Pular navegação

#AsteriscoNão: o manifesto completo do Nubank

Leia a nossa carta aberta pelo fim das letras miúdas e dos asteriscos que escondem informações dos clientes.

Fundo branco com texto preto cortado "carta aberta pela verdade"
No dia da mentira, comemorado em 1o de Abril, o Nubank propõe algo diferente: queremos que as marcas se comprometam a parar com meias-verdades e asteriscos na sua comunicação. É o movimento #AsteriscoNão.
Pedimos nas redes sociais que as pessoas marcassem empresas e instituições que gostariam de ver aderindo a esse movimento.
Em nome da transparência, um valor tão importante para a gente, também fizemos uma revisão de todas as nossas peças. Falamos sobre todas as vezes em que usamos o asterisco no passado – mesmo sem a intenção de esconder algo dos clientes – e criamos um guia aberto sobre quando a gente acredita que vale ou não usar esse recurso da gramática. O #AsteriscoNão é um movimento para tirar o “jeitinho” e as meias palavras da comunicação das marcas. A gente se compromete a continuar, sempre, nessa luta. Abaixo, veja o nosso manifesto completo.

#AsteriscoNão: o manifesto

Manifesto AsteriscoNão do Nubank

No Dia da Mentira, uma carta aberta pela verdade

Precisamos falar do que as marcas têm disfarçado por todo esse tempo. Aquelas letrinhas camufladas nas propagandas. E principalmente do símbolo que é usado para esconder o que elas dizem: os asteriscos. Eles sempre aparecem juntos de benefícios grandiosos. Ilimitado*. Taxa Zero*. Free*. E, lá embaixo, a verdade. Ou melhor, a parte da verdade que é menos interessante. Os poréns. “É por tempo limitado”, “Somente gastando acima de R$100”. Dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. Mas todo dia parece um pouco 1º de abril quando marcas usam esse recurso. Vão dizer por aí que fazer isso não é mentir. Mas, para nós, isso também não é dizer toda a verdade. Por isso, convidamos toda e qualquer marca a abolir de vez o uso desses asteriscos. Acreditamos que é possível colocar isso em prática. E falamos como em sou.nu/asterisconao Então, se você conhece alguma empresa que deveria fazer parte desse movimento, marque o @ dela aqui nos comentários. Viu asteriscos por aí? Proteste com #AsteriscoNão Nesse dia da mentira, vamos fazer um movimento pela verdade.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.