Pronto! Agora é só checar seu email.
Em poucos minutos, você receberá mais informações no e-mail
Olá, seja bem-vindo à
Tudo que você precisa saber sobre este novo meio de pagamentos
(e de um jeito simples de entender).
Bancos e fintechs estão fazendo um pré-registro de quais chaves Pix seus clientes vão querer usar nas suas contas.
Já é possível preparar sua conta para usar o Pix no app do Nubank. Saiba mais aqui.
05/out
O registro efetivo das chaves Pix no Banco Central só começa aqui. Nessa fase, também já é possível gerenciar suas chaves.
Você já pode criar, editar e excluir suas chaves Pix no app do Nubank. Saiba mais aqui.
03/nov
As instituições começam a liberar todas as funcionalidades do Pix para seus clientes de forma gradual. Nesta fase, o Pix ainda não funcionará 24/7, mas todos os usuários já poderão começar a receber um Pix daqueles que já possuem acesso.
Você já pode criar, editar e excluir suas chaves Pix no app do Nubank. Saiba mais aqui.
16/nov
A partir daqui, todo mundo começa a usar.
Você já pode transferir via Pix e também criar, editar e excluir suas chaves Pix no app do Nubank. Saiba mais aqui.
O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, já está disponível para todo mundo - e aqui no Nubank, usá-lo é ainda mais simples, fácil e rápido. Nesse vídeo, o Xpeer online Caeu, fala sobre todas as funcionalidades do Pix e mostra tutoriais de como usar cada uma delas no app Nubank.
Uma maneira nova e muito mais fácil de pagar e receber dinheiro, em segundos, criada pelo Banco Central.
Transferências acontecem em até 10 segundos, para qualquer banco.
Esqueça dias úteis: transferências 24h, todo dia, incluindo feriados. Mais prático do que TED, DOC e também boleto.
Transferir e receber dinheiro na conta em segundos. Serve como alternativa mais rápida (e gratuita para pessoas físicas) do que TED e DOC. Você pode também pagar uma conta na hora, ao invés de pagar boleto, que demora até 3 dias para compensar. Ou pagar uma compra no mercado utilizando o Pix, ao invés de passar o cartão.
Leia maisÉ um apelido da sua conta: ao invés de receber dinheiro informando agência, conta, nome completo e tudo mais, você poderá receber um Pix passando só seu telefone, CPF ou e-mail. Para isso, um destes dados tem que ser cadastrado como chave. Vale reforçar que a chave é só para facilitar o processo, você não precisa criar uma para utilizar o Pix. Pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves por conta, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves.
Leia maisOs estabelecimentos comerciais poderão gerar um QR Code através do Pix para receber pagamentos. Com isso, um cliente pode fazer uma compra usando só o celular, e uma loja pode vender sem utilizar maquininha.
Leia maisQualquer pessoa, física ou jurídica, com conta em uma das instituições participantes do Pix vai poder utilizar esse meio de pagamento.
Leia maisNão. A chave dá mais agilidade ao processo e privacidade para seus dados. Agilidade porque você precisa informar só a chave (seu telefone, por exemplo) ao invés de passar seu banco, agência, conta e etc. E privacidade porque você consegue receber dinheiro sem nem ter que informar seus dados bancários.
Leia maisSim. Fazer um Pix é tão seguro quanto um TED ou DOC. O Pix também possui camadas de autenticação e criptografia, além das camadas de segurança dos próprios apps dos bancos (como senha e biometria).
Leia maisA portabilidade de chaves é como transferir o vínculo de uma chave para uma conta diferente. O usuário deve pedir, diretamente no banco para onde deseja migrar suas chaves, a portabilidade daquelas que quiser migrar. A portabilidade também pode começar quando alguém tenta cadastrar uma chave já registrada em outra conta: você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.
Leia maisPix: cai em segundos, a qualquer dia e hora, gratuito (pelo menos no Nubank). TED: cai na hora somente em dias e horários úteis, grátis no Nubank mas geralmente custa em torno de R$15 em bancos. DOC: cai somente no próximo dia útil, geralmente custa em torno de R$5 em bancos.
Leia maisCom o Pix, varejistas vão ter mais uma opção para receber pagamentos além de dinheiro físico, boleto, cartão de débito ou crédito e TED e DOC. A vantagem é que, com o Pix os pagamentos vão entrar direto na conta da empresa em poucos segundos; os custos das transações serão menores do que de outros meios de pagamento; os pagamentos vão ser diretos entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas; e ficará mais fácil controlar o fluxo de caixa com a entrada de dinheiro em tempo real na conta.
