Pular navegação

IPO do Nubank: saiba mais sobre a entrada do Nu na Bolsa de Valores

Esse momento chegou: o Nubank vai entrar na Bolsa de Valores. Veja respostas para algumas das principais dúvidas de como o IPO vai funcionar.

Três jovens sorriem, em uma foto que mostra elas de perto com os rostos ao sol

Este conteúdo é um material publicitário. O Nubank nasceu com uma missão: acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. Desde sempre, havia a certeza de que era possível criar uma instituição financeira a favor das pessoas, sem tarifas abusivas e com um atendimento humano.

Foram oito anos (até agora) criando produtos que ajudassem a fazer a diferença na vida das pessoas: começou com um cartão de crédito sem anuidade, veio uma conta digital livre de tarifas abusivas, empréstimo pessoal transparente, compra de uma plataforma digital de investimentos e muito mais.

Agora, chegou a hora de um novo passo nessa jornada: chegou o momento do IPO do Nubank, a entrada oficial da empresa na Bolsa de Valores.

Entrar na Bolsa de Valores nunca foi um objetivo em si, mas sim, uma forma de aumentar o impacto que o Nu poderia ter na vida das pessoas.

Transparência é um dos principais valores de todo o grupo Nu e, por isso, respondemos algumas das principais dúvidas sobre o IPO do Nubank logo abaixo.

Aqui você encontra também o prospecto, um documento jurídico com dados relevantes para o IPO. A leitura dele é recomendada, mas algumas informações relevantes estão resumidas e explicadas aqui neste post.

A seguir, respondemos algumas das principais dúvidas sobre o IPO do Nubank.

O programa de BDRs do Nubank mudou. Você encontra aqui informações relevantes caso tenha aceitado o pedacinho do Nu ou comprado BDRs.

O que é um IPO? Como funciona?

IPO é a sigla para Initial Public Offering (ou oferta pública inicial, em português). De forma simplificada, é o processo para uma empresa entrar na Bolsa de Valores.

Entrar na Bolsa significa que a empresa passa a ser uma companhia de capital aberto, com ações que podem ser compradas e vendidas por investidores. Quem compra ações (ou seja, investe) se torna sócio da empresa, ou seu acionista.

Em outras palavras: ao fazer IPO, o Nubank está ofertando parte do seu capital para novos investidores. Isso se faz através da venda de ações e de um outro tipo de ativo, os BDRs (entenda eles aqui).

Esse universo pode ser um pouco complexo, e se informar sobre ele é muito importante antes de tomar qualquer decisão com seu dinheiro. Você pode acessar a Central da Bolsa para consumir textos e vídeos que explicam o universo de ações de uma forma mais simples.

Por que o Nubank vai fazer um IPO?

Fazer o IPO do Nubank é uma forma de ampliar ainda mais a atuação e o impacto na vida dos clientes, através da captação de recursos de novos investidores. Em outras palavras, o Nubank vai vender pequenos pedaços da empresa para quem tenha interesse em se tornar investidor.

O objetivo do Nu sempre foi, e continuará sendo, ajudar as pessoas a retomarem o controle sobre seu dinheiro. Ao entrar na Bolsa de Valores, o Nubank está abrindo parte do seu capital para que novos investidores se tornem acionistas. Isso pode viabilizar projetos para tornar o Nu cada vez mais completo.

O Nubank é de qual banco?

Quem é quem no IPO do Nubank?

Existem diversas instituições e nomenclaturas específicas do IPO. Entenda o que são as principais delas:

  • Nu Holdings Ltd.: uma holding, em linhas gerais, é uma empresa que administra outras empresas do mesmo grupo e detém a maior parte das ações ordinárias delas. A Nu Holdings é a empresa líder dos vários outros Nus (Nubank Brasil, Nu Colômbia, Nu México,...). O IPO do Nubank é, na verdade, o IPO da Nu Holdings.
  • NYSE: sigla para New York Stock Exchange, é a Bolsa de Valores de Nova York, onde a Nu Holdings vai abrir seu capital. Isso significa que, nos Estados Unidos, as ações do Nubank serão compradas e vendidas na NYSE.
  • B3: é a Bolsa de Valores brasileira, onde o Nubank também abrirá capital – um processo chamado de dupla listagem, como explicamos logo abaixo. Isso significa que será possível investir no Nubank na Bolsa brasileira. Na B3, serão negociados BDRs, que representam uma fração da ação negociada nos Estados Unidos. 

