Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como conseguir a cópia d...

Como conseguir a cópia de declarações antigas do IR?

Quem não possui certificado digital vai poder ter acesso à cópia da última declaração entregue à Receita Federal por meio do Dossiê Digital de Atendimento. Veja como fazer isso.

A partir do dia 10 de março, a Receita Federal disponibiliza a cópia da última Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) enviada pelo contribuinte. Quem quiser obter a sua pode fazer iss por meio do Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital), no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

O objetivo do serviço é fazer com que os contribuintes tenham acesso à declaração do ano anterior sem precisarem ir até uma unidade de atendimento presencial da Receita, respeitando assim, as medidas de combate a Covid-19 e evitando aglomerações.

Normalmente, quem faz a declaração tem uma cópia salva automaticamente no seu computador pelo programa gerador da Receita. Caso o contribuinte não encontre ela (tenha trocado de computador, por exemplo, ou perdido seus arquivos por algum motivo), conseguir a cópia da declaração anterior pode ajudar no preenchimento.

Como ter acesso à cópia da declaração antiga do IR?

Antes o serviço de cópia da declaração pelo e-CAC estava disponível somente para aqueles com certificado digital. Agora, será possível solicitar a cópia apenas com o login e senha. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal e-CAC;
  2. E depois o sistema de Processos Digitais (e-Processo);
  3. Clique em  Abrir Dossiê Digital de Atendimento;
  4. Escolha a área de concentração Cópia de Documentos DIRPF;
  5. Selecione o serviço Obter cópia da última DIRPF entregue.

Nenhum documento é necessário –  a abertura do dossiê será suficiente para a emissão da cópia da declaração. 

É importante dizer que o processo deve ser gerado em nome do titular da declaração.

A cópia da última DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) será anexada ao processo aberto e poderá ser encontrada na opção “Meus Processos”

Caso você já possua o certificado digital, é só baixar a cópia da declaração de qualquer ano pelo sistema de cópia de declarações no e-CAC. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.57

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post