Pular navegação

"Auxílio emergencial em processamento": o que isso significa?

Saiba por que essa mensagem aparece apenas para algumas pessoas cadastradas e como isso interfere no pagamento do auxílio emergencial 2021

O auxílio emergencial 2021 começou oficialmente a ser pago no dia 6 de abril. No entanto, ao entrar no aplicativo Caixa Tem, muitas pessoas se deparam com a mensagem “auxílio emergencial em processamento” e ficam sem saber se foram aprovadas para o benefício ou não.

De acordo com a Dataprev, empresa que processa os dados para o Governo Federal, o status "em processamento" significa que o requerimento do benefício foi retido pelo Ministério da Cidadania para comparação com dados mais atuais. Em outras palavras, o auxílio daquela pessoa está passando por um novo processo de avaliação que cruza informações anteriores com dados mais recentes.

“Serão utilizados os cadastros com informações mais recentes, sobretudo considerando a possibilidade de perda de emprego e renda em meio à pandemia”, esclarece nota do Ministério da Cidadania.

"Mas como isso afeta o meu pagamento do auxílio"?

Os trabalhadores que tiverem esse status no sistema ainda podem ser selecionados para receber o auxílio, porém, isso só vai acontecer depois que a Dataprev encerrar o processamento desses novos dados.

A previsão do Ministério da Cidadania é que o processamento seja concluído até hoje, dia 09 de abril. Para os beneficiários do Bolsa Família, a expectativa é que a análise seja concluída na segunda-feira, 12 de abril. 

E por que essa reavaliação está acontecendo?

O auxílio emergencial 2021 teve algumas mudanças significativas em relação à "versão" de 2020 – foram aplicados novos filtros que diminuíram o alcance do benefício, como a impossibilidade de que mais de uma pessoa da mesma família receba o auxílio emergencial.

Ou seja, menos pessoas podem receber o auxílio emergencial em 2021 do que em 2020.

Como esses novos critérios, outros dados estão sendo analisados até o momento para a aprovação do benefício.

Veja aqui os critérios para ser elegível ao auxílio emergencial 2021

Não foi aprovado? Saiba como contestar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.