Pular navegação

Para além do coronavírus: o que mais aconteceu nesta semana? | Parte 4

Homens no espaço, árvores e a poluição sonora, ópera em casa. Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

além do coronavírus: Homens no espaço, árvores e a poluição sonora, ópera em casa. Vem ver fatos e notícias que você pode ter perdido em meio à cobertura do novo coronavírus.

Depois de algumas semanas de distanciamento físico, o conceito de tempo começa a ficar mais relativo. Algumas pessoas, inclusive, já nem sabem mais se é segunda, quinta ou domingo. E está tudo bem não saber….

Enquanto isso, que tal ver o que aconteceu nesta semana para além do novo coronavírus?

Homens ao espaço

Dizem que uma boa forma de encarar problemas é colocá-los em perspectiva. Será, então, que olhar a Terra lá do espaço muda a forma de ver tudo o que está acontecendo por aqui?

Talvez três astronautas que foram lançados ao espaço ontem ajudem a responder essa pergunta.

Eles partiram do Cazaquistão à bordo da nave russa Soyuz em direção à Estação Espacial Internacional. Lá, eles vão encontrar outros três astronautas que estão vivendo e trabalhando em órbita.

No vídeo abaixo dá para conferir o momento em que a nave é lançada ao espaço.

https://www.youtube.com/watch?v=erfXf08tuFg

Enquanto isso, 2 milhões de anos atrás…

Sabe aquela famosa imagem da linha de "evolução" humana, dando a entender que uma espécie veio logo após a outra? Bom, há anos sabe-se que isso não foi bem assim – e mais um estudo mostra que essa visão linear não estava exatamente certa.

Uma pesquisa publicada na revista Science mostrou que, 2 milhões de anos atrás, três diferentes espécies de hominídeos (humanos e seus ancestrais) viviam juntas na região da África do Sul. 

As três espécies pertenciam aos gêneros Australopithecus (o grupo da famosa Lucy), Paranthropus e Homo (da qual se origina o Homo Sapiens, nossa espécie).

Máscaras que não tampam a boca

Para se proteger do novo coronavírus, uma das recomendações é usar máscaras que escondem o nariz e a boca. Acontece que muitas pessoas surdas usam a leitura labial para se comunicar.

Foi pensando nisso que a americana Ashley Lawrence, de 21 anos, que estuda educação para surdos na Eastern Kentucky University, nos Estados Unidos, começou a produzir máscaras com transparência na região da boca.

Inicialmente, as máscaras foram distribuídas entre médicos, mas depois passaram a ser comercializadas com outras pessoas interessadas. 

https://www.instagram.com/p/B-aQRQDJkPb/?utm_source=ig_web_copy_link

Ai que barulho!

Já parou para observar quanto uma cidade pode ser barulhenta? Carros, buzinas, caminhões, ônibus, pessoas falando… A boa notícia é que existe um jeito simples de diminuir essa poluição sonora.

Um estudo publicado na revista Applied Acoustics mostrou que árvores, além de ajudarem a proteger o ambiente, também absorvem muitos sons da cidade e protegem nossos ouvidos.

Segundo os pesquisadores, as árvores mais efetivas nessa tarefa são as coníferas, como pinheiros e cedros.

Domingo de ópera

Neste final de semana, muitas pessoas vão celebrar o domingo de Páscoa em suas casas. E, embora muitas não terão a companhia física de suas famílias e amigos, terão a companhia de um dos tenores mais famosos do mundo.

O cantor de ópera italiano Andrea Bocelli vai se apresentar ao vivo da Catedral de Milão (vazia, claro) acompanhado de Emanuele Vianelli, que tocará um dos maiores órgãos de tubos do mundo. O concerto vai ser transmitido domingo, às 14h, no canal do YouTube de Bocelli.

https://www.youtube.com/watch?v=huTUOek4LgU

Falando em show ao vivo...

Nesta semana, Lady Gaga anunciou que, em parceria com a Organização Mundial de Saúde e a ONG Global Citizen, vai realizar um especial de shows virtuais no dia 18 de abril. Alguns dos artistas convidados são Paul McCartney, Stevie Wonder, Billie Eilish, Elton John, J Balvin, Lizzo e Maluma.

O festival vai ser transmitido no dia 18 de abril (sábado), às 21h, em diversas plataformas digitais como Facebook, Twitter e YouTube. No Brasil, os canais MTV, Comedy Central e Paramount Channel também vão transmitir o festival ao vivo.

https://www.instagram.com/p/B-r6H-_jRt_/?utm_source=ig_web_copy_link

Quer saber o mais aconteceu nas semanas que passaram? Clique aqui!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.