ela faz o saldo render. Todo dinheiro que vai para lá tem rendimento de 100% do CDI, o que faz com que ele não se desvalorize em relação à inflação.

É possível fazer saques da nossa conta em caixas eletrônicos da rede Banco24horas/Tecban e da rede Saque e Pague usando o cartão com a função débito. A taxa de saque é a única cobrança que temos – aqui nós explicamos o que está por trás desse serviço.

Veja aqui o passo a passo para abrir a conta do Nubank

Posso receber o auxílio emergencial de R$ 600 em uma conta digital?

Pode! O auxílio anunciado pelo governo a pessoas que tenham tido renda comprometida pela pandemia do coronavírus começa a ser pago ainda esse mês – e você pode recebê-lo na conta do Nubank.

Veja aqui como solicitar o auxílio de R$ 600 na conta do Nubank

Vivemos um momento difícil e, mais do que nunca, produtos fáceis de usar e sem tarifas abusivas são essenciais para todos que precisam manter sua vida financeira sob controle. Estamos aqui para ajudar – se tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com o nosso atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4.13

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post