A seguir, entenda por que o Nubank vai fazer a dupla listagem – ou seja, abrir o capital tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Por que o Nubank vai lançar ações fora do Brasil?

O Nubank nasceu no Brasil, mas a missão de democratizar os serviços financeiros sempre foi bem além das fronteiras geográficas. Hoje, já tem clientes no México e na Colômbia, além de escritórios também na Argentina, Estados Unidos e na Alemanha.

Por isso, fazia sentido que o IPO também fosse global. Foi escolhida a New York Stock Exchange (NYSE), considerada a maior Bolsa de Valores do mundo, para fazer essa estreia. As ações da Nu Holdings serão negociadas por lá.

No entanto, é impossível deixar de reconhecer a importância do Brasil na empresa que o Nubank é hoje. O Nu nasceu aqui, identificou os problemas que queria combater no setor financeiro do país e, hoje, são mais de 40 milhões de brasileiros que confiaram no Nubank para cuidar do seu dinheiro.

Por isso, foi decidido fazer algo chamado de dupla listagem: estrear não só na NYSE, mas também na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Isso significa que pessoas brasileiras que desejarem investir no Nubank poderão fazer isso aqui no Brasil mesmo, por meio de um produto financeiro chamado BDR (sigla para Brazilian Depositary Receipts).

BDRs são um tipo de ativo que se comporta da mesma forma que ações – eles sobem e descem de preço conforme as oscilações do mercado e a oferta e demanda. Basicamente, eles representam na Bolsa brasileira as ações de uma empresa listada em uma Bolsa estrangeira.

Ou seja, os BDRs permitirão que as pessoas possam investir no Nubank sem precisar de uma conta em uma corretora estrangeira. No caso do Nu, cada BDR representará uma fração a ser definida de cada ação.

É muito importante lembrar que investir em ações ou BDRs envolve risco. A Bolsa de Valores oscila e, assim como há oportunidades de ganhar dinheiro com seus investimentos, também existe sempre a possibilidade de perder.

As corretoras de valores aplicam um teste para saber seu perfil de investidor e sinalizar se esta é uma aplicação indicada para você. Respeitar esse perfil é muito importante, já que ele te ajuda a entender se o produto é adequado para a sua situação financeira atual.

Jovem loira de perfil, segurando um telefone com a imagem de um cristal roxo dentro

NuSócios: o que é o pedacinho que o Nubank vai oferecer para os clientes?

Uma coisa que sempre foi clara é que o Nubank não foi feito apenas por seus fundadores e funcionários. A empresa é o que é graças aos seus milhões de clientes. Por isso, havia o desejo de encontrar uma forma de reconhecer o papel essencial das pessoas que participaram dessa jornada.

Assim nasceu o NuSócios, um programa que vai oferecer milhões de pedacinhos do Nubank para os clientes – sem custo algum. Os pedacinhos começarão a ser oferecidos no dia 9 de novembro de 2021 através do aplicativo do Nu.

Cada um desses pedacinhos é um BDR, que estimamos vai representar 1/6  de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, empresa líder do grupo Nubank. Esse valor vai ser confirmado ao final do IPO. As pessoas que aceitarem seus pedacinhos poderão decidir o que fazer com eles após 12 meses – seja vendê-lo no mercado ou continuar donas dele.

Mas esse pedacinho é muito mais do que uma parcela de uma futura ação: é sobre convidar as pessoas a virarem sócias do Nu. Ele é uma chance de entrar no universo da Bolsa de Valores com a pontinha do pé, sem ter que desembolsar nada por isso. E, a partir daí, entender mais sobre investimentos como um todo.

