Pular navegação

Contas digitais: veja 7 perguntas e respostas sobre elas

As contas digitais ajudam a desburocratizar o serviço bancário. Veja as respostas para as dúvidas mais comuns sobre elas.

contas digitais

Contas digitais são conta bancárias (ou de algum outro tipo de instituição financeira, como fintechs) que podem ser abertas, fechadas ou movimentadas totalmente pela internet, sem precisar se deslocar até uma agência.

Se a definição acima parece simples… É porque é mesmo. Não tem grande segredo: o ponto da conta digital é permitir que todas as operações sejam feitas online e, assim, eliminar a necessidade de ir a agências, precisar validar operações no caixa eletrônico ou assinar documentos presencialmente.

Em linhas gerais, elas funcionam essencialmente da mesma maneira que contas tradicionais – com a vantagem de não precisar sair de casa para resolver nada.

https://youtu.be/XAD1N49tPSU

Como abrir uma conta digital?

Cada instituição financeira tem seu próprio processo. No entanto, por ele ser feito completamente online, as instruções de abertura costumam ser bem claras. Normalmente, esse é o passo a passo:

  1. Fazer download do aplicativo no smartphone;
  2. Enviar uma cópia dos documentos solicitados;
  3. Fazer uma selfie segurando o documento com foto;
  4. Cadastrar as informações pessoais;
  5. E assinar de forma digital.

Além disso, vale lembrar que mesmo negativados podem abrir uma conta digital. A única limitação é que a instituição financeira poderá negar um cartão de crédito ou empréstimo ao cliente que está apontado nos serviços de proteção ao crédito.

Eu pago alguma coisa para ter uma conta digital?

Não. Por serem totalmente digitais, essas contas costumam ser menos burocráticas e geram menos custos. Por isso, boa parte delas também não cobra tarifas comuns dos bancos tradicionais – como TED, DOC, taxas de manutenção etc.

Uma característica importante para observar na hora de escolher uma conta desse tipo é a transparência. Ela não necessariamente terá custo zero, mas é essencial que deixe claro o que é cobrado e quando.

Contas digitais são seguras?

Sim – tanto em relação a seu dinheiro quanto aos seus dados.

O fato de elas serem digitais não as torna inseguras. No entanto, assim como em bancos tradicionais, existem fraudadores na internet que tentam fazer clientes caírem em golpes.

Nesse post, o especialista de segurança do Nubank explica algumas táticas mais comuns usadas pelos cibercriminosos.

A principal recomendação é nunca fornecer os seus dados, a não ser que você mesmo tenha aberto o site ou app. Se você recebeu um e-mail do banco, ou viu nas redes sociais uma promoção, ou recebeu uma ligação ou SMS pedindo informações, a melhor forma de ver se aquilo é verdadeiro é abrindo o site ou app por conta própria.

Fraudadores são muito bons em imitar o tom de voz da instituição e criar páginas idênticas às verdadeiras para roubar seus dados.

Como com tudo, alguns cuidados básicos podem prevenir muita dor de cabeça. Para saber mais sobre a segurança das contas digitais, clique aqui.

É igual a conta corrente?

Não exatamente – mas tem praticamente todas as mesmas funcionalidades.

Entre as principais diferenças está a questão da burocracia. Para abrir uma conta corrente é preciso se deslocar até uma agência bancária e levar seus documentos. Já para ser cliente de uma conta digital, todo o procedimento pode ser feito online. Ou seja, o usuário pode fazer o cadastro sem sair de casa.

Normalmente, contas digitais permitem realizar operações como:

  • Pagar contas e boletos;
  • Usar a função débito;
  • Fazer e receber transferências;
  • Fazer portabilidade de salário;
  • Guardar dinheiro em uma seção separada;
  • Sacar dinheiro no caixa eletrônico;
  • Fazer recarga de celular;
  • Entre outras movimentações financeiras.

Como sacar dinheiro de contas digitais?

Apesar do nome, esse tipo de conta permite, sim, o saque de dinheiro físico. Basta checar com a instituição qual é a rede de caixas e terminais com a qual ela tem acordo e usar o cartão de débito para fazer o saque.

Mas, para lembrar: dá para fazer praticamente qualquer operação online na conta digital, incluindo transferências, recargas e pagamentos. Vale a pena checar se é realmente necessário sacar o dinheiro ou se não há a possibilidade de resolver pela internet.

A conta do Nubank é uma conta digital?

Sim – com todas as características descritas acima e mais algumas.

Uma das vantagens da conta do Nubank, além de não ter tarifas de manutenção, é que ela faz o saldo render. Todo dinheiro que fica mais de 30 dias na conta após o depósito tem rendimento de 100% do CDI, o que faz com que ele renda mais que a poupança. Após o 31º dia os valores passam a render diariamente.

É possível fazer saques da nossa conta em caixas eletrônicos da rede Banco24horas/Tecban e da rede Saque e Pague usando o cartão com a função débito. A taxa de saque é a única cobrança que temos – aqui nós explicamos o que está por trás desse serviço.

Veja aqui o passo a passo para abrir a conta do Nubank

Posso receber o auxílio emergencial de R$ 600 em contas digitais?

Pode! Se você receber o auxílio emergencial anunciado pelo governo, pode fazer isso pela conta do Nubank.

Veja aqui como solicitar o auxílio de R$ 600 na conta do Nubank

Mais do que nunca, produtos fáceis de usar e sem tarifas abusivas são essenciais para todos que precisam manter sua vida financeira sob controle. Estamos aqui para ajudar – se tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com o nosso atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.