Pular navegação

Pagamento por aproximação com Nubank: agora é possível usar o cartão nos ônibus de São Paulo

Prefeitura começou a testar nova função e clientes do roxinho poderão utilizar o cartão direto na catraca. Saiba mais detalhes dessa novidade.

Mão esquerda de uma mulher com uma pulseira de pérolas segurando um cartão do Nubank em primeiro plano, ao fundo em um plano desfocado várias bicicletas enfileiradas no chão e uma bicicleta pendurada na parede.

O Nubank nasceu para simplificar a vida financeira das pessoas. Temos um atendimento incrível e investimos muito em tecnologia para ajudar nossos clientes a economizarem tempo e ganharem mais praticidade no dia a dia. 

Por isso, hoje, estamos felizes em dividir mais uma novidade: clientes Nubank poderão pagar passagens de ônibus na cidade de São Paulo usando o cartão roxinho direto na catraca. 

Esqueceu de recarregar o bilhete único? Está sem troco? Não se preocupe: basta usar o cartão Nubank para liberar a sua viagem.

A prefeitura de São Paulo começou a testar em algumas linhas e veículos específicos o pagamento por aproximação. Com ela, basta aproximar o seu cartão Nubank do leitor para liberar a catraca. 

O processo é exatamente igual ao utilizado para pagamentos com a tecnologia contactless, na qual não é preciso inserir o cartão na maquininha. 

Como pagar o ônibus com o Nubank?

Para clientes do cartão de crédito do Nubank, o valor da tarifa de ônibus será debitada do limite e irá aparecer diretamente na fatura, sem nenhum custo adicional por isso. 

Clientes com a função débito também poderão utilizar o pagamento por aproximação. Basta ter saldo disponível na conta do Nubank - a conta digital do Nubank - para que a transação seja realizada.

Como os aparelhos dos ônibus que vão ler seu cartão para fazer a cobrança não oferecem a possibilidade de escolha entre função débito ou crédito, a transação será feita na opção "padrão" do seu roxinho.

Assim que um cliente recebe o cartão, essa opção padrão é o crédito. Mas, caso o usuário não tenha feito nenhuma transação usando o crédito, a passagem será cobrada na função débito. Ou seja, sua compra no transporte público será debitada da Nuconta.

Quem escolher pagar usando o contactless não vai precisar comprar ou recarregar o bilhete. Assim, o usuário ganha tempo na hora do embarque. 

Nesse primeiro momento, não será possível alterar esse padrão. Mas nossa equipe de engenharia já está trabalhando para possibilitar essas trocas!

É importante ressaltar que, neste momento, não haverá integração com  metrô e outros ônibus, como acontece com o bilhete único. Toda vez que o usuário passar pela catraca, o valor real da passagem será debitado do limite do seu cartão de crédito ou da NuConta.

Em quais ônibus é possível pagar com o Nubank contactless?

O pagamento por aproximação nos ônibus de São Paulo começou a ser testado agora pela prefeitura da cidade - portanto, apenas algumas linhas contam com ônibus equipados com a tecnologia. No entanto, vale dizer que esse sistema já é realidade em todas as linhas de ônibus de Jundiaí. 

Por enquanto, na capital paulista, o projeto inclui 12 linhas de ônibus. Todos os veículos que permitirem pagar a tarifa usando o cartão por aproximação terão um adesivo de identificação, como esse abaixo.

Adesivo Porta - contactless em ônibus

Quer saber mais sobre a tecnologia contactless, que permite pagamentos por aproximação, sem precisar inserir o cartão na maquininha? Clique aqui.

Confira a tabela com a lista de ônibus participantes:

Vale prestar atenção pois, no transporte público, o pagamento por aproximação pode acontecer mesmo com a funcionalidade bloqueada.Isso acontece por causa do  próprio sistema das catracas, que é liberada mesmo se a transação for recusada - e, com isso, é enviada uma cobrança de compra online.

Se isso acontecer com você, entre em contato com o nosso atendimento que nosso time vai te ajudar a resolver a situação.

Leia também:

Pergunte ao Nubank: Contactless é seguro?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.