Pular navegação

7 erros comuns na hora de usar as milhas

Descubra o que você pode estar fazendo de errado na hora de aproveitar os pontos do cartão e comprar passagens aéreas com milhas.

Erros comuns na hora de usar milhas: no fundo preto, um jogador de basquete roxo arremessa uma bola roxa. Três círculos roxo estão espalhados no fundo.

Usar milhas pode ajudar a baratear bastante o custo final das férias. Afinal, com elas, é possível resgatar passagens aéreas sem ter que desembolsar a mais pelos bilhetes. Mas atenção: é preciso tomar alguns cuidados para realmente tirar vantagem das milhas acumuladas.

Abaixo, veja 7 erros comuns para evitar na hora de resgatar seus pontos do cartão ou usar as milhas para passagens aéreas.

1. Não ler as letras miúdas

Os programas de benefícios e fidelidade podem ser cheios de cláusulas com asteriscos. Antes de aproveitar uma promoção aparentemente irresistível, lembre-se de checar todas as condições descritas – preste atenção especial à data de validade e aos dias das passagens anunciadas.

2. Pagar caro demais para usar as milhas

As milhas foram acumuladas graças ao dinheiro gasto pelos clientes – geralmente, em programas de benefício de cartões de crédito. Por isso, antes de usá-las, faça as contas:

Quanto você precisou gastar no cartão para acumular aquelas milhas?

Muitas vezes, o preço da passagem em dinheiro compensa mais – e você guarda as milhas para uma ocasião na qual elas serão mais vantajosas.

Cashback no Nubank Ultravioleta: como funciona?

3. Deixar as milhas expirarem

Fique atento aos prazos e datas impostos nos contratos dos programas.

Lançado em julho de 2021, o Nubank Ultravioleta oferece cashback instantâneo: cada compra no crédito gera 1% do valor de volta, que cresce a 200% do CDI e nunca expira.

Além disso, ele pode ser usado da forma que cada cliente preferir: transferindo para a conta do Nubank ou resgatando em forma de milhas Smiles.

Cashback Nubank Ultravioleta: clientes conseguem acompanhar o crescimento do dinheiro pelo app

4. Não levar em conta os prazos de transferência

Viu uma promoção relâmpago de passagem aérea com milhas? Cuidado para não perder o prazo: vários cartões de crédito exigem alguns dias para concluir a transferência dos pontos para os programas de milhagens.

Com o Nubank Ultraviola, as milhas são transferidas para a Smiles em apenas alguns cliques.

Black Friday: passagens aéreas valem a pena? Como saber se elas estão baratas?

5. Não checar a disponibilidade do voo antes de transferir os pontos do cartão

Essa dica é especialmente válida para quem usa vários programas de milhagem ou para quem não tem uma data já em mente e está somente em busca de boas oportunidades: confira, sempre, se as passagens anunciadas ainda estão disponíveis em quantidade suficiente para todos do seu grupo. 

Um exemplo: você quer viajar em 4 pessoas e só depois de transferir os pontos para o programa de milhagens descobre que o voo só tem dois assentos disponíveis. Resultado? Pontos transferidos à toa.

6. Não planejar: mudar de ideia custa caro

Cancelar ou trocar a passagem pode dobrar a quantidade de milhas inicial. Fique atento aos detalhes antes de decidir trocar uma passagem. 

7. Pegar a "passagem barata que não é lá essas coisas mas acho que serve"

Cuidado na hora de aproveitar uma promoção que não te leva exatamente para onde você quer. Não subestime o custo de um novo trecho para o seu destino final, a falta de disponibilidade de horários e nem mesmo a distância entre aeroportos.

Em alguns casos, a passagem de conexão de uma cidade à outra acaba saindo muito cara e estoura o seu orçamento de viagem.

E lembre-se: se comprar trechos em companhias separadas e houver algum atraso, a empresa responsável pelo primeiro trecho não tem obrigação de te ajudar numa realocação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.