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Atualização do app Nubank: os bastidores dos textos dos nossos releases

Entenda como são feitos os textos sobre as atualizações do nosso aplicativo. Spoiler: eles ganharam até uma página no Twitter.

“Sabe quando você corta o cabelo e ninguém repara? Bom, a gente não quer correr esse risco.”

Esse texto poderia facilmente estampar uma campanha publicitária. Poderia, até, estar num comercial de TV com um narrador com voz rouca. Mas não está.

Na verdade, esse é o começo do texto de uma atualização do app do Nubank – aquela breve descrição contando o que mudou na última versão do aplicativo, sabe?

Geralmente, as empresas escrevem de forma bem técnica o que mudou no app e pronto. Mas no Nubank não poderia ser assim. Colocamos nosso jeitinho nesses textos e as pessoas começaram a notar – inclusive, criaram uma página no Twitter para homenagear nossas criações.

Para você que ama os textos dos releases do Nubank e fica curioso para saber os bastidores, chegou sua hora!

O que são os releases do Nubank?

O Nubank tem como propósito lutar contra a complexidade do mercado financeiro para empoderar as pessoas. Para isso, desenvolvemos produtos 100% digitais que podem ser controlados pelo aplicativo.

Ou seja: o app é extremamente importante para nós e para os nossos clientes. Por isso, nossos times de engenharia, produto e design estão constantemente buscando formas de evoluir a experiência do usuário no aplicativo.

Como consequência, vira e mexe temos atualizações do app para fazer – os chamados releases. Quando isso acontece e lançamos uma nova versão do app do Nubank, precisamos explicar o que mudou.

É aí que entra nosso maravilhoso time criativo – que em menos de 500 caracteres têm de contar as novidades de um jeito divertido e descomplicado. Um jeito que só o Nubank sabe fazer.

Como são feitos os textos?

Tudo começa com o time de engenharia. Afinal, são eles que colocam as atualizações em produção e avisam, quinzenalmente, o time de copywriters quais são as mudanças.

Gabriel Barbeiro, Luiz Paccillo, Arthur Lobão e Pedro Chammé: os copywriters do Nubank

No Nubank, os copywriters (também chamados de redatores) são as mentes por trás dos textos que você vê em campanhas, anúncios e alguns posts nas redes sociais, por exemplo. São eles, também, que fazem a mágica acontecer quando a engenharia avisa quais são as atualizações do app.

“Como a gente fala sobre manutenção de um jeito engraçado?”, pergunta Gabriel Barbeiro, copywriter do Nubank. “Geralmente pensamos em coisas da vida, tipo cortar o cabelo, cozinhar, enfeitar o caderno da escola. Tentamos não repetir assuntos, mas está ficando cada vez mais difícil”, brinca.

Para saber se o texto está pronto, Gabriel usa uma técnica infalível: “leio o texto para o colega do lado. Se ele rir é porque está bom”. 

Mas quem vê esses textos engraçadinhos hoje, com uma linguagem própria, talvez nem imagine que não foi sempre assim.

“As pessoas estão acostumadas com textos padronizados”, conta Arthur Lobão, copywriter do Nu. “Mas a gente queria fazer algo com a nossa voz, por isso paramos, estudamos o formato e, a partir daí, começamos a brincar com música, poema, citação…”

Segundo Lobão, as pessoas costumam esperar textos de release mais técnicos, por isso os do Nubank chamam tanto a atenção. “Continuamos entregando as informações tecnicamente corretas, mas fazemos isso de um jeito muito mais humano, muito mais Nu”, comenta.

Curiosidades sobre os releases do Nubank

Além de informar os usuários sobre as mudanças no app, os textos dos releases também rendem boas histórias. 

Gabriel, por exemplo, nem imaginava que o texto de uma atualização fosse terminar com nosso time de atendimento, os Xpeers, avisando que estavam chegando muitas fotos de clientes mostrando o novo corte de cabelo. 

“Não sabia que as pessoas engajavam tanto com esses textos, por isso escrevi, só de brincadeira, para as pessoas enviarem fotos do corte novo para nosso email de atendimento”, conta Gabriel. “Até que os Xpeers começaram a mandar mensagem dizendo que estavam chegando muitos emails do tipo”, lembra.

Não para por aí. Temos leitores tão assíduos dos nossos releases que criamos um dia para eles.

“Foi uma ideia que tivemos e que os leitores começaram a nos cobrar”, diz Lobão. “Então batizamos dia 29 de março como o Dia do Leitor de Release. Foi um sucesso!”

Para se ter uma ideia, até criaram uma página no Twitter para compartilhar todos os nossos releases. É ou não é muito amor?

Se você já é nosso leitor, continuaremos colocando nossos corações e nossas melhores tiradas nos textos dos releases para te fazer feliz. Se você ainda não é, sempre é hora de começar! <3

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