Início Seu Dinheiro Carnaval: cuidados com s...

Carnaval: cuidados com seu cartão de crédito na folia

Vai pro bloco? Fique de olho nos golpes aplicados em meio à muvuca.

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano. Para aproveitá-lo até o fim vale ter alguns cuidados com seu cartão de crédito e evitar problemas bem no meio da folia.

Grandes aglomerações, como blocos de rua, shows e festas, podem atrair golpistas – e eles usam diferentes estratégias em meio à multidão.

Por isso, fique atento a alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos foliões:

1. Cartão furtado ou perdido no meio do Carnaval

Essa dica é básica: mantenha seu cartão de crédito em um lugar seguro. Evite bolsas e mochilas muito grandes. Dê preferência a tudo que tenha zíper e possa ser carregado junto ao corpo (como pochetes. Aproveite: elas estão em alta de novo).

Perdi meu cartão. E agora?

A primeira coisa a fazer é ligar para a sua operadora e bloquear o cartão.

Cliente Nubank pode fazer o bloqueio pelo próprio aplicativo do celular em segundos. Se estiver sem o seu celular, pegue um telefone emprestado, ligue para o Nubank e solicite o bloqueio.

2. Senhas roubadas com uma espiadinha

Um golpe bem comum durante a época de festas é ficar de olho na senha digitada na hora de passar a compra na maquininha.

Tome cuidado ao pagar suas compras em qualquer estabelecimento, barraca, tenda ou quiosque durante as festas. Não deixe que outras pessoas vejam o que você está digitando

3. Senhas roubadas na hora da digitação

Fique atento antes de sair digitando a senha.

Alguns vendedores mal intencionados podem se aproveitar da pressa ou distração dos foliões para induzir você a digitar a senha antes da hora.

Tenha certeza de que você está realmente na parte de finalização da compra – quando a maquininha do cartão pede a senha, e não em alguma outra etapa.

4. Valor errado na maquininha

Novamente, esse é um golpe aplicado por vendedores ou prestadores de serviço mal intencionados: eles podem se aproveitar da distração das pessoas e inserir na maquininha um valor muito maior do que o que o cliente realmente tem que pagar.

Por exemplo, inserir um 0 a mais em uma compra de R$100,00 faz com que ela se transforme em um gasto de R$1.000,00

Por isso, preste atenção ao valor antes de digitar a senha.

5. Cartão trocado na hora de pagar

De nada adianta ter apenas a senha de um cartão – por isso, os golpistas também vão atrás dos números do cartão ou do próprio cartão físico.

Além de furtos no meio da multidão, um golpe comum é trocar o cartão dos clientes na hora da compra. Na distração, muita gente não confere se está recebendo de volta o seu cartão ou um outro qualquer.

A dica é: não dê o cartão na mão de vendedores. Prefira passar você mesmo o seu cartão na maquininha.

Outra dica, válida para quem for pular blocos de rua, é colar um adesivo no cartão – na parte longe do chip. Um detalhe como esse pode te ajudar a enxergar, de cara, se o cartão certo está voltando para as suas mãos.  

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Adorável
    01 de março de 2019, 07h47
    As dicas são extremamente válidas e vão ajudar muito. Obrigada mais uma vez, bbs ❤️
    • Newtinho
      01 de março de 2019, 06h39
      Uma ótima dica tbm séria, cobrir com um adesivo não transparente o código CVV para que pessoas má intencionadas não possam visualizar e usarem com compras na internet.
      • Sergio
        01 de março de 2019, 03h46
        Equipe Nu sempre de parabéns!
        • Nino
          28 de fevereiro de 2019, 23h46
          Nubank, sempre fazendo parte de nossas vidas. Preucupado com nossos clientes. Valeu Nu!