Início Produtos Como declarar a NuConta ...

Como declarar a NuConta no Imposto de Renda

É fácil! Confira nosso guia com imagens para não errar na hora de preencher a declaração.

Vai declarar o Imposto de Renda em 2019 e possui uma NuConta? Veja o que fazer.

A NuConta foi criada em 2017 com o objetivo de facilitar ainda mais a sua vida. Sem tarifas de manutenção, taxas escondidas ou cobranças abusivas. Com ela, você tem liberdade financeira.

Todo início de ano enviamos por e-mail o Informe de Rendimentos para os clientes da NuConta. Em 2019, todos os clientes devem receber o e-mail até o final de Fevereiro.

Para fins tributários, os dados do informe de rendimentos precisam ser preenchidos em dois campos diferentes no programa da Receita:

  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva;
  • Bens e Direitos.

Do lado esquerdo, selecione o campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva”. No primeiro item, Tipo de Rendimento, selecione a opção “Rendimentos de aplicações financeiras”.

Preencha os outros itens:

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: este campo é preenchido pelo software da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente.
  • CNPJ da Fonte pagadora: insira os dados do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) que vêm no informe de rendimento
  • Valor: insira o valor “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe de rendimentos enviado por e-mail. O rendimento líquido é o rendimento dos valores resgatados, menos os impostos.
  • Atenção: se o valor enviado no seu informe for R$0,00 você não precisa preencher este campo de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva – apenas o campo abaixo (Bens e Direitos).

À esquerda, dentro de “Bens e direitos”, selecione o item “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)”

  • Localização (país) é o Brasil.
  • CNPJ: insira o CNPJ do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) conforme enviado no seu informe de rendimentos
  • Discriminação: Conta de Pagamento
  • Situação em 31/12/2017 e Situação em 31/12/2018: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo (valor depositado + rendimentos). Neste campo do IR, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.
  • Importante: Por enquanto não é possível receber a Restituição do Imposto de Renda na sua NuConta. Além de não estarmos na lista de instituições cadastradas pela Receita Federal, as restituições são depositadas através de DOCs – e pela NuConta é possível realizar apenas TEDs.

Lembrando que essas informações são referentes apenas à sua NuConta. Para declarar outros rendimentos o ideal é que você procure um especialista.

Se você vai declarar o Imposto de Renda pelo aplicativo:

O app “Meu Imposto de Renda”, disponibilizado pela Receita Federal, possui algumas pequenas diferenças em relação ao software para computador.

Para acessar a parte de “Bens e Direitos“, é preciso primeiro tocar em “Bens e Dívidas” e, depois, selecionar “Bens e Direitos” na hora de declarar a sua NuConta.

Depois, basta seguir as instruções de preenchimento acima.

“Preciso declarar a NuConta no Imposto de Renda?”

Ter uma NuConta não significa que você necessariamente precisa declarar o IR.

É obrigado a declarar o Imposto de Renda 2019 quem se enquadra nos critérios gerais da Receita Federal.

Ou seja: se você não for isento, deve declarar a NuConta no seu IR.

Vou pagar algum imposto ao declarar os rendimentos da NuConta?

Não. A NuConta já retém os impostos sobre os rendimentos dos clientes. Ou seja: o Imposto de Renda referente à NuConta já está pago.

É preciso, no entanto, preencher a declaração apenas para informar a Receita.

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda em relação aos rendimentos da NuConta você não será tributado novamente.

O Imposto de Renda é o momento em que o governo analisa os bens e a renda dos contribuintes – quanto eles possuem, quanto seu patrimônio cresceu, quanto sua renda mudou, o quanto gastaram, etc.

Por isso, é preciso declarar a movimentação das contas em instituições de pagamento, financeiras, investimentos, além de outras fontes de renda.

Como o dinheiro depositado na NuConta atualmente rende diariamente 100% do CDI, você pode ter a obrigação de declarar os saldos e os rendimentos líquidos conforme demonstrado no seu informe de rendimentos. Lembrando que esses rendimentos são apenas um repasse feito pelo Nubank aos seus clientes da NuConta. O repasse representa a remuneração dos títulos públicos nos quais a gente aloca os valores depositados na NuConta.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Beto Venturi
    18 de abril de 2019, 17h51
    Obrigado pelas informações
    • Otávio Paulino Pace
      13 de abril de 2019, 18h22
      Também gostaria de parabenizar pelo tutorial. Estou um pouco frustrado com outras coisas que preciso declarar no imposto renda, pois não costumam ter tutoriais decentes. Obrigado pelo serviço ótimo de vocês!
      • Regivaldo
        12 de abril de 2019, 19h47
        Se todas as instituições financeiras disponibilizassem um passo a passo igual a esse ninguém precisaria pagar para fazer a sua declaração de imposto de renda. Parabéns equipe NuBank
        • Leonor
          07 de abril de 2019, 21h45
          Parabéns, realmente as informações foram muito úteis.