Pular navegação

Como ativar ou bloquear o cartão virtual Nubank?

Gerenciar seu cartão virtual Nubank é simples e rápido – e você pode, inclusive, ter mais de um. Saiba como ativar, apagar ou bloquear pelo app.

Vista das costas de uma mulher negra sentada de pernas cruzadas, com um celular na mão direita e visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, com sua mão esquerda segura uma bolinha de tênis roxa, ao fundo e desfocado um cachorro de pequeno porte sentado no chão olhando para a bolinha.

Descomplicar a vida financeira das pessoas é uma das missões do Nubank desde o seu surgimento, em 2013. Hoje, com mais de 90 milhões de clientes, seguimos em busca de oferecer mais praticidade e segurança a partir de produtos e serviços simples de usar – como o Cartão Virtual do Nubank

Com ele, fazer compras online fica mais fácil e seguro, além de garantir o controle das suas finanças mesmo sem ter o cartão físico. O cartão virtual também pode ser adicionado às carteiras digitais – tudo pelo aplicativo do Nu.  

O cartão virtual funciona como um outro cartão, conectado à mesma fatura e limite, porém com número e código de segurança diferentes. Você pode, inclusive, criar mais de um pelo app. Assim, você tem mais autonomia para administrar suas compras.

Saiba tudo sobre o Cartão Virtual Nubank aqui.

Para começar a usar um cartão virtual, basta ativá-lo no app. E, caso não queira mais utilizar um certo cartão por suspeita de fraude ou qualquer outro motivo, é só bloquear também pelo aplicativo. 

Abaixo, descubra como ativar ou bloquear seu Cartão Virtual Nubank.

Como ativar o cartão virtual Nubank?

Para ativar o seu primeiro cartão virtual, basta seguir este passo a passo:

  • Na tela inicial, na área Meus cartões, clique em “+ Criar cartão virtual”;
  • Leia as informações e toque no botão “Criar cartão virtual”;
  • Dê um nome para o seu cartão. Você pode chamar pelo nome de uma plataforma de streaming, se for usar para esse propósito, por exemplo; 
  • Clique novamente em “Criar cartão virtual”;
  • Digite sua senha de 4 dígitos e pronto!

Como ter acesso aos dados do Cartão Virtual Nubank?

Para ter acesso às informações do cartão, toque em “Acessar cartão virtual” e digite sua senha de 4 dígitos. Os dados como número do cartão, nome do titular, data de vencimento e código de segurança (CVV) aparecerão na tela.

Para mais comodidade, é possível usar o botão "copiar" – na linha em que ficam os números do cartão – para colar em um site ou aplicativo de compras. 

Clientes aprovados para o cartão Nubank com a função crédito devem aguardar até 4 dias após a aprovação para gerar o primeiro cartão virtual. Para saber se a opção já está disponível para você, basta acompanhar pelo app.

Já clientes que tenham somente a função débito do cartão podem criar cartões virtuais assim que forem aprovados.

O cartão virtual pode ser usado para qualquer tipo de pagamento online – sites, aplicativos e serviços digitais. Ele não é descartável. Ou seja, é possível usar o número e as informações dele para cadastros em sites e apps para pagamentos do cotidiano.

Além disso, ele também pode ser usado em compras presenciais, se o cartão for adicionado a alguma carteira digital, como Apple Pay e Google Pay, e o cliente tiver um celular com tecnologia NFC.

Em caso de problemas com o cartão físico (como roubo ou perda), o cartão virtual continua funcionando normalmente.

O cartão virtual é desbloqueado em até 4 dias depois que o cliente tem seu cadastro finalizado e aprovado com sucesso. Fique de olho no app para saber quando ele estiver disponível.

Como apagar ou bloquear o cartão virtual Nubank?

Se você tiver colocado as informações do cartão virtual em um site não muito confiável, compartilhado com alguém ou teve as informações roubadas, é fácil apagar ou bloquear a versão virtual do cartão.

Apagar um cartão virtual Nubank

Para apagar a versão virtual do seu cartão, é só fazer o seguinte:

  • Na tela inicial do app, toque em "Meus cartões";
  • Selecione seu cartão virtual que deseja apagar;
  • Digite a senha de 4 dígitos; 
  • Vá em "Configurar";
  • Em seguida, toque em "Excluir cartão virtual" e, depois, em "Excluir" para confirmar a ação; 
  • Digite a senha novamente e pronto!

Vale lembrar que você não precisa apagar o cartão sempre que usá-lo em compras. Faça isso apenas quando identificar algum risco.

Caso escolha excluir um cartão virtual, você receberá um e-mail com uma lista completa das transações feitas nele, para te ajudar a identificar qualquer problema. 

Bloquear um cartão virtual Nubank

Se quiser bloquear o cartão, basta clicar em "Meus cartões" e seguir as etapas:

  • Clique no cartão virtual que deseja bloquear;
  • Insira a senha de 4 dígitos;
  • Toque em “Bloquear” e, novamente em “Bloquear”;
  • Digite a senha de 4 dígitos e pronto!

Para desbloquear, é só seguir o mesmo caminho, porém, clicando na opção “Desbloquear”

Como ter mais de um cartão virtual ao mesmo tempo?

Ter mais de um cartão virtual aumenta a conveniência e a segurança que nossos clientes têm ao fazer compras (online ou por aproximação em lojas físicas).

Você pode criar um cartão que será usado para cadastros em sites e aplicativos de uso frequente, como carteiras digitais, assinaturas e serviços de streaming, delivery ou transporte.

Para compras que não acontecem sempre, ou seja, em que você só vai comprar uma vez, é possível criar um cartão virtual e deletar após o uso.

O procedimento é o mesmo citado mais acima, e pode ser feito em alguns segundos pelo próprio aplicativo:

  1. Na tela inicial, na área Meus cartões, clique em "+ Criar cartão virtual";
  2. Leia as informações e toque no botão "Criar cartão virtual";
  3. Dê um nome para o seu cartão e clique novamente em "Criar cartão virtual";
  4. Digite sua senha de 4 dígitos e pronto! 
https://www.youtube.com/watch?v=U5wVgUoBGsI

Como funciona o Cartão Virtual Temporário do Nubank?

Você pode criar um cartão virtual temporário no app do Nubank e efetuar compras com esse cartão, que expira em 24 horas. Nesse período, o cliente pode fazer quantas transações quiser – e só é permitido ter um cartão virtual temporário por vez.

Leia também: 

Para que serve o cartão de crédito virtual?

Carteira digital é segura? Saiba quais cuidados tomar

Como fazer pagamento por aproximação com o celular?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.