Essa iniciativa tem o potencial de multiplicar em dezenas de vezes o número de brasileiros com acesso à Bolsa de Valores.

Nestes 12 meses, a intenção é que as pessoas consumam os conteúdos financeiros do Nu, se familiarizem com o mundo de investimentos e que possam, com todas as informações disponíveis, tomar as melhores decisões para o seu futuro.

O convite para aceitar o pedacinho será oferecido pelo aplicativo do Nubank. Para aceitar, basta seguir as instruções por lá a partir de 9 de novembro.

Importante: o Nubank quer permitir que o maior número possível de clientes se tornem sócios. Para isso, existem algumas condições:

É preciso ser um cliente ativo, ter uma conta do Nubank que não esteja bloqueada para transações, não estar inadimplente por mais de oito dias corridos e ter realizado ou recebido pelo menos uma operação em qualquer produto do Nubank nos últimos 30 dias antes de aderir ao programa. Esses produtos são do Nubank. 

Mesmo atendendo a essas condições, existe um limite máximo de pedacinhos disponíveis. Existe a possibilidade de esse limite ser atingido antes que todos que têm interesse possam aderir.

Por isso, o convite para aceitar o pedacinho só estará disponível até o limite ser atingido. Quem quiser aceitar deverá seguir o passo a passo no aplicativo a partir do dia 9 de novembro.

Veja aqui mais sobre o programa NuSócios

Veja documentos importantes sobre o IPO do Nubank.

O que muda no Nubank depois do IPO?

O compromisso do Nubank com seus clientes segue forte como sempre: democratizar o acesso a serviços financeiros e ajudar milhões de pessoas a assumirem controle sobre seu dinheiro. O IPO não muda nada disso.

O que muda com o IPO é que o Nubank agora se torna uma empresa de capital aberto, com ações e BDRs negociados na Bolsa de Valores. Isso significa que existem novas regulações que devem ser cumpridas – elas podem ser vistas no prospecto, ao fim deste post.

Para os clientes, nada muda. O Nu vai continuar oferecendo produtos e serviços que ajudem no dia a dia financeiro das pessoas, sem tarifas abusivas e com excelente atendimento.

Como investir no IPO do Nubank?

O IPO do Nubank está previsto para acontecer no início de dezembro de 2021: ou seja, a partir deste momento, o Nu estará oficialmente na Bolsa de Valores.

Antes disso acontecer, existe um período de reserva, que vai de 17 de novembro a 7 de dezembro de 2021. Este é o momento em que as pessoas que desejarem investir no IPO do Nubank podem informar quanto dinheiro querem aplicar.

As reservas para o IPO do Nubank poderão ser feitas no aplicativo do Nubank a partir de 17 de novembro. 

Veja o passo a passo para investir no IPO do Nubank

É importante reforçar: antes de decidir se quer investir no IPO do Nubank, é recomendado que você leia o prospecto, disponível no fim deste post, principalmente as seções de fatores de risco. Investir em um IPO significa investir na Bolsa de Valores, e sempre haverá riscos envolvidos. É importante ter o máximo de informações para tomar a melhor decisão para o seu dinheiro.

Entenda mais sobre riscos e oportunidades de investir em ações

Qual é a diferença de investir no Nubank durante o IPO ou depois?

Existem dois momentos em que é possível investir em uma empresa: são os chamados mercado primário e mercado secundário. A principal diferença está na emissão de ações ou BDRs.

  • Mercado primário: acontece quando a empresa faz o IPO e oferta pela primeira vez suas ações e BDRs no mercado. Neste momento, os investidores compram ações e BDRs diretamente da empresa. O dinheiro é repassado à empresa, que pode usá-lo para desenvolver o negócio e investir em novos produtos, por exemplo.
  • Mercado secundário: é o momento seguinte ao IPO, quando os investidores passam a fazer negociações nas Bolsas de Valores, não mais comprando diretamente da empresa.

