Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Como investir no Tesouro...

Como investir no Tesouro Direto pelo app NuInvest?

A partir de R$ 30 é possível investir em um dos títulos mais seguros do Brasil. Use a calculadora e compare a rentabilidade dos três tipos de Tesouro Direto com a poupança.



O Tesouro Direto é considerado a porta de entrada para o mundo dos investimentos. Por ser um título público 100% garantido pelo Tesouro Nacional, é tido como um dos investimentos mais seguros do mercado brasileiro. 

Em outras palavras, é como emprestar dinheiro para o governo federal e receber juros por esse empréstimo. No ano passado, o Tesouro Direto registrou mais de 1,5 milhão de investidores ativos.

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Confira, abaixo, todos os detalhes desse investimento e saiba como investir no Tesouro Direto pelo aplicativo e site da NuInvest.

Tesouro Direto: o que é e como funciona

Tipos de Tesouro Direto

Conheça algumas características de cada título do Tesouro Direto:

TítuloRentabilidadeCupom (juros semestrais)
LFT – Tesouro SelicPós-fixada (Selic)Não
LTN – Tesouro PrefixadoPrefixadaNão
NTN-B (Principal) – Tesouro IPCA+Juros + IPCANão
NTN-F – Tesouro Prefixado com juros semestraisPrefixadaSim
NTN-B – Tesouro IPCA+ com juros semestraisJuros + IPCASim

Entenda o que é cupom

Dos títulos citados acima, dois oferecem juros semestrais. Isso significa que eles pagam, a cada seis meses, um rendimento proporcional ao valor e ao período da aplicação. 

Esse rendimento, também chamado de cupom semestral, é calculado de acordo com a taxa de juros contratada no momento da compra do título.

Dessa forma, a grande vantagem é receber os juros durante o período de aplicação em vez de receber tudo só no vencimento.

Por outro lado, a desvantagem é a incidência de Imposto de Renda sobre os juros pagos semestralmente. A cobrança é feita a partir da tabela regressiva de IR em aplicações de renda fixa. Veja a tabela completa no fim do texto.

Vale lembrar que os juros semestrais não são rendimentos adicionais, uma vez que este valor semestral será descontado do montante final.

A NuInvest te informará sempre que o pagamento de juros semestrais acontecer. O dinheiro cairá diretamente na sua conta e será possível verificar o valor exato no extrato pelo app ou site.

Veja quais são os 3 grupos do Tesouro Direto

  1. Tesouro Selic: remunera com base na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira;
  2. Tesouro Prefixado: rentabilidade fixa. Aqui, você sabe exatamente quanto vai receber no vencimento;
  3. Tesouro IPCA+: rende sempre acima da inflação (IPCA) se o título for levado até o vencimento.

O ideal é que você segure a ansiedade e leve o seu investimento até a data de vencimento. Mas se você precisar mesmo retirar antes, a boa é que dá para resgatar a qualquer momento. Entenda como funciona o resgate antecipado.

Saiba mais sobre sobre o Tesouro IPCA+

Como investir no Tesouro Direto pelo app NuInvest?

A partir de R$ 30 é possível investir em um dos títulos do Tesouro Direto por meio do aplicativo ou site da NuInvest. Mas verifique antes o valor do investimento mínimo, pois ele pode mudar diariamente. Na hora de aplicar, você tem a opção de definir o valor da aplicação ou a quantidade de títulos que deseja. É simples e rápido. 

Passo a passo para investir no Tesouro Direto:

  1. Faça login na sua conta NuInvest pelo app ou site;
  2. Vá na opção “Investir”, clique em “Renda Fixa” e, por fim, escolha “Tesouro Direto”;
  3. Clique no quadro com informações do título escolhido;
  4. No botão “Investir”, inclua o valor que deseja aplicar;
  5. Vá em “Continuar” e ajuste a quantidade desejada;
  6. Depois, é só inserir sua assinatura eletrônica;
  7. Pronto! Viu como é fácil investir no Tesouro Direto?

Você receberá um e-mail da NuInvest com a confirmação da compra. Aí é só aguardar a liquidação do título. Continue lendo que vamos falar sobre ela logo abaixo.

