Início O Nubank #AsteriscoNão: o manife...

#AsteriscoNão: o manifesto completo do Nubank

Leia a nossa carta aberta pelo fim das letras miúdas e dos asteriscos que escondem informações dos clientes.

No dia da mentira, comemorado em 1o de Abril, o Nubank propõe algo diferente: queremos que as marcas se comprometam a parar com meias-verdades e asteriscos na sua comunicação. É o movimento #AsteriscoNão.

Pedimos nas redes sociais que as pessoas marcassem empresas e instituições que gostariam de ver aderindo a esse movimento.

Em nome da transparência, um valor tão importante para a gente, também fizemos uma revisão de todas as nossas peças. Falamos sobre todas as vezes em que usamos o asterisco no passado – mesmo sem a intenção de esconder algo dos clientes – e criamos um guia aberto sobre quando a gente acredita que vale ou não usar esse recurso da gramática.

O #AsteriscoNão é um movimento para tirar o “jeitinho” e as meias palavras da comunicação das marcas. A gente se compromete a continuar, sempre, nessa luta.

Abaixo, veja o nosso manifesto completo.

#AsteriscoNão: o manifesto

No Dia da Mentira, uma carta aberta pela verdade

Precisamos falar do que as marcas têm disfarçado por todo esse tempo. Aquelas letrinhas camufladas nas propagandas. E principalmente do símbolo que é usado para esconder o que elas dizem: os asteriscos.

Eles sempre aparecem juntos de benefícios grandiosos.

Ilimitado*.

Taxa Zero*.

Free*.

E, lá embaixo, a verdade.

Ou melhor, a parte da verdade que é menos interessante. Os poréns. “É por tempo limitado”, “Somente gastando acima de R$100”.

Dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. Mas todo dia parece um pouco 1º de abril quando marcas usam esse recurso.

Vão dizer por aí que fazer isso não é mentir. Mas, para nós, isso também não é dizer toda a verdade.

Por isso, convidamos toda e qualquer marca a abolir de vez o uso desses asteriscos. Acreditamos que é possível colocar isso em prática. E falamos como em sou.nu/asterisconao

Então, se você conhece alguma empresa que deveria fazer parte desse movimento, marque o @ dela aqui nos comentários.

Viu asteriscos por aí? Proteste com #AsteriscoNão

Nesse dia da mentira, vamos fazer um movimento pela verdade.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter