Pular navegação

Como pagar DARF pelo Nubank?

Pix ou código de barras: veja como quitar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais pelo Nu.

Vista de cima de parte do perfil do rosto de um homem negro com barba, segurando em suas mãos um celular enquanto visualiza sua conta no aplicativo do Nubank, ao fundo desfocado o braço direito de um homem mexendo com uma colher de pau uma panela no fogão e ao seu lado o braço de uma mulher com a mão esquerda em uma planta perto de uma bacia com frutas.

Quem empreende, investe ou precisa recolher o Imposto de Renda da pessoa física já teve contato com o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), a guia para o pagamento de impostos e outros tributos. Se você é uma dessas pessoas e quer entender como pagar DARF pelo Nubank, confira as respostas abaixo.

Como pagar DARF pelo Nubank?

Existem duas formas de se pagar DARF pelo Nubank: usando o código de barras ou o QR code Pix. Caso a guia venha sem algum dos códigos, não será possível quitá-la pelo Nu.

Agora, se você tem o DARF com código de barras, pagar o documento é fácil:

  1. Acesse o app do Nubank;
  2. Vá até a opção “Pagar” e escolha “Pagar um boleto“;
  3. Depois disso, você pode escanear o código de barras do DARF com a câmera do celular ou digitar o número do código de barras manualmente. 

Feito isso, o pagamento do DARF pode demorar até um dia útil para ser reconhecido pelo órgão emissor. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Como pagar DARF com Pix pelo Nubank?

Em 2022, uma das novidades anunciadas pela Receita Federal sobre o IR foi a possibilidade de usar o Pix para o pagamento de DARF e receber o crédito da restituição do Imposto de Renda em sua conta.

O documento passa a ter, além do código de barras, um QR code para pagamento via Pix.

Veja como fazer o pagamento pelo app Nu:

  1. Na tela inicial, clique em "Área Pix";
  2. Toque em "Ler QR code";
  3. Aproxime a câmera do celular do código QR code para escaneá-lo;
  4. Confirme os dados de pagamento e clique em "Transferir".

Pronto!

Conheça o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Leia mais:

Qual o código da agência do Nubank? E onde encontrar o número da conta?

Receber pagamentos por maquininha e apps no Nubank: veja como funciona para clientes PJ

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.