Informações importantes que você precisa saber 

Horário de funcionamento

As aplicações e os resgates de títulos do Tesouro Direto podem ser feitos nos dias úteis, em horário comercial, das 9h30 às 18h, com preços e taxas operados no momento da transação. Das 18h às 5h, aos fins de semana e feriados, você poderá agendar seu investimento para o próximo dia útil. A efetivação estará sujeita ao preço e rentabilidade da data agendada.

Investidor de primeira viagem? 

Caso seja a primeira vez que você vai investir em um título do Tesouro Direto, aparecerá na sua tela um termo de adesão para aceitar e prosseguir. 

Conheça as etapas do processo

Patrimônio: após a compra, o saldo é debitado da conta NuInvest e o título em liquidação aparecerá com o mesmo valor. Nesse intervalo de tempo, pode ocorrer uma oscilação no saldo total do patrimônio até que o título em liquidação apareça. Então, não se preocupe. É assim mesmo. Após a liquidação, esse título passará a ser atualizado com o valor de mercado.

Liquidação: é quando você passa a visualizar o título como seu. A liquidação ocorre em até dois dias úteis (D+2). Antes disso, ele aparecerá na sua posição de investimentos com o selo amarelo escrito “liquidação”.

Efetivação: após os dois dias úteis (D+2), o título adquirido aparecerá corretamente na sua posição. Você terá os valores atualizados (saldo e patrimônio) e poderá observar o rendimento desse título na aba “Acompanhar” do app ou site. As atualizações de valores, por ora, serão feitas duas vezes ao dia pela corretora: a primeira entre 10h e 12h, e a segunda entre 18h e 20h.

Dá para investir todos os meses no Tesouro?

A dúvida que paira na cabeça de muita gente é: investir todos os meses ou juntar dinheiro para investir uma vez só?

Em primeiro lugar, criar o hábito de investir todos os meses, mesmo com pouco, fará uma diferença enorme na sua jornada financeira. Afinal, é de investimento em investimento que você vai chegar lá.

Portanto, a resposta é sim. Dá para investir todos os meses no Tesouro Direto pelo aplicativo ou site da NuInvest. É possível agendar uma compra ou programar mais compras por vários meses, por exemplo.

Por dentro do app para investir todo mês

Quer investir mensalmente no Tesouro Direto? Então, siga o mesmo passo a passo acima no app ou site, e selecione  a opção “repetir compra mensalmente”.

Você pode escolher o valor, o tempo que quer que a compra se repita e cadastrar a data de compra de todos os meses. Caso não tenha negociação no dia escolhido, o próximo dia útil será considerado.  

Para que tudo ocorra bem, nunca se esqueça de deixar um dinheiro na sua conta NuInvest na data da operação.

Qual Tesouro faz o seu tipo?

Agora, para saber qual é o tipo (ou tipos) de Tesouro Direto que mais combina com os seus objetivos, você pode usar uma ferramenta melhor que o mapa do tesouro: a calculadora de Tesouro Direto da NuInvest. 

Com ela, você poderá avaliar o rendimento de cada tipo de título  e comparar a rentabilidade do Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ ou Tesouro Prefixado com a poupança.

Em busca do Tesouro Direto ideal para você, faça uma simulação do valor que gostaria de investir, do quanto gostaria de depositar por mês e por quanto tempo deixaria seu dinheiro investido.

Clique aqui para usar a calculadora de Tesouro Direto. Vamos lá?

Quanto vou pagar de IR?

O Imposto de Renda no Tesouro Direto segue a tabela regressiva. O que isso significa? Quanto mais tempo você fica com o investimento, menos imposto você paga, pois o valor vai caindo à medida que o dinheiro permanece investido. 

Você só paga IR sobre a rentabilidade dos títulos e esse imposto é cobrado apenas no vencimento ou na venda antecipada. Além disso, para deixar a vida mais fácil, o Imposto de Renda no Tesouro Direto é retido diretamente na fonte. Ou seja, é descontado pela corretora e você não precisa se preocupar com o pagamento. 

Tabela Regressiva de IR

Prazo do investimentoAlíquota de IR
Até 180 dias (6 meses)22,5%
De 181 a 360 dias (1 ano)20%
De 361 a 720 dias (2 anos)17,5%
Acima de 720 dias (+ de 2 anos)15%

Como declarar títulos do Tesouro Direto no Imposto de Renda?

Leia também:

Diversificação de investimentos: 5 dicas para começar

Reserva de emergência: por que ela é importante e como criar a sua

4.13

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post