Leia maisO Pix será um meio de pagamento disponível para compras online, como é hoje o cartão de crédito, débito e boleto. Na hora de comprar, portanto, será possível escolher pagar usando o Pix ao invés das formas de pagamento já conhecidas. Tanto para quem compra quanto para quem está fazendo a venda, o Pix deve trazer vantagens como pagamento instantâneo e a qualquer momento; acessibilidade (pessoas sem cartão poderão comprar); custos mais baixos para o lojista; e pagamento recebido na hora.
Leia maisA reivindicação de chave é o processo em que alguém pede a posse de uma chave que é uma informação sua, mas foi registrada por outra pessoa. Por exemplo: um endereço de e-mail do usuário A foi registrado como chave pelo usuário B; para poder usar o seu endereço de e-mail, o usuário A reivindica a chave. É preciso comprovar a posse da chave no processo de reivindicação'.
Leia maisBom, isso não sabemos explicar. A novidade para todo mundo é a mesma: Pix, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central.
Todas as instituições com mais de 500 mil clientes devem oferecer o Pix como um meio de pagamento - essa é uma regra do Banco Central. As que tiverem um número de clientes menor podem ou não oferecer o Pix.
Leia maisPara usuários pessoa física, sim, é gratuito. Não é necessário pagar para receber ou enviar um Pix. Para empresas, vale checar se sua instituição financeira cobra pelo Pix.
Leia maisNão. Todas as funcionalidades do Pix estarão no próprio aplicativo da sua instituição financeira. Não se preocupe, pois assim que o Pix estiver disponível, você irá encontrar os recursos no app do seu banco.
Leia maisNão. Cada chave Pix (CPF, CNPJ, e-mail ou telefone) só poderá ser registrada em uma única conta. Ou seja: se você for titular de 2 contas, só poderá ter o seu CPF registrado como chave Pix em uma delas. O mesmo vale para seu CNPJ, e-mail ou telefone - a não ser que você tenha mais de um telefone e mais de um e-mail; neste caso, é possível cadastrar cada um em uma conta. Já a chave aleatória pode ser criada em todas as contas que aceitarem Pix.
Leia maisSim. Agora já é possível editar, deletar, criar novas chaves e até pedir portabilidade delas dentro do aplicativo da sua instituição.
Leia maisA chave aleatória é uma sequência de letras e números gerada pelo sistema do Banco Central que fica vinculada à sua conta. Você pode gerar uma chave aleatória caso não queira compartilhar nenhuma de suas outras chaves registradas para preservar sua privacidade, quando achar necessário.
Leia maisTodas as chaves são igualmente seguras. A vantagem de poder cadastrar diversas chaves é que você pode decidir com quem vai compartilhar cada uma - por exemplo: você pode compartilhar seu telefone ou e-mail cadastrados como chave com amigos, e a chave aleatória com desconhecidos.
Leia maisOs usuários pessoa jurídica do Pix poderão ser cobrados pelas instituições. Ainda não se sabe o valor, mas, de forma geral, o Pix será mais barato que os demais meios de pagamentos. No Nubank, o Pix será de graça também para empresas - não vamos cobrar tarifas.
Leia maisAlém de um custo mais baixo do que os demais meios de pagamentos, as empresas que usarem o Pix vão receber de forma instantânea, em segundos - sem essa de precisar esperar alguns dias para receber. Também poderão pagar funcionários e impostos do governo usando o Pix.
Leia maisPara sua empresa usar o Pix, você pode adicionar as chaves da mesma maneira que é feito para pessoas físicas. Pessoas jurídicas podem registrar até 20 chaves do Pix por conta que utilizarem. Só lembre-se: a chave tem que ser diferente da que você usa para pessoa física.
Leia maisBaixe os logos e visuais do Pix, fornecidos pelo Banco Central
AcessarAssista ao anúncio do Pix em coletiva de imprensa do Banco Central
AcessarVeja o manual do Banco Central de Padrões para Iniciação do Pix
AcessarVeja o manual do Banco Central de Fluxos do Processo de Efetivação do Pix
AcessarConfira os Requisitos Mínimos para a Experiência do Usuário estabelecidos pelo Banco Central
Acessar