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Como é ser Consumer Insights no Nubank?

Conheça o dia a dia do time que trabalha com pesquisas com o consumidor e inteligência de mercado para apoiar desde o desenvolvimento de produtos até as decisões estratégicas da empresa.
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Consumer Insights é a área do Nubank responsável por ajudar nos processos de desenvolvimento de produtos e marca por meio de pesquisas, entrevistas e análises sobre como os consumidores se comportam e o que precisam. 

Em outras palavras, os profissionais de CI - que têm formações variadas, de ciências sociais a engenharia - trazem a voz do cliente para o centro do processo de tomada de decisão da empresa. 

O dia-a-dia de um profissional de CI é ajudar as equipes de marca e produto a traduzir as percepções e opiniões dos consumidores, ajudando a desenvolver as melhores soluções e estratégias de curto, médio e longo prazo do Nubank. 

O que significa Consumer Insights?

O nome "consumer insights" é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como "aprendizados sobre o consumidor". No mercado, é comum que a área de CI tenha outros nomes, como Consumer Marketing Insights (CMI), Customer Insights, Market Research, Pesquisa de Mercado e Inteligência do Consumidor.

No Nubank, um profissional de CI tem um escopo bastante amplo, que inclui desde visão estratégica, contribuindo para direcionar decisões de negócio, até expertise tático para gerenciamento ou realização de pesquisas de opinião e comportamento do cliente.

Em que times um CI atua no Nubank?

O CI pode atuar em times que precisam de dados para entender sua marca, seu mercado ou seus consumidores - e isso inclui áreas de marketing e branding, de estratégia competitiva e de desenvolvimento de produtos ou serviços.

Além disso, um CI tem um conjunto de conhecimentos e habilidades que facilitam a coleta adequada das informações sobre o consumidor e a tradução destes em aprendizados para tomada de decisão e construção de produto. 

O trabalho no dia a dia varia muito, mas em geral envolve o planejamento de estudos e pesquisas; compilação de informações e dados já publicados; realização de pesquisas com os consumidores com questionários quantitativos ou entrevistas qualitativas; além de conduzir discussões para aplicação e desdobramento dos aprendizados coletados com os consumidores ou do mercado.

Hoje, profissionais de CI são parceiros-chave em atividades estratégicas. Essas atividades podem ir desde entender as dores dos consumidores para direcionar nossas decisões de produto e definir se (e como) entrar em um novo mercado, por exemplo, ou entender qual é a melhor maneira de fazer uma campanha.

Possibilidades de carreira

Quem atua em Consumer Insights dentro do Nubank pode seguir uma carreira de especialista ou gestor, seja de pessoas ou de negócios. 

Na carreira de especialista, o CI continua com seu papel mais próximo do planejamento e execução dos projetos de pesquisa - com o tempo, liderando iniciativas cada vez mais complexas. 

Para os que desejam seguir uma carreira de gestão, o tempo com execução diminui para dar lugar a atividades como planejamento e desenvolvimento da área e acompanhamento das pessoas que fazem parte de sua equipe.

É muito comum que profissionais de Consumer Insights também migrem para outras áreas de muita interação, como Marketing ou Branding.

Como atuar em CI no Nubank?

Não existe uma formação específica para Consumer Insights. No nosso time, temos profissionais de Marketing, Engenharia, Economia, Estatística, Ciências Sociais, Jornalismo, entre outras. Mas em muitos cursos, disciplinas de pesquisa de opinião ou de mercado, estatística e comportamento do consumidor ajudam muito na formação do profissional. Além disso, existem cursos de pós-graduação mais específicas para esta área. 

Existem também algumas habilidades que buscamos para o time: 

  • Conhecimento sobre diferentes tipos de metodologia de pesquisa de opinião e percepção de consumidores;
  • Conhecimento sobre comportamento relacionado a consumo e uso de produtos ou marcas;
  • Capacidade analítica para conectar diferentes tipos de dados (quantitativos ou qualitativos);
  • Empatia/escuta empática: interesse genuíno em conhecer as pessoas a fundo. 

Conheça o time de CI do Nubank

Braulio Carli - Líder de CI em Produtos de Crédito

Ter a responsabilidade de trazer a voz de nossos clientes para dentro da empresa, garantindo que nossos esforços estejam sempre guiados por isso, é o que me motiva e me inspira todos os dias.

A cada entrevista, relato e história de vida, eu ganho mais força e mais vontade de fazer parte desta revolução roxa, que liberta as pessoas da burocracia e devolve a elas a autonomia sobre suas vidas financeiras. Acredito que não poderia estar em uma empresa melhor para fazer o que faço. Estar em um lugar em que em todas as reuniões e interações tenho a certeza que as decisões são tomadas em prol dos clientes é raridade.

Diego Marcolino - Especialista de CI em Investimentos 

Ser um Consumer Insights em uma empresa que verdadeiramente se importa com os clientes é uma experiência difícil de descrever. A cada projeto temos a oportunidade de conhecer não só as percepções e sugestões das pessoas, mas também histórias de vida que tanto emocionam e ensinam. 

Essa escuta empática e constante aprendizado é o que nos inspira a criar soluções inovadores que reduzem amarras burocráticas, viabilizam a autonomia financeira e estabelecem uma relação saudável dos nossos clientes com seu dinheiro.

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