O Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano. Mesmo que a programação para 2022 não seja tradicional, com grandes blocos e desfiles populares tomando as ruas do país, muitas cidades liberaram festas privadas – desde que obedeçam às regras de limite máximo de ocupação e sigam medidas sanitárias (como o uso de máscaras e a exigência do passaporte da vacina contra a Covid-19 na entrada dos eventos).
Essas festas menores ainda podem atrair golpistas — e eles usam diferentes estratégias em meio à multidão. Se você for participar de algum evento e deseja aproveitá-la até o fim, vale ter alguns cuidados com seu cartão de crédito e evitar problemas no meio da diversão.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.Por isso, fique atento a alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelos foliões:
1. Cartão furtado ou perdido no meio do Carnaval
Essa dica é básica: mantenha seu cartão de crédito em um lugar seguro. Evite bolsas e mochilas muito grandes. Dê preferência a tudo que tenha zíper e possa ser carregado junto ao corpo (como pochetes. Aproveite: elas estão em alta de novo).
Perdi meu cartão. E agora?
A primeira coisa a fazer é ligar para a sua operadora e bloquear o cartão.
Cliente Nubank pode fazer o bloqueio pelo próprio aplicativo do celular em segundos. Se estiver sem o seu celular, pegue um telefone emprestado, ligue para o Nubank e solicite o bloqueio.
2. Senhas roubadas com uma espiadinha
Um golpe bem comum durante a época de festas é ficar de olho na senha digitada na hora de passar a compra na maquininha.
Tome cuidado ao pagar suas compras em qualquer estabelecimento, barraca, tenda ou quiosque durante as festas. Não deixe que outras pessoas vejam o que você está digitando
3. Senhas roubadas na hora da digitação
Fique atento antes de sair digitando a senha.
Alguns vendedores mal intencionados podem se aproveitar da pressa ou distração dos foliões para induzir você a digitar a senha antes da hora.
Tenha certeza de que você está realmente na parte de finalização da compra – quando a maquininha do cartão pede a senha, e não em alguma outra etapa.
4. Valor errado na maquininha
Novamente, esse é um golpe aplicado por vendedores ou prestadores de serviço mal intencionados: eles podem se aproveitar da distração das pessoas e inserir na maquininha um valor muito maior do que o que o cliente realmente tem que pagar.
Por exemplo, inserir um 0 a mais em uma compra de R$100,00 faz com que ela se transforme em um gasto de R$1.000,00
Por isso, preste atenção ao valor antes de digitar a senha.
5. Cartão trocado na hora de pagar
De nada adianta ter apenas a senha de um cartão – por isso, os golpistas também vão atrás dos números do cartão ou do próprio cartão físico.
Além de furtos no meio da multidão, um golpe comum é trocar o cartão dos clientes na hora da compra. Na distração, muita gente não confere se está recebendo de volta o seu cartão ou um outro qualquer.
A dica é: não dê o cartão na mão de vendedores. Prefira passar você mesmo o seu cartão na maquininha.
Outra dica, válida para quem for pular blocos de rua, é colar um adesivo no cartão – na parte longe do chip. Um detalhe como esse pode te ajudar a enxergar, de cara, se o cartão certo está voltando para as suas mãos.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}