Pular navegação

Cachorros no escritório: o que eles têm a ver com a cultura do Nubank?

O ambiente que a gente cria reflete e reforça nossos valores.

Cobasi agora é parceira do Nubank Rewards: Foto de um cachorro cinza, peludinho, com uma bandana Nubank roxa amarrada no pescoço

"É verdade que, no Nubank, as pessoas trabalham de bermuda e podem trazer seus pets para o escritório?

Essa pergunta é bastante comum quando fazemos eventos de recrutamento ou recebemos candidatos interessados em trabalhar com a gente - e a resposta é sim: não temos regras de vestimenta e, quem quiser, pode trazer seu cachorro ou gato para o Nubank.

No entanto, vale explicar o que está por trás da decisão de deixar de lado a formalidade.

Duas jovens conversando, cada uma fazendo carinho em um cachorro. Uma delas está sentada em uma cadeira, em frente ao computador, com o cachorro no colo. A outra está no chão, fazendo carinho em outro cachorro
Levar cachorros para o trabalho faz parte da cultura do Nubank. Na foto, os pets Ash e Pina estão batendo um papo.

À primeira vista, esse tipo de política têm tudo a ver com criar um ambiente mais casual - e é verdade. São muitas as empresas que, hoje em dia, já aboliram o dress code formal para tornar a experiência de todos mais agradável no dia a dia.

Aqui no Nubank, no entanto, oferecer essas e outras facilidades é também uma forma de colocar em prática os nossos valores e a nossa cultura. Mais do que isso: a liberdade que as pessoas têm aqui dentro reforça esses mesmos valores que a gente tanto preza.

As vantagens de trazer o pet para o trabalho

Cachorro filhote sentado em sua caminha, sobre uma mesa de trabalho
A pequena Thea ainda é filhote, mas já fica de olho em tudo o que acontece na mesa.

Um dos nossos valores, por exemplo, é we act like owners - nós agimos como donos.

No Nubank, esperamos que todos tenham atitude e responsabilidade na hora de tomar decisões. Dar a liberdade para trazer os pets, por exemplo, é um benefício atrelado a uma série de cuidados: é preciso ser responsável pelo seu animalzinho e seguir as recomendações básicas de segurança e de convivência com os outros colegas.

Duas mulheres em uma sala de reunião, com portas de vidro. Cada uma delas está com um cachorro no colo
Os pets podem participar das reuniões - se quiserem. Na foto, a Thea aproveita um colo enquanto os humanos trabalham.

Se o seu cachorro não está acostumado a conviver com muitos humanos, se está doente, com vacinas em atraso e principalmente, se algum colega não está confortável com a presença do pet, é preciso repensar a decisão de trazê-lo.

Claro, a gente também acredita em outros efeitos positivos de ter animais no escritório.

A produtividade, por exemplo, aumenta. Em primeiro lugar, porque as pessoas podem vir ao trabalho sem se preocupar com o amiguinho que ficou em casa. Em segundo, muitas vezes o pet ajuda a criar conexões entre pessoas que nunca haviam se falado antes.

Novas interações rendem novas conversas e, muitas vezes, novas soluções para problemas que a gente está tentando solucionar.

Cachorro bocejando sentado em cima de uma mesa
A produtividade dos humanos aumenta - mas muitos pets, como a Maple, só pensam em descansar no Nu

Trazer o pet para o trabalho também cria um ambiente mais leve. Em alguns casos, o carinho pelos doguinhos é tão grande que eles se tornam membros das equipes.

Gato preto com uma bandana roxa do Nubank no pescoço
Nutella, plena, sentada em uma poltrona do Nubank.

Simplificar a vida das pessoas começa pelo nosso escritório

Já a questão das roupas (ou o fato de não termos um dress code) está conectado a outro valor: we build strong and diverse teams, nós construímos times fortes e diversos.

No Nubank, respeitamos os indivíduos pelo o que são - sua essência, sua personalidade, sua história, seu estilo. Não ter um padrão de roupa permite que cada um possa se expressar de forma única e não tenha que se preocupar em seguir um código formal de roupas.

Jovem sentada em um terraço com dois cachorros ao seu lado
Théo e Channel no terraço do Nubank

Simplificar o dia a dia é também um dos nossos valores: we fight complexity to empower people - nós lutamos contra a complexidade para empoderar as pessoas. E precisamos começar cortando do dia a dia dos nossos funcionários as burocracias que não fazem sentido - e o bom senso sempre prevalece nas escolhas de cada um.

Vale lembrar, claro, que nenhuma política funciona de forma isolada. Trazer animais de estimação para o trabalho ou permitir que as pessoas trabalhem de bermuda são parte de uma série de escolhas que ajudam a fortalecer a nossa cultura.

A forma como a gente organiza o escritório, a maneira como recebemos os novos funcionários e a liberdade que damos para eles dentro do ambiente de trabalho são exemplos de ações que refletem aquilo que a gente acredita - e é por isso que elas funcionam.

Cachorro branco deitado ao pé de uma porta de vidro. Ao fundo, pessoas sentadas em uma mesa de reunião
Cake, a guardiã das reuniões.
https://www.youtube.com/shorts/YVvgJ8xI9Po

Quer se juntar ao nosso time? Acesse a nossa plataforma de vagas e siga a gente no LinkedIn.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.