Para ilustrar: ao investir no IPO do Nubank, uma pessoa comprará BDRs aqui no Brasil que foram emitidas diretamente pela Nu Holding. É aquela fatia do capital da empresa que foi colocada na Bolsa. As pessoas que investem no IPO são as primeiras investidoras da empresa quando ela se torna pública.

Já quem investir no Nubank depois (ou seja, no mercado secundário) deverá comprar os BDRs  de outros investidores, por intermédio da Bolsa de Valores.

Funciona assim: uma pessoa que já tem BDRs e quer vendê-los entra em contato com sua corretora. A corretora, por sua vez, fica responsável por vender esses papéis a outros investidores interessados, sempre buscando as melhores condições disponíveis.

Quanto mais pessoas interessadas em comprar BDRS, mais caros eles tendem a ficar – e o contrário também pode acontecer se houver mais pessoas querendo vender do que comprar.

Além disso, durante o IPO do Nubank, só é possível investir aqui no Brasil por meio do app Nubank.

No mercado secundário, passa a ser possível investir em BDRs do Nubank por meio de outras corretoras.

Qual é o código das ações do Nubank?

O código usado para negociar ações na Bolsa é chamado de ticker. Ele é sempre composto por algumas letras que identificam a empresa, mais um número no final – esse número varia de acordo com o tipo de ação ou BDR.

O ticker do Nubank na NYSE é NU. Já na B3, o ticker do BDR do Nubank é ROXO34.

O que eu preciso saber antes de investir no Nubank?

Antes de fazer qualquer investimento, é preciso conhecer bem as opções e o que faz sentido para o seu perfil, momento de vida e planos financeiros para o futuro. No caso de investimentos na Bolsa, incluindo ações, é muito importante que as pessoas saibam dos riscos e benefícios, e também tenham noção do potencial real de rendimentos no curto, médio e longo prazo.

É importante lembrar sempre que não existe uma valorização garantida e que investir em ações pode gerar perda de parte ou de todo o valor investido. Por isso é também essencial definir quanto de suas economias você pode investir na Bolsa. 

Para ajudar mais pessoas a entenderem sobre a Bolsa de Valores, o Nubank elaborou uma página especial com conteúdos que explicam ações de um jeito fácil e transparente.

Outra recomendação importante para quem tem interesse em investir no Nubank é ler o prospecto da oferta.

O IPO do Nubank é mais um passo na jornada de democratizar o acesso a serviços financeiros. Este é só o começo!

Leia o prospecto e o formulário de referência antes de aceitar a oferta, em especial a seção fatores de risco

Avisos Legais importantes para você

Este conteúdo é um material publicitário. Abaixo, a gente insere os chamados disclaimers legais - informações obrigatórias para garantir transparência. Recomendamos a leitura. Em resumo, o texto diz que a Nu Invest é a corretora que irá cuidar de todos os pedidos de reservas na oferta, que todas as operações de investimento têm riscos, estão sujeitas a aprovações e que existe possibilidade de atrasos em todas as operações digitais.

Mulher vestindo uma blusa roxa e com os cabelos soltos sente o vento no rosto com os olhos fechados; ao fundo é possível ver um céu azul com nuvens brancas.

NuInvest Corretora de Valores S.A., inscrita no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”), é a coordenadora líder da oferta pública inicial de BDRs do Nubank.

NuInvest informa que os recursos de clientes são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente pela NuInvest para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. 

O BDR é considerado investimento de renda variável e, portanto, está exposto a diversos riscos, inclusive o risco de oscilações do mercado. O investimento em BDRs está condicionado a: (i) atualização cadastral; e (ii) adequação do produto ao perfil do Investidor; ou (iii) declaração expressa do cliente de que está ciente da inadequação de seu perfil ao produto e dos riscos do investimento.

Selos Anbima de Autorregulação e Ofertas Públicas
Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.